RECURSOS HUMANOS
Pesquisa Salarial
INDÚSTRIAS PLÁSTICAS E QUÍMICAS
Apresentação - Módulo 1
As empresas tem a necessidade de equilibrar os seus níveis salariais em comparação com os níveis pagos pela comunidade.
Em suma, é um instrumento bastante útil e necessário na empresa, para manter os níveis de salários internos, equilibrados com o mercado externo.
UNIVERSO DA PESQUISA - POPULAÇÃO:
Indústrias plásticas e químicas de pequeno e médio porte concentradas nas regiões do Grande ABC, São Paulo e imediações.
EMPRESAS PARTICIPANTES:
EXCLUSÃO DE CARGOS NA PESQUISA:
Foram excluídos alguns cargos na amostragem desta pesquisa salarial, tendo em vista apresentarem salários atípicos com relação às demais empresas participantes e/ou por apresentarem informações incompletas, como por exemplo: cargos não avaliados.
ALTERAÇÃO NAS AVALIAÇÕES DOS CARGOS:
Foram alterados, em alguns cargos, os graus relativos a avaliação feita pelas empresas participantes, tendo em vista apresentarem contradições, quando correlacionados com os demais fatores avaliativos e também com os salários praticados.
Exemplo:
Um determinado cargo, que tenha a "natureza" no seu grau 3, não poderia ter uma avaliação do fator "complexidade" no seu grau 5. Pois, se tivesse a "complexidade" do grau 5, então o enquadramento deste cargo seria, no mínimo, na "natureza" de grau 4. Assim, as alterações possíveis poderiam ser:
A decisão, entre as opções acima, é baseada no salário atribuído àquele cargo.
Outra contradição:
Um determinado cargo, que tenha a "natureza" no seu grau 3 (cargo qualificado), jamais poderia ser atribuído o grau 3 para o fator "supervisão". Pois, um cargo "qualificado" não supervisiona ninguém. Assim, as alterações possíveis poderiam ser:
Nota: Os graus de supervisão somente são atribuídos nos cargos de: técnicos/supervisão; gerência; e diretoria, conforme a instrução inicial.
A decisão, entre as opções acima, é baseada no salário atribuído àquele cargo. A tabela lógica dessas avaliações, consta no módulo 3 (analítica) desta pesquisa.
CARGA-HORÁRIA MENSAL:
Todos os salários de horistas, mencionados nesta pesquisa, foram tabulados e calculados com base em 220 hs/mensal. Portanto, as empresas participantes ao interpretar os dados, deverão converter à sua jornada de origem. Exemplo: 210 hs/mensal è salário da pesquisa : 220 x 210 = salário convertido.
As jornadas reduzidas por natureza jurídica foram mantidas na forma original. Exemplo: telefonista è 180 hs/mensal.
SALÁRIOS:
Os salários informados nesta pesquisa não incluem: adicionais, tais como: horas extras, horas noturnas, etc. e nem benefícios sociais (econômicos e sociais). Os salários comissionados foram considerados salários + comissões do respectivo mês.
AGRADECIMENTOS:
Nossos especiais agradecimentos à todas empresas que participaram desta pesquisa salarial - maio/2000, pelas informações prestadas, sem a qual, não poderíamos ter realizado o presente trabalho.
Esperamos contar com a participação nas próximas pesquisas.
Nota: As empresas que desejarem participar nas próximas pesquisas, estarão dispensadas de informarem os respectivos dados (cargos, salários e avaliações). No entanto, deverão apenas informarem as alterações ocorridas no respectivo período, tanto de cargos e salários, como também de avaliações.