frame_new.gif (40245 bytes)

RECURSOS HUMANOS

spacer.gif (43 bytes)
Karaoke - Um bom recurso para melhorar o clima na empresa

Guerra entre departamentos, falta de cooperação entre grupos, tarefas não sendo executadas dentro da programação esperada, individualismo, alta competitividade interna, alto índice de turn-over (rotatividade de pessoal), etc., são sintomas típicos de uma empresa com problemas de clima organizacional (ambiente hostil).

A falta de integração dos grupos no trabalho afeta drasticamente a qualidade e produtividade no trabalho, requisitos indispensáveis numa era de globalização.

Tradicionalmente, as empresas têm utilizado treinamento de sensibilidade (dinâmicas de grupo) como recurso para amenizar o problema em referência.

Mais recentemente, modismo ou não, algumas empresas brasileiras estão descobrindo o KARAOKE, como recurso para melhorar o ambiente da empresa. No Japão, a maioria das empresas já utilizam deste recurso.

"Quem canta, os males espanta". Esta é a definição que poderíamos atribuir para liberar o stress da rotina diária do trabalho e também para amenizar dos conflitos internos no trabalho.

KARAOKE - Um pouco de sua história

Surgiu após a segunda guerra mundial, exatamente na cidade de Kobe, Japão. Segundo historiadores, era costume daquele povo cantar durante o expediente de trabalho, colhendo arroz, debaixo de várias situações climáticas. Descobriram que cantando, o árduo trabalho tinha um bom rendimento e tempo passava-se depressa. Os escravos, originários da cultura africana, em tempos remotos, tinham a prática de cantar durante o trabalho. Não é à toa que o samba é cantado em qualquer lugar e a qualquer hora. Karaoke é o somatório de duas palavras japonesa: "kara" significa "vazio", e "oke" (okesutura) significa "orquestra".

KARAOKE - Adaptado no micro

Com a evolução da informática, em 1993, na França, Jean-Pierre Cocatrix desenvolveu um software, sincronizando a letra da canção com as músicas do arquivo "midi". Com esta invenção, nasceu o microcomputador como equipamento para Karaoke.

Hardware necessário:

placa de som, para reprodução dos arquivos "midi"; microfone semi-profissional, para conectar na placa de som; e aparelho de som, para plugar com a saída da placa de som.

Software necessário:

Hoje, existem vários sofwares disponíveis no mercado, de boa qualidade. Dentre eles, destacamos alguns:

Real Orche: É o mais procurado e usado entre os brasileiros. Tem várias opções de "lay-out" com boa apresentação. É o que mais se identifica com os equipamentos de karaoke disponíveis no mercado. A mais recente versão é o Real Orche 1.42. A versão 1.02 é mais antiga.

Cante: É o único genuinamente brasileiro. Sua apresentação é totalmente em português.

Midioke: Este software permite adaptar o tom da música ao tom da voz.

Nota: O software Cante é o único "freeware", isto é, gratuito. Os demais são "sharewares", isto é, você poderá adquirir mediante registro.

Onde encontrar softwares e arquivos musicais pela Web?

Kboing
Cante
Real Orche
Canta Brasil
Portal do Karaokê
Karaokê Net
Karaokê Vision
Best Songs Lyrics
Karaokê Brasil

 

Depto. Pessoal Recursos Humanos Legislação Jurisprudência Testes Artigos
Quadro de Avisos Informativos CD-Rom Trabalhista Suplementos Cursos Serviços
Chat DP/RH Consulta Assinatura Chefia & Liderança Negócios & Parcerias Principal

 

Empregos Manager Online