Recursos Humanos


Ferramentas de RH

Custo de Mão-de-Obra na Empresa

 

Cálculos do Custo de Mão-de-Obra

Cálculos do Bloco 07 - Custos de Benefícios Sociais e outros

 

VERBAS BASE DE CÁLCULO CÁLCULOS CUSTOS

ABONOS (DETERMINADOS PELO GOVERNO)

Tomar como base o somatório dos Abonos pagos. Adicionar o valor obtido, como resultado.

 

INDENIZAÇÕES/ACORDOS DE ESTÁVEIS

Neste bloco, deverá ser computado, para efeito de custo de mão-de-obra, acordos/indenizações de estáveis, acordados na Justiça do Trabalho, Sindicato ou diretamente com o empregado, pois são também despesas de mão-de-obra.

Toma-se como base de cálculo, o somatório das indenizações/Acordos pagos.

Adicionar o valor obtido, como resultado.  

CRECHE E ASSISTÊNCIA AOS FILHOS

A base de cálculo será o somatório das despesas para a manutenção da creche, qualquer que seja o sistema, e futuramente a assistência aos filhos. Adicionar a importância obtida, como resultado.  

MENORES APRENDIZES

A base de cálculo será o somatório das despesas apuradas para o cumprimento da obrigação. Adicionar as importâncias obtidas, como resultado.  

SEGURO-DESEMPREGO/PIS

Tomar como base de cálculo a alíquota aplicada para PIS/FINSOCIAL (caso a empresa venha pagar esta contribuição). Adicionar o valor obtido como resultado.  

BENEFÍCIOS SOCIAIS E OUTROS

Neste bloco, deve-se considerar como despesa, todos os benefícios sociais subsidiados pela empresa, seja parcial ou integral.

Assim, podemos enumerar alguns como exemplo: Restaurante; Assistência Médica; Farmácia; Transporte de pessoal; Cesta básica; Lazer/Grêmio; Seguro de Vida; etc.

Deve-se ainda considerar como despesa: despesas com segurança do trabalho; despesas judiciais/trabalhistas; vantagens oferecidas pela convenção/acordo coletivo da categoria profissional; etc.

A base de cálculo dos benefícios sociais e outros serão apurados pelo somatório das despesas (em Reais), menos o incentivo fiscal, caso possua.

Adicionar as importâncias obtidas, como resultado.  

TOTAL BLOCO 07 ==>

R$ 60.000,00

Para transformar o valor (R$) em percentual de Custo de mão-de-obra, basta tomar como base o valor total do BLOCO 07 e dividir pelo total da folha de salário (todos os funcionários).

EXEMPLO:

O custo de mão-de-obra do bloco 07 será:

60.000,00 : 140.000,00 = 0,4286 ou seja 42,86%