frame_new.gif (40245 bytes)

 

RECURSOS HUMANOS

Seleção de Pessoal

Testes


Língua Portuguesa

 
Leia o texto seguinte para responder às questões 1, 2 e 3.
5
As estatísticas de acidentes de trabalho no Brasil assustam e envergonham. Nos últimos 25 anos, dos 27 milhões de brasileiros acidentados no desempenho de suas atividades profis-sionais, 107 mil morreram. Atualmente, das 1.080 ocorrências diárias, quinze resultam em morte, cifra superior à verificada no trânsito.
10
Apesar das reduções registradas nos últimos anos, o número de desastres ainda é elevado e nos confere o 140 lugar no ranking mundial. Em 1997, esse triste quadro custou ao País US$ 5,8 bilhões, dos quais 85% (US$ 5,015 bilhões) foram pagos pelas empresas. A situação, portanto, é grave.
15
A Confederação Nacional da Indústria (CNI) resolveu, por isso, repetir este ano a Campanha de Prevenção de Acidentes no Trabalho, de 1997, a fim de conscientizar os profissionais dos riscos a que estão sujeitos quando não levam em conta cuidados essenciais na execução das tarefas ou dispensam equipamentos que os protegeriam e lhes salvariam a vida.
20
Dos acidentes, além dos lamentáveis casos fatais, resultam, anualmente, milhares de incapacitações permanentes para o exercício de atividades laborais, com prejuízos econômicos irreparáveis para os indivíduos, as empresas e o País.
25
(Correio Braziliense, 22/7/1998, adaptado)
 
01- Marque o período que não constitui seqüência lógica e coesa do texto.
a) São números inaceitáveis neste final de milênio para um país que tem pressa de ingressar no Primeiro Mundo.
b) O Brasil precisa, com urgência, reverter essas estatísticas.
c) É imprescindível que se elaborem medidas propiciatórias a uma parceria efetiva entre o sistema econômico e as instituições do governo capazes de baixar o número de acidentes a níveis civilizados.
d) A desinformação de ambos contribui para manter altas as cifras das ocorrências de lesões e morte no trabalho.
e) Não há como ignorar, ainda, que, apesar da campanha, estima-se que ocorrerão cerca de 300 mil desastres laborais nos próximos doze meses.
 
02- Indique a afirmativa incorreta em relação aos elementos constitutivos do texto.
a) As vírgulas que isolam a conjunção conclusiva às linhas 13 e 14 são desnecessárias.
b) A utilização do conectivo "por isso"(l .16) retoma as idéias apresentadas anteriormente no texto.
c) Não se pode dispensar, mantendo-se a correção gramatical, o acento grave que ocorre à linha 7.
d) "Apesar"(l .8) pode ser corretamente substituído por "A despeito", sem alteração de sentido.
e) O emprego do pronome "nos"(l .10) permite entender que o autor do texto manifesta envolvimento com as questões nacionais.
 
03- Marque V diante das afirmações verdadeiras e F diante das falsas, indicando, em seguida, a seqüência correta.
( ) A forma contraída "dos"(l .3) pode ser substituída corretamente por "dentre os".
( ) O verbo "resultar"(l .6) pode ser usado nesse contexto como transitivo direto.
( ) Se o operador "por isso"(l .16) viesse contíguo ao sujeito da oração, seria correto dispensar as vírgulas.
( ) Uma construção alternativa correta às linhas 18 e 19 seria "a fim de conscientizar aos profissionais dos riscos ..."
( ) A preposição "a" em "dos riscos a que estão sujeitos..."(l .18/19) é um índice de que se observam no texto as regras normativas da gramática da língua.
( ) O pronome "lhes"(l .22) tem valor possessivo.
a) V, V, F, V, F, V
b) F, V, V, F, F, F
c) V, F, F, F, V, V
d) V, V, F, F, V, F
e) F, F, V, F, V, V
 
 Leia o texto seguinte para responder à questão 4.
A Lei 9.677, de 2 de julho de 1998, alterou dispositivos do Código Penal, redefinindo os crimes contra a saúde pública. Todos sabemos que essa novel lei derivou da "descoberta" de falsificação e adulteração de medicamentos com requintes de desumanidade. Em alguns casos, venderam-se remédios para a cura ou o controle de doenças gravíssimas, como o câncer, causando, com toda razão, a revolta e a indignação da sociedade e dos consumidores e, o que é pior, a morte de um ainda incerto número de pessoas, lesadas pela avidez e engodo dos responsáveis por tal prática nefasta.
A esses últimos não há como deixar de aplicar os rigores do Direito Penal (ainda que falido), pois quem, ciente de sua conduta, falsifica um remédio para tão grave doença ou o vende a um necessitado consumidor, é, na verdade, um homicida, e com similar severidade penal deve ser tratado.
Porém, o que o legislador deixou de fazer – como de costume – foi distinguir situações absolutamente distintas, preferindo, ao contrário, colocar dentro de uma vala comum condutas que apenas no verbo se assemelham. (Rogério Schietti Machado Cruz - Direito e Justiça – Correio Braziliense – 10 de agosto de 1998)
 
04- O texto permite afirmar que o autor
a) acredita que o procedimento legal de alteração do Código Penal, referido no texto, não condiz com a prática tradicional e costumeira dos legisladores.
b) considera a referida alteração dos dispositivos do Código Penal imperfeita, pois iguala e torna equivalentes perante a lei condutas distintas.
c) considera que a prática de falsificação e adulteração de medicamentos distancia-se do crime de homicídio, por ser motivada apenas pela avidez econômica.
d) reconhece que o Direito Penal é satisfatório em seu texto e em sua aplicação para coibir e apenar crimes contra a saúde, prescindindo de alterações.
e) está ciente de que a falsificação e adulteração de medicamentos chegou ao conhecimento do poder público após a alteração do Código Penal.
 
Leia o texto seguinte para responder às questões 5 e 6.
Existe atualmente, uma série de leis que protegem o trabalhador . O trabalhador cede o seu trabalho e quem toma o trabalho do operário vê-se obrigado a cumprir um conjunto de obrigações, que estão agrupadas na lei denominada Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Sempre que houver a despedida de um trabalhador motivada ou imotivadamente, e qualquer uma das partes, principalmente o empregado, considerar que, aquilo que foi tratado por ocasião de seu contrato de trabalho não foi cumprido na sua demissão, ele vai ao seu sindicato e argüi perante as Juntas de Conciliação e Julgamento, os seus direitos. Quando é argüida a insalubridade ou a pericolosidade, o juíz requisitará perícias a cargo do médico do trabalho ou engenheiro do trabalho. (Baseado em João Alberto Maeso Montes e Dirceu Francisco Araújo Rodrigues)
 
05- Com relação à ortografia, ocorre(m) no texto
a) nenhum erro
b) dois erros
c) quatro erros
d) três erros
e) um erro
 
06- A pontuação está defeituosa no(s) período(s)
a) 10 e 30
b) 20 e 40
c) 10, 30 e 40
d) 20 e 30
e) 10 e 40
 
07- Escreva diante de cada texto, adaptado de Hélio Maranhão, o número do par de operadores lógicos abaixo que preenchem corretamente as lacunas. Assinale, em seguida, a letra da seqüência numérica correta.
( ) A divisão do Direito conhecida sob o título — Direito do Trabalho — tem por objeto a exposição de princípios e normas de direito que regem as relações de trabalho subordinado, _____, do trabalho prestado por uma pessoa a outra sob a dependência desta. Exclui-se, _____, o trabalho autônomo ou independente.
( ) A denominação — Direito do Trabalho — tem, hoje, o apoio quase unânime dos autores que tratam das relações de trabalho subordinado. Superadas estão, _____, as antigas denominações de Direito Industrial e Direito Operário, restritivas,______ o Direito do Trabalho se aplica aos empregados de todas as categorias.
( ) __________as nações hoje em pleno desenvolvimento tenham feito uma revolução industrial sem respeitar o Direito do Trabalho, o quadro dramático da exploração humana não é mais tolerável nos dias que correm. A elevação do valor ético do trabalho humano é, __________, uma conquista definitiva da civilização.
( ) O trabalho subordinado não engendra, apenas, as relações fundamentais que vinculam as duas partes individualmente, _______ origina, também, relações entre os assalariados no seio da empresa onde trabalham, _____ nas associações profissionais e sindicatos.
( ) A introdução da máquina, criando nova técnica de produção, reduziu, socialmente, a importância relativa do trabalho. O trabalhador continuou a ser solicitado, ________ anonimamente, em massa. Deixou, ________, de ser necessário como no tempo do artesanato, por sua habilidade individual.
( ) Com a expansão econômica decorrente da Revolução Industrial, os quadros do Direito comum, individualista, tornaram-se, ________, insuficientes para compor os conflitos de interesses resultantes das relações de trabalho subordinado. _______ ter surgido um novo sistema legislativo e um novo ramo do Direito — o Direito do Trabalho.
 
( 1 ) ASSIM / PORQUE
( 2 ) MAS / OU
( 3 ) ISTO É / POIS
( 4 ) CONQUANTO / DECERTO
( 5 ) POIS / DAÍ
( 6 ) PORÉM / PORTANTO
 
A seqüência numérica correta é:
a) 5, 1, 3, 2, 4, 6
b) 6, 1, 3, 4, 2, 5
c) 3, 1, 4, 2, 6, 5
d) 4, 2, 1, 3, 6, 5
e) 2, 6, 1, 4, 5, 3
 
08- Numere o segundo conjunto de sentenças de acordo com o primeiro, de modo que cada par forme uma seqüência coesa e lógica. Identifique, em seguida, a letra da seqüência numérica correta.
(1) Cumpre, inicialmente, distinguir a higiene do trabalho da segurança do trabalho.
(2) Na evolução por que passou a teoria do risco profissional, abandonou-se o trabalho profissional como ponto de referência para colocar-se, em seu lugar, a atividade empresarial.
(3) Há que se fazer a distinção entre acidentes do trabalho e doença do trabalho.
(4) O Direito do Trabalho reconhece a importância da função da mulher no lar.
(5) Motivos de ordem biológica, moral social e econômica encontram-se na base da regulamentação legal do trabalho do menor.
 
( ) A culminação desse processo evolutivo encontra-se no conceito de risco social e na idéia correlata de responsabilidade social.
( ) Daí as restrições da jornada normal e ao trabalho noturno.
( ) A necessidade de trabalhar não deve prejudicar o normal desenvolvimento de seu organismo.
( ) Enquanto esta é inerente a determinados ramos de atividade, os primeiros são aqueles que ocorrem pelo exercício do trabalho, provocando lesão corporal.
( ) Constitui aquela o conjunto de princípios e regras destinados a preservar a saúde do trabalhador.
 
(Baseado em Délio Maranhão)
A seqüência numérica correta é:
a) 1, 3, 4, 5, 2
b) 3, 2, 1, 5, 4
c) 2, 5, 3, 1, 4
d) 5, 1, 4, 3, 2
e) 2, 4, 5, 3, 1
 
09- Marque o item em que um dos dois períodos está gramaticalmente incorreto.
a) A preocupação com a proteção da saúde do trabalhador, do ponto de vista médico, data de a muito. / A preocupação com a proteção da saúde do trabalhador, do ponto de vista médico, data de muitos anos.
b) Dadas as péssimas condições ambientais nos centros de trabalho na Inglaterra do século dezoito, o Parlamento inglês promulgou, em 1802, a primeira lei de proteção dos trabalhadores. / Dadas as péssimas condições ambientais nos centros de trabalho na Inglaterra do século dezoito, o Parlamento inglês promulgou, em 1802, a primeira lei de proteção aos trabalhadores.
c) A organização de Serviços de Medicina do Trabalho nas pequenas empresas, em quase todos os países, representa um dos problemas mais difíceis de solucionar. / A organização de Serviços de Medicina do Trabalho nas pequenas empresas, em quase todos os países, representa um dos problemas de mais difícil solução.
d) Antes mesmo da instalação do Serviço Médico do Trabalho, é necessário que se faça a identificação da planta física, às vezes já existente. / Antes mesmo de se instalar o Serviço Médico do Trabalho, é necessário que se identifique a planta física, às vezes já existente.
e) Às atividades aeroportuárias, aeronáuticas e marítimas, sugerem-se Serviços de Medicina do Trabalho de grande porte, organizados e bem equipados nas sedes administrativas, e pequenos serviços de medicina ocupacional nos diferentes portos e aeroportos. / Às atividades aeroportuárias, aeronáuticas e marítimas, sugere-se instalar Serviços de Medicina do Trabalho de grande porte, organizados e bem equipados nas sedes administrativas, e pequenos serviços de medicina ocupacional nos diferentes portos e aeroportos. (Baseado em Vicente Pedro Marano)
 
Leia o texto para responder às questões 10 e 11.
5
É universalmente aceito o fato de que sai mais cara a reparação das perdas por acidentes de trabalho que o investimento em sua prevenção. Mas, então, por que eles ocorrem com tanta freqüência?
10
Falta, evidentemente, fiscalização. Constatar tal fato exige apenas o trabalho de observar obras de engenharia civil, ao longo de qualquer trajeto por ônibus ou por carro na cidade. E quem poderia suprir as deficiências da fiscalização oficial - os sindicatos, patronais ou de empregados - não o faz; se não for por um conformismo cruel, a tomar por fatalidade o que é perfeitamente possível de prevenir, terá sido por nosso baixo nível de organização e escasso interesse pela filiação a entidades de classe, ou por desvio dessas de seus interesses primordiais.
15
Falta também a educação básica, prévia a qualquer treinamento: com a baixíssima escolaridade do trabalhador brasileiro, não há compreensão suficiente da necessidade e benefício dos equipamentos de segurança, assim como da mais simples mensagem ou de um manual de instruções.
20
E há, enfim, o fenômeno recente da terceirização, que pode estar funcionando às avessas, ao propiciar o surgimento e a multiplicação de empresas fantasmas de serviços, que contratam a primeira mão-de-obra disponível, em vez de selecionar e oferecer mão-de-obra especializada.
25
 
30
(O Estado de S. Paulo - 22 de fevereiro de 1998 - adaptado)
 
10- Assinale a opção que apresenta as palavras-chave do texto.
a) aceitação universal – constatação – benefício – escolaridade
b) investimento em prevenção – deficiências – entidades – equipamentos
c) falta de fiscalização – organização – benefício – mão-de-obra
d) prevenção de acidentes – fiscalização – educação – terceirização
e) crescimento – conformismo – treinamento – empresas
 
11- Assinale a opção incorreta em relação aos elementos do texto.
a) O pronome "eles"(l .4) refere-se a "acidentes de trabalho"(l .2/3).
b) A expressão "tal fato"(l .7) retoma a idéia antecedente de "falta de fiscalização"(l .6).
c) Para compreender corretamente a expressão "não o faz"(l .12), é necessário retomar a idéia de "suprir as deficiências da fiscalização oficial"(l .10/11).
d) A palavra "primordiais"(l .17) vincula-se à idéia de "básicos, principais".
e) "Dessas"(l .17) refere-se a "deficiências da fiscalização oficial"(l .10/11).
 
12- Marque o item que não liga de maneira coesa e gramaticalmente correta os dois segmentos seguintes do texto:
O relatório das atividades anuais do Tribunal Superior do Trabalho deve constituir objeto de análise pelos integrantes da Justiça do Trabalho, do Congresso Nacional e do Poder Executivo Federal, .................................................................. estimularia a busca de respostas para indagações de relevante interesse socioeconômico. (Baseado em Almir Pazzianotto Pinto)
a) pois, sintetizando a crise que afeta as relações de trabalho,
b) porquanto, sintetizando a crise que afeta as relações de trabalho,
c) pelo qual, sintetizando a crise que afeta as relações de trabalho,
d) uma vez que, ao apresentar síntese da crise que afeta as relações de trabalho,
e) dado que, ao sintetizar a crise que afeta as relações de trabalho,
Nas questões 13 e 14, marque o segmento do texto que contém erro de estruturação sintática e/ou de pontuação.
 
13-
a) A saúde dos trabalhadores é um campo específico da área da Saúde Pública que procura atuar por meio de procedimentos próprios, com a finalidade de promover e proteger a saúde das pessoas envolvidas no exercício do trabalho.
b) A saúde deve ser entendida no sentido que a deu o Professor René Dubos: "Saúde é o perfeito equilíbrio entre o indivíduo e o seu meio ambiente".
c) A definição dada por René Dubos é ampla, pois apresenta uma visão sistêmica de saúde.
d) Somos parte de um sistema — o meio ambiente. Este se interliga a outros sistemas, neles exercendo e recebendo influências.
e) Por outro lado, formamos nós mesmos um grande sistema, dividido em vários outros justapostos, que interagem entre si.
(Baseado em Casimiro Pereira Júnior)
 
14-
a) A saúde dos trabalhadores depende, para sua preservação, de três pontos básicos: o legal, o educacional e o técnico, que constituem um triângulo para o qual converge toda a atuação profissional da medicina do trabalho.
b) O aspecto legal é representado pela existência de leis fortes, que obriguem os empresários a cumprirem as normas de segurança e saúde no trabalho. São os detentores dos empreendimentos os responsáveis legais por ambientes e procedimentos de trabalho seguros.
c) O educacional, é manifestado pela conscientização dos empregadores para o controle dos riscos no ambiente e no modo de produção, assim como pela efetiva instrução dos trabalhadores quanto aos riscos existentes no trabalho e sua prevenção.
d) Ao aspecto técnico cabe a aplicação de conhecimentos de Engenharia e do comportamento humano, para obtenção de ambientes e procedimentos seguros.
e) O uso de tecnologia adequada, desde o projeto de ambientes e de equipamentos na execução, é fator determinante para a obtenção de condições favoráveis à segurança e à saúde dos trabalhadores.
(Baseado em Casimiro Pereira Júnior)
 
15- Assinale a opção em que a pontuação está correta.
a) Infelizmente, a inobservância das regras de segurança e higiene do trabalho, que buscam garantir, aos empregados um ambiente saudável e equilibrado, tem posicionado o Brasil no cenário internacional como um dos países de maior ocorrência de acidentes de trabalho, com resultados catastróficos: mortes, mutilações, perdas de sentido de toda ordem e outros.
b) Infelizmente, a inobservância das regras de segurança e higiene do trabalho, que buscam, garantir aos empregados um ambiente saudável e equilibrado, tem posicionado o Brasil no cenário internacional como um dos países de maior ocorrência de acidentes de trabalho com resultados catastróficos; mortes; mutilações, perdas de sentido de toda ordem e outros.
c) Infelizmente, a inobservância das regras de segurança e higiene do trabalho, que buscam garantir aos empregados um ambiente saudável e equilibrado, tem posicionado o Brasil no cenário internacional como um dos países de maior ocorrência de acidentes de trabalho, com resultados catastróficos: mortes, mutilações, perdas de sentido de toda ordem e outros.
d) Infelizmente, a inobservância das regras de segurança e higiene do trabalho que buscam garantir aos empregados um ambiente saudável e equilibrado tem posicionado o Brasil, no cenário internacional como um dos países de maior ocorrência de acidentes de trabalho, com resultados catastróficos: mortes; mutilações, perdas de sentido de toda ordem e outros.
e) Infelizmente, a inobservância das regras de segurança e higiene do trabalho, que buscam garantir aos empregados, um ambiente saudável e equilibrado, tem posicionado o Brasil no cenário internacional como um dos países de maior ocorrência de acidentes de trabalho, com resultados catastróficos; mortes; mutilações; perdas de sentido de toda ordem e outros.
(Roberto Carlos Batista - Direito e Justiça - 08 de agosto de 1996, adaptado)
 
16- Numere os fragmentos, ordenando-os de modo a constituírem um texto coeso e coerente. Assinale, em seguida, a seqüência numérica correta.
( ) E logo em seguida prevê e recomenda "políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos".
( ) A Constituição de 1988, que o Governo insiste mais em reformar do que em executar, é expressa na defesa do povo.
( ) No artigo 196, declara que "a saúde é direito de todos e dever do Estado".
( ) Logo, esse tipo de organização de serviços vincula a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios entre si para ação integrada e eficiente.
( ) Se a União tem maior poder de comando e de recursos, fica, por isso mesmo, investida de mais responsabilidade na adoção das providências oportunas.
( ) Em garantia do resguardo desse direito coletivo, o artigo 198 estipula que as ações e serviços públicos de saúde integram uma rede regionalizada e hierarquizada, constituindo um "sistema único".
(Josaphat Marinho - Correio Braziliense – 25 de agosto de 1998)
a) 1, 3, 5, 4, 2, 6
b) 3, 1, 2, 5, 6, 4
c) 2, 4, 1, 3, 5, 6
d) 4, 2, 6, 1, 3, 5
e) 5, 6, 3, 2, 4, 1
 
Nas questões de 17 a 20, marque o item sublinhado que apresenta erro de estruturação sintática ou de propriedade vocabular.
 
17- Ao falarmos em(A) inspeção pericial, para fins(B) de perícia da Justiça do Trabalho, é necessário que se faça(C), primeiramente, uma rápida recapitulação do histórico da legislação no que(D) tange à(E) doenças ocupacionais.
(Baseado em João Alberto Maeso Montes e Dirceu Francisco Araújo Rodriges)
a) A
b) B
c) C
d) D
e) E
 
18- Para o desempenho de suas funções, pode o perito e assistente técnico utilizar-se(A) de todos os meios necessários, ouvindo testemunhas, obtendo informações, solicitando documentos que estejam em poder da parte ou em repartições públicas, bem como(B) instruir o laudo com plantas, desenhos e quaisquer outras peças. O artigo 429 se aplica, por exemplo, aos locais em que a obra está concluída, não mais havendo ali trabalhadores em exercício. Então, baseados(C) nesse artigo, podemos realizar a inspeção pericial em outra obra, desde que mantido(D) as mesmas condições técnicas de trabalho do tempo em que(E) o reclamante ali trabalhava.
(Baseado no artigo 429 da CPC)
a) A
b) B
c) C
d) D
e) E
 
19- A Justiça do Trabalho custará R$ 3 bilhões em 1999. Essa importância não seria excessiva se acaso viesse(A) sendo acionada unicamente em casos relevantes e inevitáveis, após falharem(B) todas as tentativas de prevenção e solução dos conflitos diretamente pelas partes. A vulgarização do Judiciário, talvez estimulada pela inexistência de custos, não deveria contribuir para projetar imagem negativa do País, desencorajando a geração de empregos. Se desejamos ampliar e modernizar o mercado, é indispensável colocarmos o dedo na ferida, procurando saber as razões por que(C), à medida que(D) aumentam o desemprego e as relações informais de trabalho, o País se converte em fonte inesgotável de reclamações trabalhistas, sem que disso resultem (E) a elevação do padrão de vida dos assalariados.
(Baseado em Almir Pazzianotto Pinto)
a) A
b) B
c) C
d) D
e) E
 
20- As reações inflamatórias brônquicas nas broncopneumonias ocupacionais (BPO) são menos(A) claras, ou, pelo menos, não estão conceituadas com a mesma firmeza que(B) as broncoespásticas. A não ser a bronquiolite dos enchedores de silo, causada pela exposição aguda a(C) gases de N2 , as demais inflamações brônquicas têm sua relação com a exposição ocupacional insuficientemente comprovada. Morgan, o principal estudioso desse assunto, tem, porém, desde 1978, uma posição favorável à(D) hipótese que(E) a exposição ocupacional a poeiras possa causar sintomas respiratórios.
(Baseado em Alfred Lemle)
a) A
b) B
c) C
d) D
e) E
 
GABARITO
1
D
2
A
3
C
4
B
5
D
6
A
7
C
8
E
9
A
10
D
11
E
12
C
13
B
14
C
15
C
16
B
17
E
18
D
19
E
20
E

 


Depto. Pessoal Recursos Humanos Legislação Jurisprudência Testes Artigos
Quadro de Avisos Informativos CD-Rom Trabalhista Suplementos Cursos Serviços
Chat DP/RH Consulta Assinatura Chefia & Liderança Negócios & Parcerias Principal

Cursos Online.jpg (3893 bytes)