RECURSOS HUMANOS
Avaliação de Cargos Gerenciais
Método Hay
O método "Hay" destina-se exclusivamente a avaliação de cargos gerenciais, sendo ineficaz para cargos administrativos, técnicos ou operacionais.
Criado e desenvolvido pela Hay Inc., consultoria empresarial, ficou mundialmente conhecida pela sua eficiência em avaliar "executivos" de grandes empresas, inclusive no Brasil (exemplo Shell).
Basicamente, o método Hay avalia os cargos com base em três fatores, os quais são:
Know-How: é a soma total de quaisquer aptidões, conhecimentos e experiências requeridas pelo cargo, de maneira a propiciar um desempenho satisfatório. Independente da forma como foram obtidos. Know-how tem 3 dimensões, ou seja, os requisitos para:
Solução de Problemas: mede a intensidade do processo mental que utiliza o know-how na análise, avaliação, formação de conclusões e solução para os problemas.
A medida que o raciocínio vai ficando restrito a soluções padrão, baseadas em precedentes ou relativas a outras, a Solução de Problemas diminui, havendo então uma enfatização do fator know-how.
Acontabilidade: é responder por uma ação e as consequências desta ação. É o efeito medido que o cargo exerce nos resultados finais.
Os três fatores são interligados à medida que o processo de avaliação se desenvolve, os julgamentos deveriam conduzir a um todo coerente. Não é correto, por exemplo, admitir que um cargo requer grande proporção de "know-how" e, então, decidir que ele precisa de relativamente pouca "solução de problemas" e "acontabilidade".
Por outro lado, a integração das características levantadas em duas das áreas de julgamento, "solução de problemas" e "acontabilidade", constituem o perfil do cargo. Este perfil pode ser nivelado, negativo ou positivo, dependendo de qual seja a variação, para mais ou para menos, nos valores numéricos atribuídos ao cargo em ambas as áreas.
Assim, sempre que a "acontabilidade" apresentar um número maior que a "solução de problemas", o perfil será positivo; porém se ocorrer o inverso será negativo, e, em havendo equilíbrio será nivelado. Cargos de assessoria devem ser nivelados e cargos executivos (de linha) devem ser positivos.
O mecanismo do referido método é um tanto extenso e apresenta uma determinada complexidade. O objetivo aqui, foi apenas dar uma rápida noção, não entrando em mérito quanto aos seus detalhes técnicos. Mesmo porque, a aplicação do método deverá ser realizado apenas por consultorias credenciadas pela Hay Inc.
Abaixo, seguem-se alguns modelos de formulários utilizados pela Hay Inc.
QUADRO GUIA - ACONTABILIDADE |
CONCEITO Acontabilidade é responder por uma ação e suas consequências. É a influência medida que o cargo exerce em resultados finais, seus próprios ou gerais, da empresa. Acontabilidade apresenta 3 elementos: * Liberdade para atuar: restrições operacionais inerentes ao contexto em que o cargo atua. ** Magnitude do Campo de Ação, quantificação monetária, em termos anuais, do campo que é influenciado de forma mais clara e direta pelo cargo. *** Natureza do Impacto do Cargo nos Resultados Finais. |
*** NATUREZA DO IMPACTO: R = REMOTA: Serviços de informação, registro ou outras quaisquer atividades eventuais destinadas ao uso de outras pessoas na obtenção de algum resultado final importante. C = CONTRIBUTÓRIA: Serviços consultivos e de apoio destinados a contribuir para que outras pessoas desempenhem suas funções e atinjam os objetivos. S = SECUNDÁRIA: Participação direta de forma compartilhada e significativa com outras pessoas (exceto com os próprios subordinados ou superiores), dentro ou fora da unidade organizacional, na obtenção de resultados. P = PRIMÁRIA: Tem influência direta e determinante nos resultados finais do cargo e da empresa, a tal ponto que a responsabilidade global compartilhadas de outras pessoas é secundária ou indireta em relação a esta. |
MUITO PEQUENO | PEQUENO | MÉDIO | GRANDE |
LIBERDADE PARA ATUAR | Impacto | R | C | S | P | R | C | S | P | R | C | S | P | R | C | S | P |
RESTRITO Estes cargos estão sujeitos a: Instruções diretas e detalhadas. Supervisão rígida. |
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CONTROLADO Estes cargos estão sujeitos a: Instruções e rotinas de trabalho fixas. Supervisão rígida. |
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PADRONIZADO Estes cargos estão sujeitos, em todo ou em parte, a: Práticas e procedimentos padronizados. Instruções gerais de serviço. Supervisão do progresso e resultado do trabalho. |
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REGULADO Estes cargos estão sujeitos, em todo ou em parte a: Práticas e procedimentos baseados em antecedentes ou políticas bem definidas. Revisão gerencial. |
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ORIENTADO DE FORMA
ESPECÍFICA Estes cargos, pela sua natureza ou dimensão, estão sujeitos a: Práticas e procedimentos amplos baseados em antecedentes e políticas funcionais. Responsabilidades por uma área operacional restrita. Direção gerencial. |
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ORIENTADO DE FORMA AMPLA Estes cargos estão sujeitos pela sua própria natureza e dimensão apenas a políticas e objetivos funcionais e orientação geral da gerência. Responsabilidade por uma área operacional ampla. |
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ORIENTADO DE FORMA GENÉRICA Estes cargos estão basicamente sujeitos tão somente à políticas amplas emanadas da alta direção da empresa. |
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ORIENTADO POR ALTA
ESTRATÉGICA Estes cargos estão sujeitos apenas a altas estratégias e prioridades de organização. |
DIFERENÇAS DE NÍVEIS | Se ao comparar KH ou o SP, ou a AC de dois cargos independentemente (mas não o total combinado de pontos) e depois de cuidadosa consideração: |
0 | Você não puder notar nenhuma diferença então não há nenhuma e ambos os cargos estão no mesmo nível. |
1 | Você notar uma pequena diferença então existe uma diferença de um nível. |
2 | E bem claro que há uma diferença então existem dois níveis. |
3 + | Se, mesmo sem consideração alguma, for evidente que há uma diferença, então existem 3 ou mais níveis (adicione alguns cargos intermediários para que haja uma sequência mais uniforme). |
DESCRIÇÃO DE CARGOS |
CARGO: OCUPANTE: REPORTA-SE A: LOCAL: UNIDADE: DATA: APROVAÇÃO: ANALISTA:
SUMÁRIO DO CARGO O ocupante do cargo é responsável pela realização dos objetivos de vendas, definidos no plano estratégico da empresa para a região geográfica. DIMENSÕES número de subordinados: movimento de vendas previsto para 2000: folha de pagamento anual: despesas operacionais: número de clientes: NATUREZA E AMPLITUDE DO CARGO A empresa é uma indústria de vidros, fabricante de embalagens de vidro. Os principais produtos vendidos são embalagens de vidro para refrigerantes, bebidas alcoólicas e alimentos. A área geográfica é a mais competittiva do mercado brasileiro, contando atualmente com três principais empresas concorrentes. A empresa detém na região 45% do mercado e dos seus 50 maiores clientes, 30 estão na área de atuação do Gerente de Vendas São Paulo. Este é um dos quatro cargos que se reportam ao Gerente Nacional de Vendas. Subordinam-se ao Gerente de Vendas 12 funcionários, sendo:
As tarefas principais do cargo são: supervisionar e coordenar os trabalhos do escritório de vendas e vendedores, estudar e estabelecer os objetivos de mercado e as vendas da região para cada exercício. Coordenar as atividades administrativas e externas de Marketing e Vendas junto aos clientes da sua região geográfica, mantendo contatos com a alta administração dos clientes, visando o conhecimento dos seus planos, da imagem da empresa, seus produtos e serviços. Elaborar relatório mensal à gerência de vendas sobre as atividades com análise da performance do mês anterior, comparado com os objetivos traçados. Efetuar a previsão trimestral de vendas, ajustando o plano à situação existente no período, acompanhando a efetiva realização e a correção das eventuais distorções. Estudar e propor o lançamento de novos produtos, bem como orientar na decisão da política de preços desses produtos. Analisar e estabelecer a concessão de créditos a clientes, em virtude da perda ou quebra do produto, devolução por má qualidade, etc. Assessorar a gerência nacional de vendas na recomendação das políticas de crédito, de acordo com a situação do mercado. Orientar e coordenar as necessidades de Programação de Produção, visando o melhor interesse da empresa e sua melhor participação de mercado. Manter uma equipe de alta qualidade, fazendo a seleção de vendedores e identificando as necessidades de treinamento e desenvolvimento do pessoal de sua área.
DESAFIOS Os desafios que se apresentam, segundo o ocupante, são:
O ocupante do cargo tem competência para aprovar despesas até U$$ 1.000,00, bem como admitir ou demitir funcionários sobre sua subordinação. Dentro das normas da empresa. Pode alterar os salários de seus funcionários. Propõe ao seu superior a redução de preço, para determinados clientes, de acordo com os interesses da empresa. Recomenda níveis de preços dos novos produtos e atua em permanente colaboração com outros departamentos da empresa nos aspectos da produção, qualidade e assuntos da área financeira. Mantém contatos internos diários com Gerentes e Chefes de Departamentos, visando agilizar processos, verificar andamento dos negócios, solicitar informações, etc. Contatos externos com clientes e concorrentes, a fim de conhecer tendências de mercado, atuação política dos concorrentes, mantendo a administração da empresa, permanentemente informada sobre a situação dos negócios em geral.
ACONTABILIDADES PRINCIPAIS
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