Recursos Humanos
Programas de RH
Horta comunitária na empresa - Agroterapia
Com um pequeno espaço de terra sobrando na empresa já é possível oferecer aos seus colaboradores, um digno programa de motivação, interação grupal, quebra de stress e fadiga, enfim qualidade de vida.
Para a sua implementação, basta promover uma divulgação do programa e logo um grupo de voluntários já estará formado. Por parte da empresa, há um pequeno investimento com a compra de ferramentas, terra vegetal, esterco, sementes e outros acessórios de baixo custo. As atividades dos voluntários são executadas nos horários de intervalos e/ou fora do expediente de trabalho.
Apesar de parecer simples cuidar de uma horta, é necessário ter alguma noção sobre as necessidades dos vegetais que pretende cultivar. Serão necessários alguns conhecimentos sobre espaçamento das sementes, irrigação, controle de pragas e doenças, etc. Mas, não é motivo para desistir deste projeto. Hoje, com um simples click na tela do computador, aparecerá diversas informações disponíveis na internet.
Horta orgânica
A horta orgânica, além de ecologicamente correta, é uma fonte alimentar muito rica em sais minerais e vitaminas indispensáveis para o organismo humano.
Livre de adubos químicos e agrotóxicos, trata-se de um produto limpo, saudável, que provém de um sistema de cultivo que respeita as leis da natureza, o meio ambiente e na preservação dos recursos naturais.
A agricultura orgânica promove a fertilidade do solo e o aumento da biodiversidade. Vários resíduos são reintegrados ao solo, tais como folhas secas, sobras de verduras, palhadas, etc., e são misturados com o esterco animal. Este composto ativará os microorganismos além de transformar a matéria orgância em alimento para as plantas, tornarão a terra porosa, solta, permeável a água e ao ar. Ao final de aproximadamente três meses, este composto se transformará em humus, que são os nutrientes vitais para as plantas.
Agroterapia
O contato com a terra e com a natureza é uma verdadeira fonte de prazer e de relaxamento, combatendo o stress do dia-a-dia. Botar a mão na terra, descarrega energias negativas do corpo e alivia as tensões do trabalho. E, ao andar descalço na terra, movemos 650 músculos e 80% dos 208 ossos do esqueleto. A superfície irregular faz com que diferentes pontos dos pés sejam massageados, o que promove o relaxamento do corpo, além de prevenir osteoporose e dores musculares, e aumenta o bombeamento de sangue pelo coração, ajudando seu sistema cardiovascular.
Destinação da colheita
Os vegetais são distribuídos aos voluntários, sem nenhum custo, levando para a sua família uma alimentação saudável, livre de agrotóxicos. Em alguns casos, a horta comunitária chega a abastecer o restaurante da empresa.