RECURSOS HUMANOS
Seleção de Pessoal
Liderança XYZ
A |
X |
Y |
Z |
B |
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01 |
As pessoas gostam de competir entre si. | As pessoas preferem a cooperação acima de tudo. | |||
02 |
Para fazer com que a pessoa produza com maior eficácia, o melhor é oferecer uma gratificação. | A melhor maneira para compreender as pessoas é considerá-las como seres humanos racionais. | |||
03 |
A maioria das pessoas confia em seus semelhantes. | A explicação clara leva geralmente a um grau de cooperação mais alto. | |||
04 |
As pessoas trabalharão mais, quando competirem entre si. | Se compreende melhor a pessoa quando a consideramos como um ser social. | |||
05 |
A razão principal porque trabalha a maioria das pessoas é o dinheiro. | A única função das medidas disciplinares é prevenir a reincidência. | |||
06 |
A verdadeira função dos governos é ajudar a sociedade. | O homem sempre prefere arrazoar com o próximo. | |||
07 |
A maioria das pessoas com sucesso compete bem. | O trabalho em equipe, geralmente produz bons resultados. | |||
08 |
Em geral, o indivíduo fará um trabalho melhor, se lhe for oferecido mais dinheiro. | O homem geralmente faz aquilo que acredita que deveria fazer. | |||
09 |
O homem reage com mais rapidez se é estimulado do que se é castigado. | O indivíduo de sucesso sabe como e quando depender de outros. | |||
10 |
A função básica dos governos é controlar a sociedade. | O futuro da humanidade é promissor. | |||
11 |
A maioria dos líderes com sucesso tem que aprender que "dividir para liderar" é uma técnica de liderança, às vezes necessária. | A melhor maneira de conseguir que alguém faça um bom trabalho é explicar claramente suas implicações. | |||
12 |
O trabalho é tão natural quanto os jogos ou o lazer. | Os governos deveriam arregimentar as pessoas utilizando-se da razão. | |||
13 |
Às vezes, o indivíduo interferirá no que é desejado por outros, apenas para auferir uma vantagem pessoal. | As pessoas gostam de trabalhar e viver com outras pessoas. | |||
14 |
Não há razão para se ser otimista quanto ao futuro da humanidade. | A conduta individual depende, em primeiro lugar, das forças presentes na situação. | |||
15 |
Cada pessoa pode gostar de quem quiser. | Controlam-se melhor os subordinados quando se compreende a situação tal como eles a vêem. | |||
16 |
Freqüentemente, o trabalho em equipe gera compromissos (envolvimento). | Um homem deveria estar disposto a morrer, para salvar a seus amigos. | |||
17 |
Quando se julgam todos aspectos se conclui que ao menos o homem faz tanto o bem como o mal. | O melhor método de liderar consiste em estudar primeiro as situações e em seguida empreender a ação. | |||
18 |
Faça ao próximo somente aquilo que quer que façam a você. | O futuro do homem é aquele que o homem quer que seja. | |||
19 |
A vida do homem é contínuo esforço para satisfazer suas necessidades pessoais. | Geralmente, quando as pessoas cooperam entre si, produzem mais. | |||
20 |
A maioria dos homens se preocupa primeiro consigo próprio. | O homem é muito adaptável. | |||
21 |
A maioria das pessoas bem sucedidas coopera com as demais. | A melhor maneira de motivar alguém é faze-lo saber como está rendendo seu trabalho. | |||
22 |
Um pouco de competição é saudável, mas o excesso gera conflito desnecessário. | O recurso mais útil para um homem são os amigos que o conhecem bem. | |||
23 |
A pessoa luta somente quando não deseja a paz. | O homem é em essência um macaco sem pelo. | |||
24 |
Quando alguém tem auxiliares, o melhor é tratá-los como amigos. | A disciplina é um bom método para corrigir a violação das regras e melhorar o rendimento. | |||
25 |
Cada homem determina sua própria vida. | As pessoas trabalham melhor com amigos. | |||
26 |
A mudança tende mais para estabilizar do que perturbar as coisas. | O bem estar é uma condição humana natural. | |||
27 |
O homem faz mal a outro somente quando se vê forçado a faze-lo. | O verdadeiro trabalho em equipe é quase impossível de se conseguir. | |||
28 |
A falta de conhecimento é a principal causa que detém o avanço da humanidade. | A vida humana é melhor entendida quando é considerada como um constante esforço de melhoria pessoal e social. | |||
29 |
A maior capacidade humana é o raciocínio. | Os líderes tendem a satisfazer primeiro as suas próprias necessidades. | |||
30 |
Uma pessoa protegerá a seus amigos antes de salvar a si mesmo. | O ser humano ainda não conquistou uma vida pacífica. | |||
31 |
A vida seria melhor se o homem fizesse mais uso do seu cérebro. | O verdadeiro trabalho de equipe se consegue facilmente e é algo porque vale a pena trabalhar. | |||
32 |
O ser humano acha penosa a condição humana por causa de sua inteligência. | O homem é destrutivo por natureza. | |||
33 |
As pessoas possuem mais virtudes que defeitos, se motivadas para empregá-las. | A poluição é causada pelo egoísmo humano. | |||
34 |
O homem tem a habilidade potencial de ser eficaz, em quase todas situações. | Os líderes satisfazem, com prioridade, as necessidades de seu pessoal. | |||
35 |
O verdadeiro trabalho de equipe é valioso, porém difícil de ser conseguido. | O homem tem mais debilidades que virtudes. | |||
36 |
O homem é construtivo por natureza. | Não há evidência comprovada de que o homem pode controlar seus instintos naturais. | |||
37 |
A melhor maneira de entender os homens é vê-los como seres humanos racionais. | A cooperação é natural para o homem. | |||
38 |
Geralmente, o homem faz aquilo que crê ser seu dever. | A disputa (alteração) é tão natural para o homem como a alimentação e o sono. | |||
39 |
O homem não necessita ser governado por leis. | Geralmente uma pessoa obtém aquilo que merece. | |||
40 |
O futuro do homem é aquele que ele quer que seja. | Os desempenhos não são melhorados por medidas disciplinares. | |||
41 |
O homem luta somente quando não deseja a paz. | A humanidade vive com medo da dor e do sofrimento. | |||
42 |
O homem faz mais bem que mal. | Para entender realmente o homem deveríamos estudar a conduta do animal. | |||
TOTAIS è |
- o trabalho é intrinsecamente desagradável para a maioria das pessoas;
- poucas pessoas são ambiciosas, têm desejo de responsabilidade (a maioria prefere ser orientada pelos outros);
- a maioria das pessoas tem pouca capacidade para criatividade na solução de problemas da organização;
- a motivação ocorre apenas nos níveis fisiológicos e de segurança;
- para a realização de objetivos da organização, a maioria das pessoas precisa ser estritamente controlada e muitas vezes obrigada a buscar objetivos da organização.
- o trabalho é tão natural quanto o jogo, desde que as condições sejam favoráveis;
- o autocontrole é freqüentemente indispensável para a realização de objetivos da organização;
- a capacidade para criatividade na solução de problemas da organização está muito distribuída na população;
- a motivação ocorre no nível social, de estima e auto-realização, bem como no nível fisiológico e de segurança;
- as pessoas podem orientar-se e ser criativas no trabalho, desde que adequadamente motivadas.
- o homem é basicamente um ser racional sensível e controlado pela razão (por sua essência, não é bom, nem mau, porém sob a injunção das suas possibilidades);
- orienta-se por seu intelecto.
ESTILOS DE LIDERANÇA E SEUS EFEITOS
Estilos => |
X |
Y |
Z |
Auto-Estima |
Os elogios e as críticas que ele faz aos subordinados são estritamente pessoais e parciais. |
Quando elogia, é objetivo e claro e se atém os fatos e não somente às pessoas. Age com imparcialidade. |
Criticas, elogios ou comentários sobre os subordinados ele só os faz de diretamente integrado e interrogado. |
Confiança no grupo |
Não tem confiança nos subordinados. |
Confiança considerável, mas não completa, ainda deseja ter o controle das decisões. |
Confiança completa em todos os assuntos. |
Distribuição de tarefas |
O líder determina os trabalhos, para cada pessoa da seção. |
O líder deixa que os subordinados escolham seus colegas de trabalho e dividam atividades entre si, desde que justifiquem a escolha. |
Fornece aos subordinados o material para trabalhar e se põe à disposição para dar as informações que quiserem. Omite-se em relação as tarefas (deixa como está, para ver como é que fica). |
Efeitos no grupo |
É natural que ocorram tensões e frustrações entre os subordinados. A insatisfação e a apatia se generalizam. O trabalho só rende quando o chefe está presente. |
Os subordinados se relacionam bem uns com outros e com o chefe. O clima é de franqueza e espontaneidade. Na ausência do chefe, tudo ocorre bem e a produtividade não cai. Sua maneira de atuar cria nos subordinados senso de responsabilidade. Há integração plena entre os membros da seção ou departamento. |
A produção é insatisfatória. Perde-se muito tempo com coisas alheias ao trabalho. Alimenta o individualismo dos subordinados. Não cria nenhum tipo de cooperação entre eles e com a chefia. O chefe não é respeitado pelo subordinados. |
Interação no grupo |
Pequena interação e sempre com temor e desconfiança. |
Pouca interação, usualmente com condescendência dos superiores; temor e cuidado dos subordinados. Interação moderada, muitas vezes com grau relativo de confiança. |
Interação intensa e amistosa, com elevado grau de confiança. |
Motivação no trabalho |
O grupo sente-se motivado apenas a níveis fisiológico e de segurança. Compensações em dinheiro e estabilidade no emprego. Detesta desafios. |
O grupo é motivado a níveis social e de auto-estima (satisfeito os níveis fisiológico e segurança). Aceita desafios, porém somente a nível grupal. |
O grupo é motivado a níveis de auto-estima e auto-realização (satisfeito os níveis inferiores). Aceita desafios individuais. |
Natureza dos cargos |
Há uma boa familiarização com cargos não-qualificados. Serviço de natureza elementar; as instruções, bem como as normas de trabalho, são sempre fornecidas detalhadamente; tarefas sempre repetidas, requerendo pouca habilidade analítica; pequena exigência de exatidão nos detalhes de serviço; trabalhando sob imediata e constante supervisão, não se exige iniciativa pessoal. |
Há uma boa familiarização com cargos semi-qualificados e qualificados. Cargos com ocupações exigidoras de habilidades alicerçadas em experiência prévia, apesar de repetitivas ou rotineiras; o ocupante exerce ação independente no encaminhamento de detalhes de trabalho, cuja dificuldade é reduzida; as responsabilidades por patrimônio são visíveis e exigem cuidados tidos como normais para a sua preservação; a supervisão recebida é direta. |
Há uma boa familiarização com cargos qualificados e especializados. Cargos com ocupações exigidoras de conhecimentos específicos seguidos de delongado período de experiência prática; o trabalho é variado e apresenta problemas de alguma complexidade; o ocupante deve possuir grande habilidade mental e/ou manual; as responsabilidades por patrimônio são substanciais; a supervisão recebida é indireta e preocupa-se com a solução de problemas inusitados. |
Objetivos do trabalho |
Informa aos seus subordinados sobre o que vão fazer, passo à passo e de tal maneira que não sabem o que vão executar depois de terminado o trabalho. |
Atribui aos seus subordinados a decisão como agir mediante seu estimulo e assistência, os objetivos da tarefa são explicados e definidos para todos os subordinados com antecedência. |
Os subordinados decidem sobre o que fazer e como fazer ( Tarefas e procedimentos). Cada um decide como quer. |
Perfil do líder |
Dita e determina tudo o que o subordinado deve fazer e este executa, sem poder questionar "o que é" e "como deve ser feito". |
Discute com os subordinados todas as tarefas e procedimentos a serem seguidos; |
Dá completa liberdade aos subordinados; |
Relacionamento no grupo |
Mantém-se afastado do grupo e só se relaciona quando manda fazer alguma coisa. |
Apresenta-se como um membro do grupo. |
Fica isolado do grupo. O relacionamento ocorre quando alguém o procura. |
Uso do poder |
Medo, ameaças, castigo e prêmios ocasionais. |
Prêmios e alguns castigos reais e potenciais. Prêmios, castigos ocasionais, alguma participação. |
Prêmios econômicos baseados em sistema de competição criado por participação do grupo no estabelecimento de objetivos, melhoria de métodos, avaliação de progressos para objetivos, etc. |