Recursos Humanos
Avaliação de Desempenho Individual no Trabalho
Ficha Individual de Avaliação de Desempenho
De posse do manual de avaliação de desempenho, o avaliador deverá avaliar seus subordinados, transcrevendo os resultados para a Ficha Individual de Avaliação de Desempenho, analisando cada fator e seus graus.
MODELO
FICHA INDIVIDUAL DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO |
NÍVEL: OPERACIONAL |
( ) 1º TRIMESTRE |
( ) 2º TRIMESTRE |
( ) 3º TRIMESTRE |
( ) 4º TRIMESTRE |
FUNCIONÁRIO |
ADMISSÃO |
CARGO |
DEPTO |
FATORES / GRAUS |
1 |
2 |
3 |
4 |
5 |
PESO |
TOTAL |
conhecimento do trabalho | |||||||
cooperação | |||||||
facilidade de aprender | |||||||
iniciativa | |||||||
pontualidade/freqüência | |||||||
qualidade do trabalho | |||||||
quantidade de trabalho | |||||||
rapidez | |||||||
responsabilidade | |||||||
saúde | |||||||
segurança do trabalho | |||||||
versatilidade | |||||||
TOTAL DE PONTOS -> |
CONCEITO |
TOTAL DE PONTOS (*) |
||
A |
ACEITÁVEL |
293 |
500 |
B |
REGULAR |
172 |
292 |
C |
SOFRÍVEL |
100 |
171 |
(assinatura do avaliador)
PREENCHIMENTO DO FORMULÁRIO
PERÍODOS: Os meses assinalados no formulário, corresponde a periodicidade trimestral. Opcionalmente, a empresa, poderá adotar periodicidade superior.
FATORES: Os fatores de avaliação expressam a força de analisar, em vários ângulos o desempenho de cada funcionário.
GRAUS: Os graus de cada fator de avaliação, expressam a graduação linear, de acordo com a força descritiva de cada fator de avaliação, que servem numa próxima etapa, para a mensuração (diferenciação através de números de pontos obtidos). Para cargos de níveis operacionais e administrativos possuem 5 graus e para os demais níveis apenas 4 graus.
PESOS: Os pesos de cada fator irão definir a força descritiva à cada fator, segundo a política interna de avaliação de desempenho, de cada empresa. Na prática, se considerarmos para ilustração apenas 2 fatores, um pode ser maior que o outro e vice-versa, ou podem expressar o mesmo peso na avaliação.
EXEMPLO:
De acordo com o nível de cargo, para algumas empresas, a "apresentação pessoal" poderá ter um maior peso em relação ao fator "cooperação", ou então, poderá acontecer o inverso. Portanto, nota-se que cada fator tem diferentes forças de pesagem.
Assim, nesta fase, que é muito importante, deve-se definir os pesos de cada fator de avaliação.
São 12 fatores de avaliação para cada nível e portanto serão 12 pesos que deverão ser analisados.
A soma dos pesos deverá totalizar 100, distribuídos para cada fator, segundo a sua força descritiva e política interna avaliada pela empresa.
Exemplo: NÍVEL OPERACIONAL
FATORES DE AVALIAÇÃO |
DISTRIBUIÇÃO DE PESOS (P) |
conhecimento do trabalho | 14 |
cooperação | 09 |
facilidade de aprender | 06 |
iniciativa | 05 |
pontualidade e freqüência | 08 |
qualidade do trabalho | 07 |
quantidade de trabalho | 12 |
18 |
|
responsabilidade | 01 |
saúde | 00 |
segurança do trabalho | 15 |
versatilidade | 05 |
TOTAL DE PESOS -> |
100 |
Neste exemplo, podemos notar que o fator mais importante para empresa é RAPIDEZ, porque recebeu o maior peso (18). O de menor importância foi o fator SAÚDE (aliás nulo) porque recebeu peso ZERO.
Portanto, colocando-se em ordem de maior importância, temos o seguinte:
FATORES DE AVALIAÇÃO |
DISTRIBUIÇÃO DE PESOS (P) |
saúde | 00 |
responsabilidade | 01 |
iniciativa | 05 |
versatilidade | 05 |
facilidade de aprender | 06 |
qualidade do trabalho | 07 |
pontualidade e freqüência | 08 |
cooperação | 09 |
quantidade de trabalho | 12 |
conhecimento do trabalho | 14 |
segurança do trabalho | 15 |
rapidez | 18 |
TOTAL DE PESOS -> |
100 |
Essas análises são recomendadas fazer conjuntamente com a administração da empresa, envolvendo inclusive os avaliadores. Do resultado obtido, será o equivalente a determinação de uma política interna de avaliação de desempenho. É importante, que os pesos de avaliação, sejam divulgados à todos os funcionários da empresa. Para melhor ilustração, vejamos então o formulário preenchido:
FATORES / GRAUS |
1 |
2 |
3 |
4 |
5 |
PESO |
TOTAL |
conhecimento do trabalho | 14 |
||||||
cooperação | 09 |
||||||
facilidade de aprender | 06 |
||||||
iniciativa | 05 |
||||||
pontualidade/freqüência | 08 |
||||||
qualidade do trabalho | 07 |
||||||
quantidade de trabalho | 12 |
||||||
rapidez | 18 |
||||||
responsabilidade | 01 |
||||||
saúde | 00 |
||||||
segurança do trabalho | 15 |
||||||
versatilidade | 05 |
||||||
TOTAL DE PONTOS -> |