Recursos Humanos
Programas de RH
Qualidade de vida
A vida moderna trouxe a simplificação e o conforto nas atividades do dia-a-dia. Por outro lado, trouxe também a vida sedentária, atividades repetitivas e alimentação contaminada com agrotóxicos. E tudo isso leva a desfunções no corpo humano.
No campo do trabalho, gera absenteísmo, afetando diretamente a produtividade e a qualidade. Assim, empresas estão cada vez mais investindo no Programa de Qualidade de Vida de seus colaboradores, estimulando as pessoas a mudarem seu estilo de vida, a adotarem hábitos mais saudáveis e a valorizarem a prevenção de doenças.
O programa é planejado e implementado numa ação conjunta entre o RH e Medicina e Engenharia de Segurança do Trabalho, que terá como objetivo criar um conjunto de ações que visam a melhoria da qualidade de vida, tanto no ambiente interno como no ambiente externo, através da prática de atividade física, lazer e esporte, com o objetivo de promover a saúde, a motivação e a integração social.
Sugestões para inserir no programa:
Prática da atividade física
A prática da atividade física se relaciona com os estados emocionais, sejam eles negativos (tensão, raiva, depressão) ou positivos (auto-estima, vigor e bem-estar).
Massagem
O serviço de massagem proporciona momentos de relaxamento e reflexão.
Prevenção de doenças
Promover campanhas para prevenção de doenças (DSTs, AIDS, câncer ginecológico, câncer de mama, de próstata e de tireóide), facilita o diagnóstico precoce e evita problemas futuros, garantindo mais qualidade de vida aos funcionários.
SIPAT - Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho
Tabagismo
Promover campanhas contra o tabagismo e fornecer aos funcionários todo o suporte profissional necessário para apoiar a decisão de parar de fumar e os medicamentos adequados ao tratamento.
Prática de esportes
Estimular a prática de esportes por meio de programas de incentivo a equipes de corredores, passeios ecológicos, caminhadas e torneios esportivos, entre outros. O objetivo é mudar o equillíbrio entre a saúde física, emocional, social, espiritual e intelectual dos funcionários.
Culinária
Incentivar a mudança de hábitos alimentares, em especial para o consumo de produtos naturais, livres de agrotóxicos.
Agroterapia - Horta comunitária na empresa
Vacinação
Realizar, regularmente, programas de vacinação, em especial contra gripe aos mais idosos.
Exames diversos
Algumas empresas adotam "a semana anual de exames", promovido anualmente, não obrigatório. Incluem-se exames: auditivos, oftalmológicos, controle de glicemia e colesterol, eletrocardiogramas, vacinação e nutrição, entre outros.
SIPAT - Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho
Gestante
Promover curso para prevenir patologias, esclarecer dúvidas sobre alterações e expectativas no período gestacional. Normalmente são desenvolvidas atividades ligadas às áreas de Enfermagem, Fisioterapia, Psicologia, Nutrição e Serviço Social.
Unidades administrativas do Ministério do Trabalho e Emprego
Através da Portaria nº 771, de 29/05/14, DOU de 30/05/14, o Ministério do Trabalho e Emprego, instituiu a sua Política de Qualidade de Vida no Trabalho destinada aos seus servidores, considerando:
Promoção à Saúde: compreende as ações de promoção da saúde em caráter preventivo, voltadas para a atenção à saúde dos servidores nos aspectos físico e mental, bem como para a prevenção de doenças crônicas;
Responsabilidade Sócio Ambiental: envolve as ações dirigidas para o enriquecimento das relações socioprofissionais no ambiente de trabalho ou fora dele e para a valorização da imagem do MTE perante a sociedade, incluindo ações de sustentabilidade ambiental e de fortalecimento da acessibilidade às pessoas com deficiência; e
Incentivo à cultura, ao desporto e lazer, e combate ao estresse: compreendem ações voltadas para o estímulo às atividades artísticas, desportivas, recreativas e de consciência corporal, na busca do equilíbrio constante entre produtividade e bem-estar individual e coletivo.
Compete a CGRH:
Realizar, sempre que necessário, o levantamento de dados para a elaboração de diagnóstico do clima organizacional;
Elaborar plano de ação que contemple, no âmbito da governabilidade do MTE, medidas para a melhoria das questões prioritárias, identificadas no diagnóstico de clima organizacional, do qual constarão:
Definir regras e condições gerais de participação dos servidores nas ações do "Trabalho & Vida";
Demandar, quando for o caso, outras unidades administrativas que possuam aderência regimental com as medidas ne cessárias para a melhoria das questões eleitas prioritárias, no sentido de construir conjuntamente Plano de Ação específico;
Definir índice específico para a mensuração da satisfação no ambiente de trabalho, utilizando-o no estabelecimento de metas voltadas para a melhoria das condições de trabalho;
Divulgar, por meio eletrônico, comunicados específicos e periódicos que fortaleçam a qualidade de vida no trabalho; e
Acompanhar a implementação dos projetos definidos no Plano de Ação.