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Sociologia
A sociologia é uma ciência que estuda os fenômenos comportamentais quando os indivíduos se encontram em grupos, interagindo no seu interior. Já a psicologia focaliza apenas ao comportamento individual. A antropologia, apenas se divide com a sociologia, pelo fato de focalizar as diferentes sociedades entre si, detalhando o comportamento geral de um povo e identificando diferentes tipos de conduta.
A sociologia, como ciência, surgiu no fim do século XVIII. A partir daí temos a seguinte trajetória:
1842 - Auguste Comte, da França, pioneiramente cunhou a palavra "sociology", na sua Filosofia Positiva, que propôs uma ciência da sociologia, baseada na observação sistemática e na classificação do comportamento humano.
1876 - Hebert Spencer, da Inglaterra, publicou o primeiro texto em Sociology, seguido da Dynamic Sociology de Lester F. Ward, na América, em 1883. Foram logo seguidos por Max Weber na Alemanha, Emile Durkheim na França, e William Graham Summer, Charles Horton Cooley e Albion W. Small na América. Muito embora a maioria de seus escritos tinham conteúdo especulativo e filosófico, delinearam os métodos científicos de análise social e contribuiram para a moderna sociologia.
1890 - Os cursos universitários começaram a aparecer nesta década.
1895 - Publicação da American Journal of Sociology.
1905 - Organizada a Associação Sociológica Americana.
Hoje, a sociologia está incorporada no mundo acadêmico.
Atualmente, conta-se com dezenas de áreas de estudo em sociologia, que poderá ser vista no site do Comitê de Pesquisa da Associação Internacional de Sociologia.
No âmbito de RH, a sociologia do trabalho (industrial) procura estudar os fenômenos que ocorrem no ambiente de trabalho e relações do trabalho (a interação do indivídio no grupo de trabalho, cultura das empresas, sindicatos, clima organizacional, famílias, processos sociais, relações humanas e interpessoais, comunicação, etc.), fornecendo informações para melhor compreender as variáveis comportamentais e contribuindo em todas as atividades da administração de recursos humanos.
Karl Marx - A teoria de mais-valia
Status e Role
No grupo ou na sociedade, cada pessoa tem o seu "status" (nível de posição), em função de sua idade, sexo, nascimento, ocupação, casamento, etc. Pode ser uma posição dentro de um grupo de trabalho (ex. chefe), como na sua família (ex. pai ou chefe de família), no condomínio (ex. síndico), etc. Cada pessoa tem uma determinada quantidade de status, alterando-se constantemente no cotidiano, descartando-se os velhos e ganhando-se os novos.
Para cada status que uma pessoa detém, tem um "role" (papel) para desempenhar ou representar em conseqüência de seu status. Os dois juntos compõem o "self" social (status do indivíduo e o role que desempenha). Nesse processo de socialização, o indíviduo vai ocupando uma posição no grupo ou na sociedade.
De acordo com George Herbert Mead, a aprendizagem do role (papel) tem início a partir do primeiro contato com os brinquedos infantis. Exemplo: A criança e a boneca. A criança representará o papel de mãe e a boneca será representada como filha, porque este comportamento foi assimilado no meio ambiente em que vive (família). Por outro lado, se a criança não tivesse convívio com a família, talvez não teria este comportamento (relação afetiva mãe-filha).
Na empresa, os conceitos de status e role estão diretamente correlacionados com a "estrutura de cargos" (hierarquia/status) e as respectvas "atribuições de cada cargo" (papéis a serem desempenhados/role).
Portanto, na seleção de pessoal é importante encontrar os candidatos que preenchem os requisitos para o cumprimento destes papéis, e no treinamento de pessoal ajustar seus colaboradores para os respectivos papéis.
Indivíduo x Grupo - Interação Grupal
O indivíduo tem o seu comportamento único e próprio, derivado de suas características individuais. Não existem duas pessoas que tenham exatamente o mesmo comportamento, mesmo porque as experiências não se adicionam simplesmente, elas se integram.
No entanto, o comportamento individual não é idêntico em todas as situações. O trabalho é uma atividade formada por equipes. Portanto, ao ingressar numa empresa, o seu comportamento individual deverá se ajustar ao grupo (interação grupal).
As regras e normas de comportamento são indispensáveis ao grupo. O estabelecimento dessas relações sociais desenvolve padrões de comportamento grupal que orientam e dirigem a vida do grupo no sentido de conseguirem seus objetivos e atenderem às suas necessidades de satisfação no trabalho. O grupo passa a ter uma personalidade própria, adotando pontos de vista comuns e colocando os interesses do grupo acima de qualquer interesses individuais.
No grupo, existe entre as pessoas laços de amizade, de simpatia, podendo levar a união ou destruição. Portanto, cada membro do grupo deverá ter sempre o desejo de melhorar a si mesmo e de encontrar a solução para cada uma de suas crises, mantendo assim um bom relacionamento entre os membros existentes e obtendo maior êxito na sua produção.
OS 10 MANDAMENTOS DE UM MEMBRO DE GRUPO
Integração do novo funcionário na empresa