Recursos Humanos


Ferramentas de RH

Chefia e Liderança

 

Introdução e Objetivos

A Liderança sempre esteve presente, mesmo em datas bem remotas, como nos tempos das "cavernas". Sempre alguém dirigiu, sempre alguém conduziu grupos de pessoas. Enfim, alguém liderava.

A Liderança no trabalho, foi despertada por cientistas do comportamento humano após a Revolução Industrial (1770 a 1840), quando então foi inventada a máquina pelo homem, que é o resultado do nosso atual progresso.

Nessa época, com o desenvolvimento de máquinas industriais (teares, máquinas a vapor, etc), formaram-se rapidamente várias empresas desenfreadamente e consequentemente o homem do campo rural deixava suas saudosas enxadas para transferir-se numa atividade em contato com máquinas.

Com o decorrer do tempo, as empresas, atingiam porte significaste, em razão do seu aumento crescente de pessoal.

Começou-se aí a organização empresarial, nascendo as estruturas hierárquicas, para melhor desenvolver suas atividades, surgindo a figura do LÍDER de grupos de trabalho.

Os líderes de grupo, nessa época, cumpriam tarefas de mando, isto é, dava ordens de execução de trabalhos operacionais aos seus subordinados, pois tinham maiores conhecimentos práticos no trabalho.

Mais tarde, aproximadamente no período de 1910 a 1924, surgiu Frederick Winslow Taylor, conhecido como "pai da administração científica" que trouxe a Administração Científica, revolucionando e modernizando todo o sistema produtivo de maneira racional. Porém, via o ser humano como simplesmente máquina, manipulados por seus líderes, e ainda, pelo seu estilo de administração, separava os problemas humanos e emoções, das tarefas de trabalho.

Foi quando, em 1924, que Elton Mayo trouxe o "Movimento de Relações Humanas no Trabalho".

A administração do comportamento humano, passou-se então, a ser pesquisada com mais expressão, pois Mayo via os problemas de comportamento no estilo de "Taylor", o que resultava em desmotivação e consequentemente em improdutividade.

Dessa época aos atuais, muitos cientistas dedicaram suas vidas em pesquisas comportamentais e muito dela em liderança.

Muitas outras teorias surgiram e também muitas dúvidas. Porém, hoje em nossos tempos atuais, as teorias apresentadas por esses magníficos cientistas do comportamento humano, são aplicadas em cada empresa e com ela convivemos para melhor administrar os conflitos existentes numa sociedade de trabalho.

Portanto, o nosso objetivo, nesse trabalho, que a seguir apresentaremos, é ilustrar as principais teorias sobre Liderança, até hoje registradas, para utilização como instrumento de reflexão no dia-a-dia de trabalho.

A partir da leitura de nosso trabalho, elaborado em forma de resumo e numa linguagem muito objetiva, o leitor poderá no final aplicar, adaptar e conciliar as suas atuais necessidades práticas.