Recursos Humanos


Seleção de Pessoal

Diferenças Individuais

Aptidões

 

Inteligência

Para muitos psicólogos, a inteligência é uma aptidão inata, a sua possibilidade de manifestação plena, entretanto, depende de vários fatores, alguns pessoais, afetivo-emocionais, e outros na maioria, do ambiente de vida, dos recursos econômicos e sociais (culturais e educacionais).

Quanto a sua definição é bastante diversificada, então vejamos algumas:

Woodrow - "Inteligência é a capacidade mental inata, geral ou sob forma global"
Terman - "Inteligência é a capacidade de pensar em termos abstratos"
Thorndike - "Inteligência é a capacidade de dar boas respostas do ponto de vista da verdade ou fato"
Stern - "Inteligência é a capacidade geral de adaptar-se a novas situações, mediante o emprego  de meios ideativos"
Warren - "Inteligência é a capacidade de enfrentar novas situações, improvisando novas respostas adaptativas"
Binet - "Inteligência é aquilo que mede o meu teste de inteligência"
Spearman - "Inteligência é o fator comum de êxito pata todas as funções mentais"
Thurstone - "Inteligência é a capacidade de antecipar-se à experiência"

Atualmente, o conceito está ligado as possibilidades das pessoas resolverem problemas, de aprenderem rapidamente, de adaptarem-se às novas situações, de revelarem-se eficientes nas várias situações da vida, quer familiar, profissional ou social.

Desenvolvido por Stern, o Quociente de Inteligência (QI) é calculado de acordo com a seguinte fórmula:

QI = (IM : IC) x 100

onde:
IM = Idade mental
IC = Idade cronológica

 

Teoria de Múltiplas Inteligências de Gardner

Howard Gardner (Pennsylvania, 1943) é um respeitado psicólogo ligado à Universidade de Harvard e muito conhecido pela sua teoria das inteligências múltiplas. De acordo com a sua teoria, o indivíduo possui um conjunto de 9 tipos de inteligências, totalmente distintas e independentes, os quais são:

Lógica Habilidade de pensar logicamente, reconhecer padrões e trabalhar conceitos abstratos. Mais associada ao pensamento científico e matemático. Orientação vocacional para: engenheiros, matemáticos, físicos, cientistas, e outros do gênero.
Musical Capacidade de distinguir sons e de criar, interpretar e apreciar música. Orientação vocacional para: compositores, músicos, dançarinos, e outros do gênero.
Naturalista Identificadas nas pessoas que são talentosas em observar, entender e organizar categorias, especialmente as encontradas na natureza. Orientação vocacional para: naturalistas, botânicos, paisagistas, bibliotecários, e outros do gênero.
Intrapessoal Encontrada em pessoas introspectivas e intuitivas. Capacidade de autoconhecimento e de interpretar seus sentimentos, medos e motivações. Orientação vocacional para: jornalistas, escritores, psicoterapeutas, conselheiros, e outros do gênero.
Existencial Pessoas voltadas para questões fundamentais da existência e seus papéis (status e role). São hábeis para observar e relacionar detalhes como um todo. Orientação vocacional para: filósofos, teólogos, e outros do gênero.
Espacial Habilidade de visualizar objetos e dimensões espaciais e de criar imagens internamente. Abrange a sensibilidade a cores, linhas, formas, espaço e as relações que existem entre estes elementos. Compreende também a capacidade de se orientar em grandes espaços como metrópoles, florestas, mares e desertos. Orientação vocacional para: escultores, arquitetos, urbanistas, navegantes, e outros do gênero.
Lingüística Habilidade para usar palavras e a linguagem verbal e escrita. Habilidade para falar diversos idiomas. Linguagem como meio de guardar e lembrar informações. Orientação vocacional para: escritores, jornalistas, poetas, oradores, e outros do gênero.
Interpessoal Habilidade para entender as intenções, desejos e motivações dos outros. Habilidades de comunicação, relacionamento e persuasão. Orientação vocacional para: gestores de pessoas, políticos, religiosos, professores, vendedores, e outros do gênero.
Cinestésica O conhecimento do corpo e a habilidade de controlar seus movimentos. Potencial de usar o corpo para dança e esportes. Orientação vocacional para: dançarinos, mímicos, desportistas, e outros do gênero.

Cada pessoa utiliza estas inteligências distintas, de forma combinada, uma com outras, que se reforçam mutuamente, resultando numa combinação única de inteligências em seus tipos e graus.

 

Inteligência Emocional

Entre os estudiosos, a inteligência emocional é a principal responsável pelo sucesso pessoal e profissional. As pessoas conseguem melhor produtividade e sempre destacam-se entre as demais pessoas.

Quanto a sua classificação, não há exatamente um consenso para agrupá-la, pois, praticamente são incontáveis os estados emocionais de um indivíduo.

Em 1973, o psicólogo e professor David Krech, Universidade de Califórnia, classificou-os em seis tipos:

Emoções primárias alegria, medo, cólera, pesar.
Emoções referentes à estimulação sensorial dor, náusea, aversão, prazer.
Emoções ligadas à auto-estima vergonha, orgulho, culpa.
Emoções referentes a outras pessoas amor, ódio, piedade.
Emoções contemplativas humor, beleza, admiração.
Disposições tristeza, angústia, entusiasmo.

Em 1995, o psicólogo Daniel Goleman, em seu livro "A Inteligência Emocional", classificou em cinco capacidades a composição da inteligência emocional, os quais são:

Autopercepção É a capacidade das pessoas conhecerem a si próprias, em termos de seus comportamentos frente às situações de sua vida social e profissional, além do relacionamento consigo mesmo.
Autocontrole É a capacidade de gerir as próprias emoções, seu estado de espírito e seu bom humor.
Auto-motivação É a capacidade de motivar a si mesmo, e realizar as tarefas e ações necessárias para alcançar seus objetivos, independente das circunstâncias.
Empatia É a habilidade de comunicação interpessoal de forma espontânea e não verbal, e de harmonizar-se com as pessoas. Está dividida em dois tipos: a cognitiva que está relacionada à capacidade de compreender a perspectiva psicológica das outras pessoas; e a afetiva que está relacionada à habilidade de experimentar reações emocionais por meio da observação da experiência alheia.
Práticas sociais É a capacidade de relacionamento interpessoal e de trabalho em equipe.

Esta aptidão poderá ser encontrada em algumas pessoas, de forma natural e espontânea, pois já nasceram com ela (qualidade inata). No entanto, poderá ser desenvolvida através de treinamentos (empatia, flexibilidade, espírito de equipe e de liderança, persuasão, motivação, comunicação e relacionamento interpessoal, relações humanas, etc.).