Recursos Humanos


Planejamento Estratégico de RH

 

Planejamento

A história da humanidade nos revela que o homem sempre desejou prever o futuro. Pois, assim poderia melhor administrar diversas situações antes mesmo de acontecer o evento.

Nos primórdios tempos, imperadores de diversas regiões do mundo já contratavam bruxos, magos, etc. para orientarem-se nas decisões administrativas. Estes eram na prática os consultores de nossa época. Mesmo nos tempos atuais, alguns empresários e executivos recorrem dos velhos métodos, tais como: astrologia, numerologia e até parapsicologia para prever o futuro. Mas tudo isso resume-se no empirismo, nada científico.

Para se evitar a utilização da liguagem da "achologia" (acho que vai acontecer ... acho que vai dar certo ...acho que agora vai dar certo), o objetivo do nosso trabalho é oferecer alguns recursos científicos para dominar a arte de planejar, pelo que veremos daqui para frente. 

Conceito

Planejamento é um instrumento básico que permite analisar o comportamento futuro de uma empresa, mediante a seleção de objetivos a partir de uma série de alternativas.

O planejamento pode ser parcial ou geral, dependendo da área de atividade que se deseja atingir.

O parcial é elaborado por partes ou para determinar os setores de atividade da empresa, podendo ser de vendas, produção, material, pessoal, etc., enquanto que no planejamento geral sincroniza todas as atividades da empresa.

Para uma empresa em organização ou implantação, o planejamento deve obedecer as seguintes etapas:

Função básica

A função básica do planejamento é conduzir os indivíduos e a empresa à realização de seus objetivos, de forma racional, econômica e com uma margem de risco possível de ser tolerada.

Importância

O planejamento é importante porque:

Características