- QUADRO 01
|
- MÓDULO 01
- UNIDADE 01
- Antes de estabelecer seus objetivos e planos para a
entrevista com José Duarte você deveria:
- a) Tomar exclusivamente incidentes ou exemplos recentes como
base para a avaliação do desempenho atual de José Duarte (seu último problema esta
semana, é um exemplo para se considerar).
- b) Fazer uma pesquisa e expandir essa revisão para cobrir
todo o período desde a última entrevista de avaliação.
- c) Não fazer nada. Se você não está familiarizado com o
trabalho de José Duarte, seus hábitos, seu desempenho, você não está cumprindo bem
com o seu trabalho de supervisor.
- (VÁ AO QUADRO 02 E VERIFIQUE SUA RESPOSTA)
- UNIDADE 02
- A prioridade número 1 em seu plano deveria ser:
- a) Uma revisão dos padrões de desempenho do trabalho de
José Duarte.
- b) Uma revisão de sua descrição de cargo.
- c) Uma entrevista com o supervisor anterior de José Duarte.
- (VÁ AO QUADRO 03 E VERIFIQUE A SUA RESPOSTA)
- UNIDADE 03
- Seu plano deveria cobrir a seleção de um lugar apropriado
para fazer a entrevista. Qual seria o melhor local ?
- a) Sua sala. A hierarquia tem seus privilégios e não há
necessidade de que você deprecie sua posição face a ocasião.
- b) O escritório de José Duarte ou seu lugar de trabalho.
É sempre uma boa idéia estar com um subordinado em seu próprio meio.
- c) Um escritório neutro, uma sala de reuniões, ou um lugar
fora das instalações da empresa.
- (VÁ AO QUADRO 04 E VERIFIQUE A SUA RESPOSTA)
|
- QUADRO 02
|
- MÓDULO 01 - FOLHA DE RESPOSTAS
- UNIDADE 01
- L a) Muito Perigoso. Há uma tendência normal a se permitir
que acontecimentos recentes obscurem outros resultados ou ações mais remotas. Você
deveria levar em consideração às atividades do período completo desde a sua última
avaliação.
- (Se você selecionou a alternativa "a" não tem
nenhum ponto. Volte ao quadro 01 e vá para a unidade 02)
- J b) Esta é a melhor escolha. Pesquise algum trabalho
adicional (é uma boa idéia manter-se um registro atualizado, notas sobre desempenhos
bons ou maus) mas faça isto para o período completo da avaliação.
- (Se você escolheu a alternativa "b" ganhou 2
pontos e se qualifica para uma dupla contagem na unidade 03. Volte ao quadro 01 e vá à
unidade 03).
- Obs.: não se esqueça de anotar seus pontos na última
página (placar).
- L c) Isto é uma falácia. Não interessa quão
familiarizado você está com um subordinado. Você deve sempre fazer algum tipo de
verificação antes da entrevista. Melhor ainda, mantenha um registro contínuo para
utilizar na entrevista.
- (Se você escolheu a alternativa "c" você não
ganha qualquer ponto. Volte ao quadro 01 e leia a unidade 02)
|
- QUADRO 03
|
- MÓDULO 01 - FOLHA DE RESPOSTAS
- UNIDADE 02
- J a) O mais apropriado. Esta é a melhor forma para medir o
desempenho e você deve estar intimamente familiarizado com a mesma.
- (Se você escolheu a alternativa "a" ganhou 1
ponto. Volte ao quadro 01 e vá à unidade 03).
- K b) Uma descrição do cargo ajuda, mas não é tão
específica (ou tão útil) como os padrões de desempenho.
- (Se você escolheu a alternativa "b" não tem
nenhum ponto. Volte ao quadro 01 e vá para a unidade 03)
- L c) Mau movimento. Isto poderia agregar um problema em sua
entrevista com José Duarte. Além disso, a avaliação é de sua inteira
responsabilidade, com base em suas informações e observações.
- (Se você escolheu a alternativa "c" não ganha
qualquer ponto. Volte ao quadro 01 e vá à unidade 03)
|
- QUADRO 04
|
- MÓDULO 01 - FOLHA DE RESPOSTAS
- UNIDADE 03
- L a) Sua sala pode inibir José Duarte. Provavelmente não
contribuiria para melhorar a entrevista.
- (Se você escolheu a alternativa "a" não tem
ponto algum. Vá ao quadro 05 e comece com o módulo 02)
- K b) Este é um passo na direção adequada, mas isto não
é tão bom quanto "c" abaixo.
- (Se você escolheu a alternativa "b" não ganhou
ponto. Vá ao quadro 05 e comece com o módulo 02)
- J c) Um ponto neutro é o melhor para uma entrevista
tranqüila. Em qualquer caso é essencial proporcionar um ambiente privativo, sem telefone
e sem interrupções. Isto provavelmente contribuiria para melhorar a entrevista.
- (Se você escolheu a alternativa "c" ganhou 4
pontos. 8 pontos se pulou a unidade 02. Vá ao quadro 05 e comece com o módulo 02)
|
- QUADRO 05
|
- MÓDULO 02
- UNIDADE 01
- Seu principal objetivo para esta entrevista de avaliação e
aconselhamento com José Duarte deveria ser:
- a) Fazer-lhe saber como e onde está.
- b) Melhorar seu desempenho.
- c) Pedir-lhe idéias e pontos de vista que melhorem suas
relações.
- (Vá ao quadro 06 e verifique sua resposta)
- UNIDADE 02
- Para preparar-se para sua entrevista com José Duarte você
deveria:
- a) Planejar para cobrir todos os pontos fracos e fortes de
José Duarte, discutindo cada item, em detalhe, para dar-lhe uma imagem compreensiva.
- b) Preocupar-se com as áreas fracas para que você possa
ajudá-lo a aprimorar-se. As coisas fortes se cuidam por si mesmas.
- c) Planejar para discutir somente seus pontos chave tanto
fortes quanto fracos.
- (Vá ao quadro 07 e verifique sua resposta)
- UNIDADE 03
- O ponto principal da entrevista deve ser:
- a) O enfoque rígido de José Duarte aos problemas e
designações (suas falhas em ouvir ou atentar para um conselho, fazer as coisas como ele
quer, etc.).
- b) Seu progresso futuro, como se poderá preparar para uma
promoção.
- c) O trabalho de José Duarte, como pode melhorar, como ele
poderia ser mais eficiente.
- (Vá ao quadro 08 e verifique sua resposta)
|
- QUADRO 06
|
- MÓDULO 02 - FOLHA DE RESPOSTAS
- UNIDADE 01
- K a) A maioria das pessoas gosta de saber onde está, como
está fazendo as coisas, etc. Neste caso, no entanto, isto deveria ser um objetivo
secundário.
- (Se você escolheu a alternativa "a" não ganhou
ponto. Volte ao quadro 05 e vá para a unidade 02)
- J b) Este deveria ser o seu principal objetivo para esta
sessão, porque José Duarte tem um problema crescente que requer correção. As
alternativas "a" e "c" são, certamente, bons objetivos, porém
secundários, sendo melhor deixá-los para outro momento.
- (Se você escolheu a alternativa "b" já ganhou 2
pontos e se qualifica para uma contagem em dobro na unidade 03. Volte ao quadro 05 e
responda a unidade 03)
- L c) Uma entrevista de avaliação e aconselhamento é
fundamental como plataforma para exercícios de "feed-back", mas não é
absolutamente o objetivo chave desta sessão.
- (Se você escolheu a alternativa "c" não recebe
ponto. Volte ao quadro 05 e vá à unidade 02)
|
- QUADRO 07
|
- MÓDULO 02 - FOLHA DE RESPOSTAS
- UNIDADE 02
- K a) Você muito ambicioso se pretende cobrir todos os
pontos do desempenho de José Duarte. Ele lucrará mais se você enfocar apenas os pontos
essenciais.
- (Se você escolheu a alternativa "a" não faz
ponto. Volte ao quadro 05 e responda à unidade 03)
- L b) Lance errado. Uma parte importante de sua avaliação
é reforçar as coisas que José Duarte sabe fazer bem.
- (Se você escolheu a alternativa "b" não aumenta
a contagem. Volte ao quadro 05 para responder a unidade 03)
- J c) Esta é a resposta correta. Será melhor que você
enfatize poucos aspectos importantes de seu desempenho. Se é muito abrangente, por certo
vai se tornar aborrecido. Melhor rever poucos temas em profundidade do que se envolver em
muitos.
- (Se você escolheu a alternativa "c" ganhou 1
ponto. Volte ao quadro 05 - unidade 03)
|
- QUADRO 08
|
- MÓDULO II - FOLHA DE RESPOSTAS
- UNIDADE 03
- K a) Isto não é justo. É fácil apontar as faltas
pessoais, e admitamos que essa que ele possui seja uma delas, mas você deveria focalizar
o desempenho global no trabalho. Se as características individuais provarem ter
influência na diminuição de seu grau de produtividade, você deverá discuti-las, mas
apenas em termos de como elas afetam o seu desempenho.
- (Se você escolheu a alternativa "a" não recebe
ponto. Vá ao quadro 09 e inicie o módulo 03)
- L b) É perigoso. Você poderia pensar em termos de
desenvolvimento futuro, por exemplo, mas sua maior dedicação deveria concentrar-se no
desempenho de José Duarte em seu trabalho atual.
- (Se você escolheu a alternativa "b" não ganha
ponto. Vá ao quadro 09 e comece o módulo 03)
- J c) O desempenho no trabalho é a chave e você não
deveria perdê-lo de vista.
- (Se você escolheu a alternativa "c" conte 4
pontos. 8 se pulou a unidade 02. Comece o módulo 03 que está no quadro 09)
|
- QUADRO 09
|
- MÓDULO 03
- UNIDADE 01
- Agora que seu plano está pronto, pode iniciar a entrevista
com José Duarte. Qual das seguintes coisas seria melhor para começar ?
- a) Buscar algo que ele faça bem e cumprimentá-lo por isso.
Isto será um apelo para o seu ego, dar-lhe-á reconhecimento e o fará colocar-se em uma
postura receptiva.
- b) Explicar-lhe que o propósito dessa entrevista é
melhorar sua eficiência no trabalho.
- c) Bater um papo. Isto lhe permitirá ventilar suas queixas
e frustrações e ajudar-lhe-á a soltar-se um pouco.
- (Vá ao quadro 10 e verifique sua resposta)
- UNIDADE 02
- José Duarte inesperadamente levanta uma questão sobre
aumento salarial. Você vai poder lidar melhor com a situação se:
- a) Utilizar-se do salário como elemento motivador.
Explicará a ele que iria propor um aumento salarial se ele melhorasse o desempenho em
determinadas áreas.
- b) Procura evitar o assunto salário. Explica-lhe que o
propósito dessa reunião é discutir o seu desempenho e, tendo em vista que a
remuneração está relacionada com o mesmo, seria melhor deixar a conversa para outra
ocasião.
- c) Diz-lhe que ele está progredindo (o que é verdade) e
que tal tema será discutido ao final da entrevista de avaliação.
- (Vá ao quadro 11 e verifique sua resposta)
- UNIDADE 03
- Você pode ampliar o propósito desta entrevista quando:
- a) Esclarecer bem a José Duarte que você está ansioso
para ajudá-lo a melhorar, mas enfatizando que esse desenvolvimento é auto
desenvolvimento.
- b) Informar-lhe de que você conduzirá a maior parte da
conversa comparando seu desempenho contra os padrões aceitos e dando-lhe aconselhamento
sobre como melhorar.
- c) Avisá-lo de que sua avaliação e as observações após
a entrevista vão fazer parte de seu registro permanente.
- (Vá ao quadro 12 e verifique sua resposta)
|
- QUADRO 10
|
- MÓDULO 03 - FOLHA DE RESPOSTAS
- UNIDADE 01
- K a) Este é um enfoque questionável, algo arriscado e um
tanto manipulável. A não ser que você diga algo merecido, específico e sincero, ele
não aceitará. Além do mais, se José Duarte merecia esse tipo de agrado, porque apenas
agora você aborda o assunto ?
- (Se você escolheu a alternativa "a" não aumenta
sua contagem. Volte ao quadro 09 e vá à unidade 02)
- J b) Este intróito tem sentido porque é verdadeiro e o que
é mais importante, tende a motivá-lo no sentido de demonstrar que é ele quem ganhará
com a entrevista.
- (Se você escolheu a alternativa "b" ganha 2
pontos e se qualifica para uma contagem em dobro na unidade 03. Volte ao quadro 09 para
reponde-la)
- L c) Este não é o momento para uma rápida conversa de
queixumes. É melhor buscar outra forma de amolecer José Duarte, se é que isto é
realmente necessário.
- (Se você escolheu a alternativa "c" não ganha
ponto. Vá para a unidade 02, no quadro 09)
|
- QUADRO 11
|
- MÓDULO 03 - FOLHA DE RESPOSTAS
- UNIDADE 02
- L a) Você está com problemas. Esta é uma maneira obsoleta
para motivar pessoas e é uma ocasião inadequada para discutir-se o assunto.
- (Se você escolheu essa alternativa não tem qualquer ponto
e volte ao quadro 09 para a unidade 03)
- J b) A maioria dos entendidos diz que a remuneração e o
desempenho estão relacionados. Também estão de acordo em que essas duas coisas não se
devem misturar durante a entrevista de avaliação.
- (Se você escolheu a alternativa "b" ganhou 1
ponto e deve voltar ao quadro 09 para responder a unidade 03)
- K c) Se José Duarte (ou qualquer subordinado) sabe que se
vai discutir sobre seu salário, isso irá influenciar suas reações e forma de se
apresentar, a fim de conseguir aumento maior.
- (Se você escolheu a alternativa "c", não recebe
nenhum ponto. Volte ao quadro 09 para a unidade 03)
|
- QUADRO 12
|
- MÓDULO 03 - FOLHA DE RESPOSTAS
- UNIDADE 03
- J a) Inteiramente certo. Você está aí para ajudar, mas
José Duarte deve reconhecer que qualquer avanço em sua educação só ocorre em função
de seus próprios esforços.
- (Se você escolheu essa alternativa ganhou 4 pontos; 8 se
você pulou a unidade 02. Vá ao quadro 13 e comece o módulo 04)
- L b) Avaliar e aconselhar é muito importante, mas tenhamos
a esperança de que você não tem a intenção de ser o único a falar.
- (se escolheu essa alternativa não fez nenhum ponto. Vá ao
quadro 13 para iniciar o módulo 04)
- K c) Este comentário pode ser verdadeiro, mas realmente
não amplia o propósito de sua entrevista.
- (Se você escolheu essa alternativa não recebe nenhum
ponto. Vá ao quadro 13 para começar o módulo 04)
|
- QUADRO 13
|
- MÓDULO 04
- UNIDADE 01
- Suponhamos que você já discutiu com José Duarte sobre
assuntos "quentes" apontando onde excedeu os padrões de desempenho e
assegurando-lhe que, de uma forma global, está fazendo bem as coisas. Agora você quer
tocar em sua área mais frágil, sua inconsistência em terminar os trabalhos designados.
A melhor maneira de abordar o tema é:
- a) Procurar o erro maior que tenha cometido e discutir sobre
ele.
- b) Perguntar-lhe qual ele acredita ser o seu ponto mais
fraco, e permitir-lhe que ele próprio faça a análise do mesmo.
- c) Posicioná-lo, mostrando onde seu desempenho se desvia
dos padrões.
- (Vá ao quadro 14 e verifique sua resposta)
- UNIDADE 02
- Durante sua conversa, José Duarte contesta seu sistema de
informação. Sente que ele despende muito tempo escrevendo informações e indica a você
a aspiração por maior liberdade. Você deveria:
- a) Apoiar sua reivindicação. É uma boa forma para
enriquecer seu trabalho e dar-lhe uma motivação contínua.
- b) Contornar o problema. Perguntar-lhe o que faria se
estivesse em seu lugar, confrontando-se com este problema.
- c) Usar essa abertura para mostrar-lhe porque são
necessários os controles para supervisão e apontar-lhe a importância dos mesmos dentro
do seu caso específico.
- (Vá ao quadro 15 e verifique a sua resposta)
- UNIDADE 03
- Enquanto você esteve se referindo aos pontos
significativamente fracos de José Duarte, não se sentiu realmente seguro de que ele
compreendia essa limitação. Você poderá reforçar esse entendimento ao:
- a) Apontar-lhe que este problema limitará suas
oportunidades futuras.
- b) Escolher outro membro do grupo e utilizá-lo como um
exemplo de como você gosta de que sejam atendidas as designações.
- c) Mostrar-lhe alguns exemplos que demonstrem exatamente
onde deve melhorar.
- (Vá ao quadro 16 e verifique sua resposta)
|
- QUADRO 14
|
- MÓDULO 04 - FOLHA DE RESPOSTAS
- UNIDADE 01
- L a) Para começar, isto é um pouco rude e poderia
prejudicar a situação. Lembre-se de que o desempenho passado não pode ser alterado, mas
pode servir como base para um comportamento futuro.
- (Se você escolheu essa alternativa não ganha nenhum ponto.
Volte ao quadro 13 para responder a unidade 02)
- K b) Para muitos empregados isto poderia ser uma boa
tática. Não para José Duarte, devido ao fato de ele não ser um bom auto-analista. De
acordo com os seus registros: "Não pode ver seu desempenho objetivamente";
"Com freqüência se põe em posição de defesa".
- (Se você escolheu essa alternativa não ganha nenhum ponto.
Volte ao quadro 13 - unidade 02)
- J c) No caso de José Duarte, seu melhor enfoque é o
caminho direto. Use o padrão de desempenho como um modelo objetivo para ajudar a eliminar
suas áreas fracas.
- (Se você escolheu a alternativa "c" acaba de
ganhar 2 pontos e se qualifica para uma contagem em dobro na unidade 03. Vá ao quadro 13)
|
- QUADRO 15
|
- MÓDULO 04 - FOLHA DE RESPOSTAS
- UNIDADE 02
- K a) O conceito de enriquecimento do trabalho é muito
louvável, mas não nesta ocasião. José Duarte ainda não está pronto para este tipo de
enfoque.
- (Se você escolheu essa alternativa não recebe pontos.
Volte ao quadro 13 para a unidade 03)
- L b) Uma tática pobre. Se você põe José Duarte em seu
lugar, compromete sua posição e pode provocar uma discussão de duração infinita.
- (Se você escolheu essa alternativa não nenhum ponto. Volte
ao quadro 13 para responder a unidade 03)
- J c) Esta é sua melhor opção. A inconsistência de José
Duarte em seguir instruções e sua aspiração em adquirir maior liberdade interagem sem
que ele perceba. Esta é uma boa oportunidade para expor os fatos.
- (Se você ficou com esta alternativa ganhou 1 ponto. Volte
ao quadro 13 para a unidade 03)
|
- QUADRO 16
|
- MÓDULO 04 - FOLHA DE RESPOSTAS
- UNIDADE 03
- K a) Esta tática é muito pesada e muito prematura. Se
outros meios falharam, você poderia eventualmente ser forçado a utilizar recursos desse
tipo de motivação "negativa".
- (Se você escolheu essa alternativa não ganha ponto. Vá ao
quadro 17 para começar o módulo 05)
- L b) Tente outra vez. É péssima a prática de comparar um
subordinado com outro.
- (Se você escolheu essa alternativa não fez nenhum ponto.
Vá ao quadro 17 e inicie o módulo 05)
- J c) Faça com que José Duarte veja realisticamente suas
ações. Alguns exemplos típicos (casos nos quais fez algo de errado) vão dar-lhe um
ponto de referência específico e convincente.
- (Se você escolheu essa alternativa ganhou 4 pontos; 8 se
pulou a unidade 02. Vá ao quadro 17 para começar o módulo 05)
|
- QUADRO 17
|
- MÓDULO 05
- UNIDADE 01
- Ao enfrentar-se um problema deste tipo, uma boa idéia é
tratar de examinar as causas subjacentes tão profundamente quanto possível. Você pode
fazer com que José Duarte examine seu comportamento se:
- a) Utiliza o enfoque indireto: você sente que suas reais
habilidades e sua capacidade total não foram utilizadas devidamente.
- b) Pergunta diretamente: Qual o motivo que você atribui à
causa desse problema ?
- c) Desafia seus motivos: "Você percebe, José Duarte,
que está limitando seu progresso repelindo idéias, conselhos e ocasionalmente,
instruções dadas a você ?"
- (Vá ao quadro 19 e verifique a sua resposta)
- UNIDADE 02
- José Duarte procura minimizar o problema e trata de mudar
de assunto. Você deveria:
- a) Utilizar os exemplos de trabalho abaixo do padrão
(citados anteriormente) e deixar que José Duarte exponha seus pensamentos no que se
relaciona aos resultados que consegue.
- b) Apontar-lhe avaliações anteriores para enfatizar a
importância e consistência de suas faltas.
- c) Colocar-se em uma posição firme. Já se perdeu muito
tempo e esforço suficientes de sua parte tratando do assunto com José Duarte. Este é o
momento de se definir o problema enfaticamente, tal como você, o vê, quaisquer que sejam
as conseqüências.
- (Vá ao quadro 20 e verifique a sua resposta)
- UNIDADE 03
- Aqui neste ponto já deveria estar claro para você que as
necessidades básicas de José Duarte, ou o que o motiva são:
- a) Dinheiro. Depois de tudo, ele é quem trouxe a questão
de um aumento em breve (no módulo 02, unidade 02, talvez você tenha pulado este item).
- b) Auto-Realização. José Duarte quer uma boa aceitação
para ter a oportunidade de auto-expressão, liberdade para a experimentação, desafio,
etc.
- c) Ego. Status. O que realmente José Duarte necessita é
reconhecimento e possibilidade de demonstrar sua competência.
- (Vá ao quadro 21 e verifique sua resposta)
|
- QUADRO 19
|
- MÓDULO 05 - FOLHA DE RESPOSTAS
- UNIDADE 01
- J a) José Duarte talvez não veja por si só o fato de que
tem problemas, de forma que o enfoque indireto, levado com todo o tato até o cerne da
questão, poderia dar resultados.
- (Se você escolheu essa alternativa ganhou 2 pontos e se
qualifica para a contagem em dobro na unidade 03. Volte ao quadro 17 e vá à melhor
alternativa da unidade 03)
- K b) Se José Duarte entendeu o seu problema, ou suas
causas, poderia ele mesmo desenvolver a resposta antes de agora, ou talvez houvesse se
corrigido sem necessidade de conselhos.
- (Se você escolheu essa alternativa não recebe nenhum
ponto. Volte ao quadro 17 para a unidade 02)
- L c) Pode reagir ao desafio e isto ajudá-lo-ia a reconhecer
o problema, mas isso não lhe daria, nem a você nem a ele, a possibilidade de entender
melhor a causa do problema.
- (Se você escolheu essa alternativa não ganha ponto. Volte
ao quadro 17 e vá à unidade 02)
|
- QUADRO 20
|
- MÓDULO 05 - FOLHA DE RESPOSTAS
- UNIDADE 02
- J a) Boa tática. O exemplo não só suporta seu ponto, como
também proporciona uma base para examinar as causas e razões, e possivelmente
desenvolver algumas soluções.
- (Se você escolheu essa alternativa ganhou 1 ponto. Volte ao
quadro 17 para responder a unidade 03)
- K b) Prenda-se aos eventos correntes e não confie na
história. As avaliações passadas podem ser utilizadas como um guia mas existem 2
fatores que as fazem ferramentas muito fracas para este caso:
- 1. As pessoas mudam - José Duarte diz que ele mudou, e
- 2. Também ele pode sentir que os supervisores anteriores
não o compreenderam e não o avaliaram adequadamente.
- (Se você escolheu essa alternativa não ganha ponto. Volte
ao quadro 17 para responder a unidade 03)
- L c) Não o faça aqui. José Duarte tem uma série de
artifícios para se defender quando se sente encurralado. Você pode agir assim, mas não
estamos certos se isto dará muito resultado.
- (Se você escolheu essa alternativa não recebe ponto. Volte
ao quadro 17 - unidade 03)
|
- QUADRO 21
|
- MÓDULO 05 - FOLHA DE RESPOSTAS
- UNIDADE 03
- L a) O salário não é o motivo número 1 para José
Duarte. De acordo com o resumo de seus antecedentes ele desprezou um aumento substancial
porque na posição proposta "não haveria desafio suficiente ou oportunidade de
crescimento."
- (Se você escolheu essa alternativa não ganha qualquer
ponto. Vá ao quadro 22 e comece o módulo 06)
- J b) Esta é a resposta certa, mesmo que não proporcione
uma solução imediata, José Duarte procura um trabalho satisfatório, criativo e com
autonomia (menos controle) onde ele possa experimentar e fazer as coisas a sua maneira.
- (Se você escolheu essa alternativa ganhou 4 pontos; 8 se
você pulou a unidade 2. Vá ao quadro 22 para iniciar o módulo 06)
- K c) O ego e o status são geralmente importantes, mas não
há nada nos antecedentes de José Duarte que indique que algum destes seja um fator chave
neste momento.
- (Se você escolheu essa alternativa não recebe ponto. Vá
ao quadro 22 e inicie o módulo 06)
|
- QUADRO 22
|
- MÓDULO 06
- UNIDADE 01
- Muito bem, você já convenceu José Duarte de que ele tem
um problema. Como vai fazer agora para motivá-lo à mudança ?
- a) Dizer-lhe o que você faria e logo vender-lhe a idéia.
- b) Utilizar-se de um enfoque não-diretivo para ajudá-lo a
desenvolver uma solução.
- c) Deixá-lo corrigir a falta por si próprio. Agora que ele
sabe claramente acerca do problema, está mais apto para seguir sua própria decisão.
- (Vá ao quadro 24 e verifique sua resposta)
- UNIDADE 02
- Um enfoque para elevar o desempenho de José Duarte poderia
ser um plano de auto-desenvolvimento. Quando você o sugere, como uma maneira para superar
o problema de José Duarte, ele reage entusiasticamente e diz: "Deixe me ver o que
posso fazer quanto ao plano nas duas próximas semanas."
- Você deveria:
- a) Deixar que ele proceda como diz, uma vez que
aparentemente está muito entusiasmado e motivado com a idéia.
- b) Felicitá-lo por seu entusiasmo, mas sugerir-lhe que
faça um plano agora assim você poderá trabalhar no mesmo junto com ele e dar-lhe
assistência, se necessário for.
- c) Fazer o plano você mesmo, esta é a única garantia de
que será exeqüível. Mais importante, este enfoque permitirá a José Duarte se
concentrar na parte mais importante: implantação.
- (Vá ao quadro 25 e verifique a sua resposta)
- UNIDADE 03
- Para José Duarte um plano de auto-desenvolvimento deveria
ser:
- a) Muito ambicioso, um tiro para alcançar a Lua,
forçar-lhe a alcançar altos níveis.
- b) Realístico e possível. Permitir algum esforço
adicional, mas sempre fazer com que as metas a alcançar sejam realizáveis.
- c) Flexível e geral. Incluindo uma grande liberdade.
Construir o plano de maneira que os componentes se possam ajustar a fim de se adaptarem
às circunstâncias e condições mutáveis.
- (Vá ao quadro 26 e verifique a sua resposta)
|
- QUADRO 24
|
- MÓDULO 06 - FOLHA DE RESPOSTAS
- UNIDADE 01
- L a) Não há muita esperança com esta ação. José Duarte
é demasiadamente auto-suficiente neste ponto para fazer caso do conselho de alguém.
- (Se você escolheu essa alternativa não ganhou qualquer
ponto. Volte ao quadro 22 para unidade 02)
- J b) Bem. José Duarte necessita de orientação mesmo
quando tem dificuldades em aceitá-la. O segredo reside em quando proporcionar-lhe idéias
e sugestões, faze-lo de forma indireta para que ele sinta que o resultado se deve à sua
própria iniciativa.
- (Se você escolheu por essa alternativa ganha 2 pontos e se
qualifica para uma contagem em dobro na unidade 03. Volte ao quadro 22 para responder a
unidade 03)
- K c) Ele vai seguir sua própria direção, disso é preciso
estar seguro. Mas não suponha que o método que vai escolher é o melhor. Você deve
estar envolvido no assunto.
- (Se você escolheu essa alternativa não ganha ponto. Volte
ao quadro 22 e responda a unidade 02)
|
- QUADRO 25
|
- MÓDULO 06 - FOLHA DE RESPOSTAS
- UNIDADE 02
- K a) Isso é razoável, mas não é o melhor enfoque. José
Duarte poderá trazer um programa inaceitável do seu ponto de vista. Por outro lado, se
você aceitar o adiantamento proposto, José Duarte poderá perder estas 2 semanas
realizando um determinado tipo de trabalho, sem conseguir chegar a uma conclusão sólida.
- (Se você escolheu essa alternativa não ganha nenhum ponto.
Volte ao quadro 22 e responda a unidade 03)
- J b) José Duarte precisa de sua ajuda para guiá-lo, assim,
trabalhe com ele e faça-o agora. Esta é a melhor resposta.
- (Se você escolheu essa alternativa ganhou 1 ponto. Volte ao
quadro 22 e vá para a unidade 03)
- L c) Isto não é bom de maneira alguma. Dificilmente pode
esperar que José Duarte implante um programa desse tipo, a não ser que ele seja capaz de
contribuir de uma maneira substancial para a realização ou construção do programa.
- (Se você escolheu essa alternativa não realizou nenhum
ponto. Volte ao quadro 22 e responda a unidade 03)
|
- QUADRO 26
|
- MÓDULO 06 - FOLHA DE RESPOSTAS
- UNIDADE 03
- K a) Isso é muito bonito como conceito, mas é muito fácil
perder de vista uma meta ou um plano que seja ambicioso demais. É melhor manter-se com os
pés no chão.
- (Se você escolheu essa alternativa não ganhou nenhum
ponto. Vá ao quadro 27 e comece o módulo 07)
- J b) Boa escolha. Isto logicamente possibilita algum
esforço, o que, definitivamente, motiva José Duarte, mas com a segurança de um plano
que possa ser levado a cabo.
- (Se você escolheu essa alternativa ganhou 4 pontos. 8
pontos se você pulou a unidade 02. Vá ao quadro 27 e comece o módulo 07)
- L c) Você entra novamente em dificuldades. O que não
convém a José Duarte, é um programa que o leve à improvisação.
- (Se você escolheu essa alternativa não fez nenhum ponto.
Vá ao quadro 27 e inicie o módulo 07)
|
- QUADRO 27
|
- MÓDULO 07
- UNIDADE 01
- No caso de José Duarte, a melhor meta para o plano de
auto-desenvolvimento seria:
- a) Aumentar sua competência total, bem como as suas
habilidades.
- b) Ser mais flexível em seu enfoque, escutar e tratar de
entender melhor as instruções.
- c) Completar todas as tarefas de acordo com um planejamento
para os próximos 6 meses.
- (Vá ao quadro 28 e verifique a sua resposta)
- UNIDADE 02
- Para fazer com que José Duarte atinja a essas metas você
deveria ser:
- a) Não participativo. Você já fez tudo o que podia
(supondo-se que José Duarte entendeu seu próprio problema e já está armado de um plano
para solucioná-lo) de modo que o resto fica nas mãos dele. Além disso, todo o
desenvolvimento é auto-desenvolvimento.
- b) Neutro. Esperar e proporcionar-lhe ajuda quando ele a
solicite. Fazer com que ele saiba que você deseja ajudá-lo mas que o deixa tomar a
iniciativa, assistindo-o quando pedido.
- c) Participativo. Estar intimamente envolvido mas sem
intervir. Manter-se próximo a José Duarte, confortá-lo, dar-lhe ajuda, mas não
restringindo sua ação.
- (Vá ao quadro 29 e verifique a sua resposta)
- UNIDADE 03
- Para que um plano como este tenha êxito é necessário
buscar caminhos curtos, para que o esforço valha a pena, para fazer com que as coisas
sigam mais facilmente e para assegurar-se de que José Duarte mantém a direção
adequada. Desses pequenos caminhos, o mais importante é o que deveria conter:
- a) Um método para resumir ou descrever cada projeto ou
designação em que José Duarte esteja envolvido. Isto garantirá que todos estejam
pensando a mesma coisa antes de começar um trabalho e ao mesmo tempo permitirá a você
que José Duarte acrescente seus comentários ou obtenha a aprovação sobre as
alterações sugeridas.
- b) Um programa para que ele participe de um bom curso de
comunicação, dando ênfase a aprender a ouvir e receber "feed-back".
- c) Um meio para que José Duarte periodicamente controle seu
próprio trabalho, assegurando a você que ele compreende estar com sinal verde para
seguir e estar observando as direções que lhe deram.
- (Vá ao quadro 30 e verifique a sua resposta)
|
- QUADRO 28
|
- MÓDULO 07 - FOLHA DE RESPOSTAS
- UNIDADE 01
- L a) Muito genérico, muito flexível e talvez muito
ambicioso.
- (Se você escolheu essa alternativa, não obteve qualquer
ponto. Regresse ao quadro 27 e responda a unidade 02)
- K b) Muito desejável. Contudo, não é uma boa meta porque
não está orientada para os resultados (além do que está focalizando a personalidade, e
não o desempenho).
- (Se escolheu essa alternativa não garantiu ponto algum.
Volte ao quadro 27 e responda a unidade 02)
- J c) Aqui está sua melhor escolha. É específica,
realística, e orientada para os resultados.
- (Se você escolheu essa alternativa agregue 2 pontos ao seu
placar e está qualificado para uma contagem dupla na unidade 03. Volte ao quadro 27 indo
para a unidade 03)
|
- QUADRO 29
|
- MÓDULO 07 - FOLHA DE RESPOSTAS
- UNIDADE 02
- L a) Você não fez realmente tudo o que pode. Mesmo que
José Duarte possa fazer um plano, ele necessita de seu auxílio.
- (Se você escolheu essa alternativa não ganha ponto. Volte
ao quadro 27 para responder a unidade 03)
- L b) Baseado no que nós já conhecemos sobre José Duarte,
ele não está apto a pedir ajuda. Como conseqüência, esta não é uma boa escolha.
- (Se escolher essa alternativa não obteve qualquer ponto.
Vá para unidade 03 do quadro 27)
- J c) Um sucesso duplo, caracteriza uma forte relação
supervisor-subordinado. Seu relacionamento com José Duarte, deve ser participativo, mas
não dominante. Esta é amplamente a melhor opção porque dá suporte, deixando, porém,
a José Duarte, alguma liberdade.
- (Se você escolheu essa alternativa ganhou 1 ponto. Volte ao
quadro 27 para responder a unidade 03)
|
- QUADRO 30
|
- MÓDULO 07 - FOLHA DE RESPOSTAS
- UNIDADE 03
- J a) Eis aí a melhor opção. Esta estratégica ajudará a
resolver os problemas de José Duarte, permitindo-lhe exercer suas características
criativas (agregando idéias) e certamente assegurará que ele entenda aquilo que se
deseja.
- (Se você optou por "a" tem mais 4 pontos. 8 se
pulou a unidade 02. Vá para a página 42 e comece com o módulo 08)
- L b) Isto poderia contribuir com o desenvolvimento de José
Duarte a longo prazo e ajudá-lo a resolver seu problema imediato, mas este não é o
caminho mais importante.
- (Se você escolheu "b" não recebe ponto. Vá ao
quadro 31 e inicie o módulo 08)
- K c) Esta solução pode ajudar, mas não é o passo mais
importante. Além do mais, temos questionado a habilidade de José Duarte para se auto
dirigir. A alternativa "a" acima, é mais relevante, pois motivará José
Duarte, a seguir o planejado porque teve ele mesmo a oportunidade de criar o projeto,
contribuindo simultaneamente para o seu dimensionamento.
- (Se você escolher essa alternativa não ganha ponto. Siga
para o quadro 31 e comece o módulo 08)
|
- QUADRO 31
|
- MÓDULO 08
- UNIDADE 01
- Você e José Duarte, já completaram em detalhe o seu plano
de desenvolvimento. Com o propósito de se assegurar de que ele compreende seu papel e
para medir seus avanços, você deve neste momento fazer algumas perguntas. A sua melhor
opção poderia ser:
- a) Que é que você acha desse plano, José Duarte ?
- b) Que parte você considera mais difícil para implantar ?
- c) Você está me compreendendo, José Duarte ?
- (Vá ao quadro 32 e controle a sua escolha)
- UNIDADE 02
- Você sente que José Duarte não participa totalmente do
plano de auto-desenvolvimento. A melhor maneira para alertá-lo desse problema potencial
poderia ser:
- a) Sugerir algumas mudanças.
- b) Encontrar quais os pontos que não o satisfazem e tratar
de superar suas objeções.
- c) Perguntar-lhes se gostaria de alterar o plano de alguma
forma.
- (Vá ao quadro 33 e verifique a sua resposta)
-
- UNIDADE 03
- Para reforçar mais ainda a motivação e o progresso de
José Duarte, você deveria:
- a) Recordar-lhe algumas das recompensas que ele ganhará se
aderir ao programa: mais liberdade (eventualmente), progresso mais rápido, etc.
- b) Não fazer nada. Você já expôs seus pontos e se José
Duarte não os guardou, não vai poder fazer mais nada.
- c) Dizer-lhe que um resumo da entrevista, por escrito, deve
ser feito por ele.
- (Vá ao quadro 34 e verifique a sua resposta)
|
- QUADRO 32
|
- MÓDULO 08 - FOLHA DE RESPOSTAS
- UNIDADE 01
- K a) Uma pergunta aberta desse tipo normalmente é boa, mas
nesta situação talvez seja questionável. José Duarte vai aderir ao plano de
auto-desenvolvimento de uma forma geral porque é seu e ele ajudou a formulá-lo, no
entanto, este tipo de resposta não lhe dirá se está preparado para seguí-lo. Veja a
opção "b" abaixo.
- (Se você escolheu essa alternativa não ganhou nenhum
ponto. Volte ao quadro 31 e responda a unidade 02)
- J b) Esta é a melhor pergunta, porque estabelece claramente
o problema, implantação do plano, não o plano propriamente dito. Agora, é o melhor
momento de detectar onde José Duarte sente dificuldades. Esta pergunta permitirá que
você compreenda o comportamento de José Duarte e trabalhe melhor a partir dele.
- (Se você escolheu essa alternativa ganhou 2 pontos e se
qualifica para uma contagem dobrada na unidade 03. Volte ao quadro 31 e responda a unidade
03)
- L c) Pergunta mais fraca. Se você estiver desejando escutar
um "sim", e na maioria dos casos, realmente ficar sem saber de nada, você
deverá fazer esta pergunta. Dar-lhe-á muito pouco "feed-back". Veja a opção
"a" acima.
- (Se você escolheu essa alternativa não ganha nenhum ponto.
Volte ao quadro 31 para responder a unidade 02)
|
- QUADRO 33
|
- MÓDULO 08 - FOLHA DE RESPOSTAS
- UNIDADE 02
- L a) Você está dando um salto no abismo. Só faça alguma
sugestão quando estiver seguro de que José Duarte participa do plano (ou de alguns de
seus segmentos).
- (Se você escolheu essa alternativa não recebe ponto. Volte
ao quadro 31 para responder a unidade 03)
- K b) É uma boa idéia procurar saber que partes do plano
não estão de acordo com o pensamento de José Duarte antes de fazer algo. Trate de
superar suas objeções, entretanto pode não ser a melhor técnica para lidar com ele
(isto não funcionou bem em situações anteriores, desta forma, é questionável sua
validade agora).
- (Se você escolher essa alternativa não ganha nenhum ponto.
Volte ao quadro 31 para atender a unidade 03)
- J c) Com este enfoque você poderia colocar uma posição
mais clara para José Duarte. Se você estiver correto, conseguirá apontar a área de
problemas e permitirá a José Duarte efetuar a correção aceitável (sujeita a sua
aprovação, é claro).
- (Se você escolher essa alternativa ganhou 1 ponto. Volte ao
quadro 31 para responder a unidade 03)
|
- QUADRO 34
|
- MÓDULO 08 - FOLHA DE RESPOSTAS
- UNIDADE 03
- L a) José Duarte é brilhante e muito sensível a
recompensas. Relembre-lhe isto agora. Provavelmente fará com que sinta claramente sua
superioridade em relação a ele. Não há necessidade de tratá-lo como a uma criança.
- (Se optou por essa alternativa não recebe qualquer ponto.
Vá ao quadro 35 e inicie o módulo 09)
- K b) Este é o caminho mais fácil. Na situação de José
Duarte não se deve deixar fios soltos.
- (Se você escolheu esta resposta não ganha ponto. Vá para
o início do módulo 09 do quadro 35)
- J c) Um rápido informe poderá fixar todos os elementos que
possam estar obscuros. Eliminará as falhas de entendimento e proporcionará um importante
instrumento para assegurar a sua atitude.
- (Se você escolheu essa alternativa ganhou 4 pontos. 8 se
pulou a unidade 02. Vá ao quadro 35 e inicie o módulo seguinte)
|
- QUADRO 35
|
- MÓDULO 09
- UNIDADE 01
- O acompanhamento por parte do supervisor após o
aconselhamento é essencial para o desenvolvimento a longo prazo e para a implantação de
planos. Na situação de José Duarte, a forma mais eficiente de acompanhamento poderia
ser:
- a) Estabelecer com ele uma supervisão muito próxima,
imediatamente após a designação de tarefas.
- b) Avaliar cada designação você mesmo, à medida em que
se vão completando e fazer uma análise compreensiva com José Duarte em sua próxima
entrevista de avaliação e aconselhamento, à ser realizada dentro de 6 meses.
- c) Rever cuidadosamente seu trabalho durante as próximas
semanas, mas não tomar qualquer ação até observar algum indício de melhoria ou quando
aparecer alguma falha.
- (Vá ao quadro 37 e verifique a sua resposta)
- UNIDADE 02
- Supondo-se que se haja estabelecido um método efetivo de
acompanhamento:
- a) José Duarte deveria ser informado sobre a natureza dos
planos de acompanhamento que você colocará em prática.
- b) Mantenha reservadamente sua atividade sem que ele
conheça seus planos de acompanhamento. Se você lhe disser, ele poderá ressentir-se das
implicações ou inibir-se.
- c) Não há qualquer importância de ele saber ou não
saber.
- (Vá ao quadro 38 e verifique sua resposta)
- UNIDADE 03
- Sua empresa requer que cada supervisor submeta a seu gerente
imediato, um relatório escrito de cada entrevista de avaliação e aconselhamento. Quando
você fizer o relatório da entrevista com José Duarte e as reações dele quanto ao
resultado, você deveria:
- a) Faze-lo da maneira como foi: boa ou má. Seja objetivo
(se for possível) fraco e real.
- b) Faze-lo favoravelmente a José Duarte, de forma que seu
gerente aprove com facilidade o aumento no momento oportuno. Um aumento é importante para
o moral de José Duarte, um bom registro de avaliação poderia auxiliar sua
recomendação. Além disso, seu gerente prefere boas notícias.
- c) Manter-se neutro. Assim você não assume compromissos.
Se disser algo bom para José Duarte, e ele falhar, será ruim para você, para o seu
julgamento. Melhor é jogar na certa.
- (Vá ao quadro 39 e verifique a sua resposta)
|
- QUADRO 37
|
- MÓDULO 09 - FOLHA DE RESPOSTAS
- UNIDADE 01
- L a) Este enfoque pode ser bom para alguns subordinados, mas
uma supervisão muito próxima provavelmente não será indicada para José Duarte e
retardará o seu progresso.
- (Se você optou por "a" não ganha nenhum ponto.
Volte ao quadro 35 e responda a unidade 02)
- K b) Esta alternativa apresenta boas possibilidades. É
importante conhecer o que está acontecendo, mas uma espera de 6 meses, supondo-se a
existência de alguma falta de ação, poderia ser bastante ruim para o objetivo final.
- (Se escolheu "b" não ganha qualquer ponto. Volte
ao quadro 35 e responda a unidade 02)
- J c) Esta resposta está feita sob medida para atingir às
necessidades específicas de José Duarte. Permite alguma liberdade mas dá a você uma
ferramenta de controle e um meio de ação, se e quando for necessário.
- (Se escolheu "c" ganhou 2 pontos e se qualifica
para a contagem em dobro na unidade 03. Volte ao quadro 35 para responder a unidade 03)
|
- QUADRO 38
|
- MÓDULO 09 - FOLHA DE RESPOSTAS
- UNIDADE 02
- J a) Uma vez que seus planos de acompanhamento estão
objetivando o atendimento das necessidades de José Duarte, e não para exercer uma
supervisão estreita e opressiva, isto deveria ser dito a ele. As pessoas tendem a fazer
melhor as coisas quando sabem que seus supervisores vão inspecionar determinados pontos.
- (Se escolheu "a" ganhou 1 ponto. Volte ao quadro
35 para responder a unidade 03)
- L b) Este é um enfoque muito fraco. Talvez não vá causar
qualquer problema mas não lhe permite o aproveitamento de uma oportunidade para motivar
José Duarte. Veja a resposta "a" acima.
- (Se você selecionou "b" não fez ponto. Volte ao
quadro 35 para responder a unidade 03)
- K c) Sim, vai haver uma diferença, se José Duarte não
entender o seu papel. Veja as alternativas "a" e "b" acima.
- (Se você optou por "c" não aumenta sua contagem.
Volte ao quadro 35 e responda a unidade 03)
|
- QUADRO 39
|
- MÓDULO 09 - FOLHA DE RESPOSTAS
- UNIDADE 03
- J a) Esta é a resposta vencedora e temos a esperança de
que tenha sido uma escolha fácil para você. Muitos gerentes passam a bola na avaliação
porque escrevem um registro formal para agradar ao seu próprio chefe ou para se
auto-protegerem.
- (Se você escolheu "a" ganhou 4 pontos. 8 se pulou
a unidade 02. Vá para o quadro 40 e comece o último módulo)
- K b) Não é boa. Procure encontrar uma maneira melhor de
obter o aumento para José Duarte.
- (se optou por essa alternativa não ganha qualquer ponto.
Vá ao quadro seguinte e inicie o módulo 10).
- L c) Da mesma forma que "b" acima, esta é uma
escolha fraca. Você não está sendo pago para jogar na certa.
- (Se você escolheu "c" não ganha ponto. Vá ao
quadro 40 e responda o módulo final)
|
- QUADRO 40
|
- MÓDULO 10
- UNIDADE 01
- Depois da entrevista, José Duarte começa a demonstrar
melhoria e continua dessa forma por umas tantas semanas. Um mês depois, no entanto,
submete um projeto que apresenta alterações em linhas que haviam sido acordadas
originalmente. Suas variações não são grandes e na verdade melhoram consideravelmente
o resultado. Você deveria:
- a) Ser paciente. Não fazer nada neste momento, uma vez que
José Duarte mostrou melhoria e ainda por cima esta variação melhorou os resultados.
- b) Sentar-se com ele para rever a designação.
- c) Programar uma outra sessão formal de aconselhamento,
tendo em vista que este assunto é muito importante para ser ignorado ou analisado fora do
cenário da ação.
- (Vá ao quadro 42 e verifique a sua resposta)
- UNIDADE 02
- Agora é o momento de submeter suas recomendações
preliminares para aumentos. No que concerne a José Duarte, você deveria:
- a) Recomendar-lhe o aumento, uma vez que já houve uma
melhoria no desempenho global.
- b) Não recomendar o aumento. Você foi paciente por um bom
tempo, dando agora esse tipo de sacudidela ele vai entrar na linha e aprenderá a
manter-se dentro das instruções.
- c) Transferir para dentro de 30 dias a sua decisão. Dizer a
José Duarte que circunstâncias estão provocando a demora de sua recomendação e por a
responsabilidade dessa alteração em suas mãos.
- (Vá ao quadro 43 e verifique a sua resposta)
-
- UNIDADE 03
- Você decidiu conversar com José Duarte informalmente e
discutir suas últimas designações (unidade 01, mais página anterior). A melhor maneira
de faze-lo é:
- a) Reconhecer seus esforços e suas recentes melhoras.
Dizer-lhe que você gostaria mais se qualquer alteração fosse discutida previamente com
você (certas e erradas), muito embora algumas alterações possam acarretar melhores
resultados, como o que ocorreu no presente caso.
- b) Felicitá-lo pelas inovações e admitir que seu enfoque
original estava equivocado. (José Duarte respeitar-lhe-á porque pode admitir seus
próprios erros também. É suficientemente atento para se dar conta da implicação de
que é melhor não se desviar do plano estabelecido, a não ser que ele possa obter
resultados similares).
- c) Rememorar-lhe de que novamente se desviou. Não lhe
reconhecer melhora alguma, entretanto, isto lhe servirá de alento para seguir melhorando.
- (Vá ao quadro 44 e verifique a sua resposta)
|
- QUADRO 42
|
- MÓDULO 10 - FOLHA DE RESPOSTAS
- UNIDADE 01
- L a) A paciência é algo admirável, mas não é eficiente
nesta situação. Por outro lado, uma melhoria no resultado é imaterial frente ao esquema
total do desenvolvimento a longo prazo de José Duarte. Ignorar o desvio pode ser
perigoso.
- (Se escolheu "a" não ganha qualquer ponto. Volte
ao quadro 40 e responda a unidade 02)
- J b) Altamente recomendado. O comportamento de José Duarte
está melhorando até agora, isto faz necessário que você atue, assim ele continuará no
caminho ascendente e não se desviará.
- (Se escolheu "b" ganhou 2 pontos e se qualifica
para a contagem em dobro pela unidade 03. Vá ao quadro 40 para responde-la)
- K c) Considerando-se o desempenho de José Duarte desde a
última sessão de aconselhamento, um desvio no padrão não é o suficiente para uma
entrevista formal.
- ( Se você optou por "c" não ganha ponto. Volte
ao quadro 40 para responder a unidade 02)
|
- QUADRO 43
|
- MÓDULO 10 - FOLHA DE RESPOSTAS
- UNIDADE 02
- J a) Inquestionável este ponto.
- (Se você selecionou "a" ganhou 1 ponto. Volte ao
quadro 40 para responder a unidade 03)
- L b) Equivocado. Esta tática não se justifica sob estas
circunstâncias. Provavelmente não funcionará de forma alguma para uma pessoa com os
antecedentes de José Duarte e suas motivações.
- (Se escolheu "b" não ganha nenhum ponto. Vá ao
quadro 40 para responder a unidade 03)
- K c) Outra vez as circunstâncias dessa situação não
requerem tal movimento drástico. Da mesma forma que em "b" acima, uma cenoura
parece destinada a falhar como elemento motivador.
- (Se escolheu "c" não ganha qualquer ponto.
Retorne ao quadro 40 para resolver a unidade 03)
|
- QUADRO 44
|
- MÓDULO 10 - FOLHA DE RESPOSTAS
- UNIDADE 03
- J a) O.k. ! Você reforçou com êxito seu desempenho
melhorado e apontou onde ele se desviou no atual projeto. José Duarte deve reconhecer que
você está se guiando por princípios, ao invés de seguir resultados secundários.
- (Se você optou por essa alternativa ganhou 4 pontos. 8
pontos se pulou a unidade 02. O jogo acabou !!!)
- K b) José Duarte provavelmente respeitará a sua humildade,
mas não vai ser possível que leia nas entrelinhas. No lugar dele passará a julgar mais
fácil do que antes se tornar "free-lancer", agora que pensa ter a sua
aprovação tácita.
- (Se optou por "b" não ganha qualquer ponto. O
jogo acabou !!!)
- L c) Você deveria apontar onde José Duarte errou, mas ao
mesmo tempo dizer-lhe sobre o seu progresso até o momento, a fim de lhe dar um reforço
positivo.
- (Se escolheu "c" não aumenta mais a sua contagem,
e o jogo terminou !!!)
|