Recursos Humanos
Programas de RH
PLR - Participação dos Empregados nos Lucros ou Resultados da empresa
Implantação na empresaMecanismos utilizados para participação nos resultados
2º passo - Análise das prioridades dos problemas
Neste segundo passo, deve-se estabelecer as prioridades dos problemas da empresa, como determinação das metas à serem atingidas, utilizando como técnica o "Diagrama de Pareto".
Baseia-se num princípio enunciado pelo pesquisador Pareto, que verificou que numa classificação de causa/efeito, o maior volume de efeitos é atribuível a um pequeno conjunto de causas, enquanto que existe uma grande quantidade de causas que contribui com pequeno volume de efeitos. Desse modo, a técnica pode distinguir quais são as "poucas causas importantes" e as " muitas causas insignificantes".
Assim, à título de exemplo, temos os seguintes problemas:
A técnica, nos dará qual a prioridade, entre os 3 problemas apontados no "check list".
Sistema de Comparação por Pares
Alternativamente, pode-se utilizar o sistema de comparação por pares, que é bastante simples. Como passo inicial, deve-se selecionar os avaliadores, normalmente aqueles que representam as principais áreas dentro uma de uma empresa, por exemplo: Chefes, Supervisores, Gerentes, etc. das respectivas áreas de representação. No tocante a quantidade de avaliadores desejável, inexiste qualquer regra para isso, dependendo particularmente de cada empresa.
Cada avaliador deverá receber o "check list". O sistema consiste em que cada avaliador efetue sua comparação entre pares de "problemas" e avalie atribuindo basicamente três sinais:
Exemplo:
Problemas com:
Cada avaliador deverá receber uma planilha (modelo abaixo) e efetuar suas avaliações, atribuindo os respectivos sinais. Cada sinal tem o seu valor, conforme critérios abaixo:
Algumas empresas utilizam critérios diferenciados atribuindo por exemplo:
Simulação:
AVALIADOR 01 |
qualidade do produto |
custos altos |
problemas administrativos |
rotatividade de pessoal |
retrabalhos |
acidentes no trabalho |
TOTAL DE PONTOS |
qualidade do produto |
+ |
= |
+ |
+ |
- |
4 |
|
custos altos |
- |
- |
+ |
+ |
- |
2 |
|
problemas administrativos |
= |
+ |
+ |
+ |
- |
4 |
|
rotatividade de pessoal |
- |
- |
- |
+ |
- |
1 |
|
retrabalhos |
- |
- |
- |
- |
- |
0 |
|
absenteísmo |
+ |
+ |
+ |
+ |
+ |
5 |
E assim obtém-se tantas planilhas de todos os avaliadores.
No passo seguinte vamos tabular os resultados. Vejamos então uma simulação com três avaliadores:
AVALIADORES |
01 |
02 |
03 |
MÉDIA |
problemas administrativos |
4 |
5 |
4 |
4,33 |
absenteísmo |
5 |
4 |
4 |
4,33 |
qualidade do produto |
4 |
3 |
4 |
3,67 |
rotatividade de pessoal |
1 |
2 |
2 |
1,67 |
custos altos |
2 |
2 |
2 |
2,00 |
retrabalhos |
0 |
0 |
0 |
0,00 |
Colocando-se em ordem de prioridade dos problemas, temos o seguinte:
problemas administrativos |
4,33 |
absenteísmo |
4,33 |
qualidade do produto |
3,67 |
custos altos |
2,00 |
rotatividade de pessoal |
1,67 |
retrabalhos |
0,00 |
Assim, do que vier a ser estabelecido como prioridade, será a meta à ser atingida. O resultado será verificada, quando a meta for atingida.
Nota: A Lei nº 12.832, de 20/06/13, DOU de 21/06/13, não permite a determinação de metas referentes à saúde e segurança no trabalho.