Recursos Humanos
Seleção de Pessoal
Introdução
Uma má seleção significa comprometer economicamente a empresa. A curto prazo, provocará baixo nível de produtividade e também provoca uma rotatividade (turnover), ambos são sinônimos de prejuízos para a empresa. A longo prazo, comprometerá o padrão de Recursos Humanos na empresa e consequentemente o programa de qualidade (certificação ISO 9000).
Basicamente, a seleção de pessoal tem por objetivo adequar os candidatos às necessidades internas de uma organização, ou seja, colocar o homem certo para o cargo certo.
Assim, o primeiro passo é conhecer o cargo através da descrição e análise do cargo. Através deste instrumento, podemos extrair os requisitos exigidos pelo cargo, bem como o perfil das qualidades individuais do candidato.
São exemplos de qualidades humanas:
A avaliação dessas qualidades individuais, possibilitará conhecer melhor o candidato, e consequentemente destiná-lo à função certa.
A avaliação poderá ser realizada, utilizando-se basicamente de dois tipos de recursos: científicos e/ou práticos. Ambos levam a medir as qualidades humanas, que se diferenciam entre um e outro indivíduo (diferenças individuais).