Recursos Humanos


Seleção de Pessoal

Diferenças Individuais

 

Competência

Muito embora o tema seja bastante complexo e ao mesmo tempo controvertido, tem-se conceituado que "competência" é constituída pelo trinômio: conhecimentos, habilidades e atitudes. Temos então, a seguinte fórmula expressiva:

Competência = C + H + A

Portanto, competência é: "saber", "saber fazer" e "fazer", focada no resultado.

Podemos afirmar que, uma pessoa é competente quando estas variáveis sejam satisfeitas por completo e cumprido o objetivo de uma determina tarefa (resultado). É o que denominamos de diferencial competitivo de cada um.

Exemplo:

Com água, açúcar e pó de café, podemos fazer um saboroso cafezinho. Então selecionamos duas copeiras "A" e "B" para que cada uma faça o tão esperado cafezinho. Um grupo (degustadores) também foi selecionado para avaliar a sua qualidade. No final, o grupo elegeu a copeira "B" pelo resultado do melhor cafezinho.

Então, podemos dizer que a copeira "B" foi competente na sua tarefa, porque atendeu a expectativa do grupo (resultado). Traduzindo para a prática de RH, temos o seguinte:

Mas, o quê fez a copeira "B" para este diferencial ?

Utilizando o "diagrama de causa e efeito" de Ishikawa (método 4M), temos o seguinte quadro:

MÁQUINAS MATÉRIA PRIMA MÃO-DE-OBRA MÉTODO
São todos os equipamentos e máquinas que auxiliam de maneira direta ou indireta para fazer o cafezinho.
- armário;
- fogão;
- bule;
- torneira; e
- coador.

São todos os materiais necessários para para fazer o cafezinho.

- água;
- pó de café;
- açúcar.

São os profissionais destinados  para fazer o cafezinho.

No exemplo, são as pessoas "A", "B" e "C".

São todas as maneiras de como se faz um cafezinho.

1. localizar e pegar o bule no armário;
2. colocar água no bule;
3.  esquentar água, ligando o fogão;
4.  colocar o pó de café e o açúcar na água fervendo;
5. coar o café.

Olhando o quadro dos quatro "emes", apenas a "mão-de-obra" e o "método" estão atrelados à competência.

No módulo "mão-de-obra", as copeiras tinham os "conhecimentos" e "habilidades" necessários para fazer o cafezinho.

No módulo "método", a copeira "A" utilizou o método convencional descrito. A copeira "B", na operação nº 4, tomou a iniciativa de alterar o método convencional, e utilizando-se de sua criatividade e motivação pessoal, ao invés de "colocar o pó de café e o açúcar na água fervendo", colocou apenas o pó de café na água fervendo, coando em seguida, e deixou o açúcar por último, criando então a operação nº 6, inexistente na forma original.

Esta atitude, baseada no conhecimento, habilidade e focada no resultado, é o que chamamos de diferencial competitivo de cada um, que resultou num cafezinho mais saboroso.

Se, durante a execução do cafezinho, alguém entrasse na copa perguntando: "o quê vocês estão fazendo?"

Com certeza as respostas seriam assim:

Portanto, podemos observar diferentes comportamentos em cada uma, em termos motivacionais e de resultados.

Por outro lado, uma atitude não é tomada somente com base nos "conhecimentos e habilidades". Há a necessidade de levar em consideração outras variáveis.

Portanto, há uma grande distância entre "tomar" e "poder tomar" uma atitude.

 

Atividades do RH - Nova plataforma

A partir deste modelo conceitual de "competência", sobre uma nova plataforma, as atividades do RH foram se adaptando com novas denominações em suas áreas, tais como: Gestão por competências, Mapeamento de competências, Avaliação por competências, Remuneração por competências e a Seleção por competências.

Via de regra, estas atividades estarão focadas nos resultados, atreladas ao Planejamento Estratégico da empresa, para conhecer as metas estabelecidas para uma determinada missão.