Recursos Humanos
Seleção de Pessoal
Diferenças Individuais
Personalidade
A palavra "personalidade" vem do grego "persona", que significa máscara. Os atores teatrais utilizam para representar um personagem.
A personalidade é um termo que todo o mundo usa, na maioria das vezes para referenciar atitudes, emoções, expressões e temperamento das pessoas, mas não há nenhuma concordância sobre o seu exato significado. Daí existirem várias definições, o qual citamos algumas:
" A personalidade é a soma total de todas as disposições biológicas, inatas, impulsos, tendências, vontades e instintos do indivíduo, e disposições e tendências adquiridas. "
" A personalidade é a organização dinâmica daqueles sistemas psicofísicos que se processam no indivíduo, o que determinam seus ajustamentos ao meio ambiente. "
" A personalidade é a única organização e integração consciente - inconsciente, consistente, das tentativas e das experiências, através das quais o indivíduo forma seu ambiente e seu próprio caráter, ajustando-se ao meio que o cerca assim como o transforma através de sua vontade. "
" Personalidade é a organização dinâmica daqueles sistemas psicofisiológicos que determinam a maneira única pela qual o indivíduo se ajusta ao ambiente. " (G. W. Allport)
A sua definição, geralmente abrange todas as características de comportamento de uma pessoa, considerando também o conjunto de aptidões (inatas e adquiridas), fazendo com que cada uma seja única e inconfundível. De qualquer modo, desenvolve-se através da interação de ambiente físico, hereditariedade, cultura, grupo e experiência singular.
Assim, a personalidade pode ser definida como uma configuração integrada e dinâmica de traços, abrangendo:
Estrutura da Personalidade
A teoria psicanalítica de Sigmund Freud, sem dúvida é uma das teorias mais influentes sobre a estruturação da personalidade, muito embora, a validade dos seus conceitos é bastante polêmica, e a sua reputação está presentemente diminuindo. Alguns consideram que Freud foi mais um filósofo do que propriamente um cientista. Mas, assim mesmo, atualmente a psicanálise permanece na base de uma boa parte das terapias de comportamento.
Freud concluiu que a estrutura da personalidade é constituída de: ID, EGO e SUPEREGO.
![]() |
ID - É o "eu" impulsivo, os desejos insocializados, é o núcleo biológico básico do "eu", os impulsos básicos, necessidades e desejos. O lado irracional, instinto animal, primário.
SUPEREGO - É o "eu" ideal, os valores internalizados, é a consciência da pessoa, os padrões sociais internalizados do certo e o errado. O lado racional, maturidade, razoabilidade.
EGO - Atua como mediador do conflito entre o "id" e o "superego". É o mecanismo de controle racional, encontrando um equilíbrio tolerável entre o quê a pessoa deseja fazer impulsivamente (id) e o quê acredita ser certo fazer (superego).
Exemplo: Dirigindo o seu veículo numa estrada, em um dado momento um distraído lhe fecha no caminho. Qual será o seu comportamento ?