Recursos Humanos
Seleção de Pessoal
Diferenças Individuais
Competência
Muito embora o tema seja bastante complexo e ao mesmo tempo controvertido, tem-se conceituado que "competência" é constituída pelo trinômio: conhecimentos, habilidades e atitudes. Temos então, a seguinte fórmula expressiva:
Competência = C + H + A
Portanto, competência é: "saber", "saber fazer" e "fazer", focada no resultado.
Podemos afirmar que, uma pessoa é competente quando estas variáveis sejam satisfeitas por completo e cumprido o objetivo de uma determina tarefa (resultado). É o que denominamos de diferencial competitivo de cada um.
Exemplo:
Com água, açúcar e pó de café, podemos fazer um saboroso cafezinho. Então selecionamos duas copeiras "A" e "B" para que cada uma faça o tão esperado cafezinho. Um grupo (degustadores) também foi selecionado para avaliar a sua qualidade. No final, o grupo elegeu a copeira "B" pelo resultado do melhor cafezinho.
Então, podemos dizer que a copeira "B" foi competente na sua tarefa, porque atendeu a expectativa do grupo (resultado). Traduzindo para a prática de RH, temos o seguinte:
Mas, o quê fez a copeira "B" para este diferencial ?
Utilizando o "diagrama de causa e efeito" de Ishikawa (método 4M), temos o seguinte quadro:
MÁQUINAS | MATÉRIA PRIMA | MÃO-DE-OBRA | MÉTODO |
São
todos os equipamentos e máquinas que auxiliam de maneira direta ou indireta para fazer o
cafezinho.
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São todos os materiais necessários para para fazer o cafezinho.
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São os profissionais destinados para fazer o cafezinho. No exemplo, são as pessoas "A", "B" e "C". |
São todas as maneiras de como se faz um cafezinho.
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Olhando o quadro dos quatro "emes", apenas a "mão-de-obra" e o "método" estão atrelados à competência.
No módulo "mão-de-obra", as copeiras tinham os "conhecimentos" e "habilidades" necessários para fazer o cafezinho.
No módulo "método", a copeira "A" utilizou o método convencional descrito. A copeira "B", na operação nº 4, tomou a iniciativa de alterar o método convencional, e utilizando-se de sua criatividade e motivação pessoal, ao invés de "colocar o pó de café e o açúcar na água fervendo", colocou apenas o pó de café na água fervendo, coando em seguida, e deixou o açúcar por último, criando então a operação nº 6, inexistente na forma original.
Esta atitude, baseada no conhecimento, habilidade e focada no resultado, é o que chamamos de diferencial competitivo de cada um, que resultou num cafezinho mais saboroso.
Se, durante a execução do cafezinho, alguém entrasse na copa perguntando: "o quê vocês estão fazendo?"
Com certeza as respostas seriam assim:
Portanto, podemos observar diferentes comportamentos em cada uma, em termos motivacionais e de resultados.
Por outro lado, uma atitude não é tomada somente com base nos "conhecimentos e habilidades". Há a necessidade de levar em consideração outras variáveis.
Portanto, há uma grande distância entre "tomar" e "poder tomar" uma atitude.
Atividades do RH - Nova plataforma
A partir deste modelo conceitual de "competência", sobre uma nova plataforma, as atividades do RH foram se adaptando com novas denominações em suas áreas, tais como: Gestão por competências, Mapeamento de competências, Avaliação por competências, Remuneração por competências e a Seleção por competências.
Via de regra, estas atividades estarão focadas nos resultados, atreladas ao Planejamento Estratégico da empresa, para conhecer as metas estabelecidas para uma determinada missão.