Recursos Humanos


Programas de RH

PLR - Participação dos Empregados nos Lucros ou Resultados da empresa

Implantação na empresa

Mecanismos utilizados para participação nos resultados

 

3º passo - Mecanismos para atingir as metas

Neste passo, a empresa deverá criar meios (caminhos) para que todos os funcionários possam atingir as metas determinadas, solucionando os problemas, anteriormente selecionados, utilizando-se dos seguintes recursos:

 

CCQs:

Como opção, podem ser constituídos os "CCQs" (Círculos de Controle de Qualidade). Em algumas empresas denominaram de GMT (Grupos de Melhoria do Trabalho).

São pequenos grupos, constituídos de funcionários da própria empresa, que se reúnem regularmente com a finalidade de solucionar problemas de sua área de trabalho ou de outras áreas, tendo como filosofia básica o "auto-controle" e "auto-desenvolvimento" das pessoas, dentro de um trabalho metódico e com a utilização de conceitos internacionalmente aceitos.

Criada no Japão, em 1962, pelo Prof. Kaoru Ishikawa, os CCQs tem por objetivo:

 

ANÁLISE CAUSA/EFEITO:

Para análise de "causa/efeito", os CCQs utilizam as seguintes técnicas:

 

Espinha de Peixe:

Também chamado de "Diagrama de Ishikawa", tem por finalidade descrever ou separar todas as fases e partes de um sistema ou processo de trabalho, de forma seqüencial e ordenada, em forma de "espinha de peixe".

 

4M:

A técnica, originalmente, foi introduzida por Ishikawa, denominada também de "Espinha de Peixe Seqüencial" com base em 4M.

Ishikawa atribuiu a técnica dos 4M, porque na sua concepção, todos problemas de uma empresa somente estarão concentrados em:

No Brasil, foi atribuído mais um "M" de Meio-Ambiente, ficando "5M".

Assim, com a técnica 5M, permite uma visão mais detalhada para apuração dos problemas, detectando causa/efeito.

Exemplo: Uma má qualidade de um produto da empresa, pode estar localizada:

 

SOLUÇÕES:

Para soluções aos problemas são utilizados "brainstorming" (tempestade de idéias), como vimos anteriormente.