Recursos Humanos
Ferramentas de RH
Comunicação
Marketing Interno RH
Planejamento
A etapa do planejamento é considerada o mais importante de todas as fases do processo de implementação do marketing interno de RH na empresa.
Nesta fase, devemos fazer um completo diagnóstico dos ambientes externo e interno da empresa, para que possamos determinar os objetivos do programa.
Ambiente externo
No ambiente externo (formulário), devemos analisar e relacionar os problemas que poderão gerar informações de nível corporativo aos colaboradores da empresa, tais como: problemas sindicais, interferência do governo, pressões da sociedade, pressões das demais empresas, etc.
Ambiente interno
No ambiente interno (formulário) devemos analisar e relacionar os problemas que poderão gerar informações de nível corporativo aos colaboradores da empresa, tais como: conflitos interpessoais, desintegração gerencial, capacitação gerencial, problemas de comunicação, falhas no processo decisório, problemas que poderão advir com a crescente participação dos empregados, problemas de fixação dos empregados na empresa, crescente descomprometimento das chefias e gerências com a organização, etc.