Recursos Humanos


Programas de RH

PLR - Participação dos Empregados nos Lucros ou Resultados da empresa

Implantação na empresa

Mecanismos utilizados para participação nos resultados

 

2º passo - Análise das prioridades dos problemas

Neste segundo passo, deve-se estabelecer as prioridades dos problemas da empresa, como determinação das metas à serem atingidas, utilizando como técnica o "Diagrama de Pareto".

Baseia-se num princípio enunciado pelo pesquisador Pareto, que verificou que numa classificação de causa/efeito, o maior volume de efeitos é atribuível a um pequeno conjunto de causas, enquanto que existe uma grande quantidade de causas que contribui com pequeno volume de efeitos. Desse modo, a técnica pode distinguir quais são as "poucas causas importantes" e as " muitas causas insignificantes".

Assim, à título de exemplo, temos os seguintes problemas:

A técnica, nos dará qual a prioridade, entre os 3 problemas apontados no "check list".

 

Sistema de Comparação por Pares

Alternativamente, pode-se utilizar o sistema de comparação por pares, que é bastante simples. Como passo inicial, deve-se selecionar os avaliadores, normalmente aqueles que representam as principais áreas dentro uma de uma empresa, por exemplo: Chefes, Supervisores, Gerentes, etc. das respectivas áreas de representação. No tocante a quantidade de avaliadores desejável, inexiste qualquer regra para isso, dependendo particularmente de cada empresa.

Cada avaliador deverá receber o "check list". O sistema consiste em que cada avaliador efetue sua comparação entre pares de "problemas" e avalie atribuindo basicamente três sinais:

(-) quando o "problema" da horizontal seja menor com relação ao mencionado na vertical.
(=) quando o "problema" da horizontal seja igual com relação ao mencionado na vertical.
(+) quando o "problema" da horizontal seja maior com relação ao mencionado na vertical.

 

Exemplo:

Problemas com:

 

Cada avaliador deverá receber uma planilha (modelo abaixo) e efetuar suas avaliações, atribuindo os respectivos sinais. Cada sinal tem o seu valor, conforme critérios abaixo:

Algumas empresas utilizam critérios diferenciados atribuindo por exemplo:

 

Simulação:

AVALIADOR 01

qualidade do produto

custos altos

problemas administrativos

rotatividade de pessoal

retrabalhos

acidentes no trabalho

TOTAL DE PONTOS

qualidade do produto

 

+

=

+

+

-

4

custos altos

-

 

-

+

+

-

2

problemas administrativos

=

+

 

+

+

-

4

rotatividade de pessoal

-

-

-

 

+

-

1

retrabalhos

-

-

-

-

 

-

0

absenteísmo

+

+

+

+

+

 

5

E assim obtém-se tantas planilhas de todos os avaliadores.

 

No passo seguinte vamos tabular os resultados. Vejamos então uma simulação com três avaliadores:

AVALIADORES

01

02

03

MÉDIA

problemas administrativos

4

5

4

4,33

absenteísmo

5

4

4

4,33

qualidade do produto

4

3

4

3,67

rotatividade de pessoal

1

2

2

1,67

custos altos

2

2

2

2,00

retrabalhos

0

0

0

0,00

 

Colocando-se em ordem de prioridade dos problemas, temos o seguinte:

problemas administrativos

4,33

absenteísmo

4,33

qualidade do produto

3,67

custos altos

2,00

rotatividade de pessoal

1,67

retrabalhos

0,00

 

Assim, do que vier a ser estabelecido como prioridade, será a meta à ser atingida. O resultado será verificada, quando a meta for atingida.

Nota: A Lei nº 12.832, de 20/06/13, DOU de 21/06/13, não permite a determinação de metas referentes à saúde e segurança no trabalho.