RECURSOS HUMANOS
Avaliação de Desempenho Individual - Geral
CARACTERIZAÇÃO:
Compreende o período de adaptação do funcionário ao cargo e ajustamento às normas e procedimentos da empresa.
O processo envolve a efetiva participação da chefia imediata do funcionário, desde a assistência constante a esse, até a decisão sobre sua situação na empresa.
Dentro desse período, enquadram-se os funcionários recém-admitidos, promovidos ou remanejados.
Os aspectos técnicos desse trabalho envolvem basicamente:
OBJETIVOS:
O processo de avaliação, quer realizado pelo setor específico ou pela própria área, pressupõe um trabalho de apreciação constante sobre o comportamento dos indivíduos e das situações apresentadas na organização.
Quando aplicada dentro de um sistema normatizado, a "avaliação de desempenho" permite-nos:
INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO:
O primeiro instrumento utilizado é o impresso "Avaliação de Desempenho", que na prática será preenchido pelo superior imediato, junto com a avaliação, discutindo os fatores que estão sendo pontuados.
Inclui dados mensuráveis e esclarecimentos sobre o desempenho do funcionário, como resultante de seu comportamento.
São vários os fatores de comportamento e desempenho que utilizados pelas empresas, atendendo o contexto de cada organização, por exemplo:
AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO - ADMINISTRAÇÃO |
Capacidade profissional: condição de aplicar recursos teóricos e práticos para elaboração de trabalhos.
Criatividade: capacidade para apresentar e desenvolver idéias, aprimorar técnicas e métodos de trabalho.
Iniciativa: disposição para agir e solucionar, por si ou recorrendo a outras pessoas.
Relacionamento pessoal: contato que o avaliado apresenta com colegas, chefia e demais elementos envolvidos em seu trabalho.
Atenção: considere o quanto o avaliado mantém-se atento na verificação, conferência, transcrição e outras atividades que requeiram atenção.
Organização: observe a maneira com que organiza suas tarefas e ou materiais documentos e outros que utiliza para realização de seu trabalho.
Contato com o público: considere a sua maneira de tratar as pessoas.
Assiduidade: considere a quantidade de freqüência no trabalho, como também as faltas justificadas ou não.
Conhecimentos ligados ao trabalho: observe o grau de domínio e experiência nos serviços sob sua responsabilidade.
Disciplina: considere a maneira que o avaliado respeita a chefia, acata e cumpre as ordens que lhe são transmitidas.
RECOMENDAÇÃO:
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AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO - GERENCIAL |
Comunicação: capacidade de dialogar e transmitir informações, idéias ou ordens verbais a entidades externas, superiores e subordinados.
Estabilidade emocional: capacidade de reagir com controle nas diversas situações de trabalho, que envolvam imprevistos, pressão e conflito.
Tomada de decisão: capacidade de encontrar a melhor solução para os problemas ligados à sua área de atividade.
Planejamento e Organização: capacidade de elaborar programas de trabalho, utilizando procedimentos e recursos disponíveis à consecução dos objetivos propostos.
Liderança: forma como observa e orienta seus subordinados.
Sigilo: atitude apresentada frente a assuntos confidenciais.
Coordenação: maneira pela qual distribui as tarefas de seus subordinados e habilidade em obter uma ação integrada pela consecução dos objetivos do grupo.
Controle: condição de acompanhar o andamento dos trabalhos efetuados por seu grupo, com conhecimento e domínio de todos os fatores envolvidos na sua realização.
Capacidade de Análise e Síntese: condição que apresenta para avaliar os elementos mais importantes de uma situação sem perder o sentido da totalidade.
Criatividade: capacidade para apresentar e desenvolver idéias, aprimorar técnicas e métodos de trabalho.
RECOMENDAÇÃO:
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AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO - OPERACIONAL |
Disciplina: considere a maneira que o avaliado respeita a chefia, acata e cumpre as ordens que lhe são transmitidas.
Hábitos de segurança: Obediência às regras e instruções para prevenção de acidentes do trabalho.
Relacionamento pessoal: contato que o avaliado apresenta com colegas, chefia e demais elementos envolvidos em seu trabalho.
Zelo: maneira pela qual utiliza e conserva os equipamentos, materiais, ferramentas e demais bens da empresa.
Aprendizagem: capacidade em assimilar as informações recebidas sobre o trabalho.
Rendimento no trabalho: considere o rendimento do trabalho rotineiro do avaliado.
Pontualidade: considere a exatidão do avaliado quanto a observância do horário de entrada.
Assiduidade: considere a quantidade de freqüência no trabalho, como também as faltas justificadas ou não.
Interesse: disposição cm que o avaliado procura executar suas tarefas e se aperfeiçoar profissionalmente.
Adaptação: considere a capacidade de ajustamento do empregado em relação ao trabalho.
RECOMENDAÇÃO:
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AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO - SUPERVISÃO E CHEFIA |
Liderança: forma como observa e orienta seus subordinados.
Iniciativa: disposição para agir e solucionar por si, ou recorrendo a outras pessoas, situações que surjam em seu trabalho.
Interesse: disposição com que o avaliado procura executar suas tarefas e se aperfeiçoar profissionalmente.
Coordenação: maneira pela qual distribui as tarefas a seus subordinados e habilidade em obter uma ação integrada para consecução dos objetivos do grupo.
Capacidade profissional: condição de aplicar recursos teóricos e práticos para a elaboração do trabalho.
Controle: condições de acompanhar o andamento os trabalhos de sua equipe com conhecimento e domínio de todos os fatores envolvidos na sua realização.
Comunicação: forma de receber e transmitir idéias e informações verbais/escritas.
Tomada de decisão: maneira como atua em diferentes situações de trabalho, assumindo e prevendo conseqüências.
Planejamento e Organização: capacidade de elaborar programas de trabalho, utilizando procedimentos e recursos disponíveis à consecução dos objetivos propostos.
Sigilo: atitude apresentada frente a assuntos confidenciais.
RECOMENDAÇÃO:
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AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO - TÉCNICO |
Capacidade de análise: condição que apresenta para perceber e avaliar os elementos mais importantes de uma situação, sintetizando-os, sem perder o sentido da totalidade.
Interesse: disposição com que o avaliado procura executar suas tarefas e se aperfeiçoar profissionalmente.
Método de trabalho: maneira pela qual o funcionário estabelece etapas para a execução de seu trabalho, visando os objetivos propostos.
Sigilo: atitude apresentada frente a assuntos confidenciais.
Criatividade: capacidade para apresentar e desenvolver idéias, aprimorar técnicas e métodos de trabalho.
Capacidade profissional: condição de aplicar recursos teóricos e práticos para domínio e atualização desses conhecimentos pertinentes ao seu campo de atuação profissional.
Relacionamento pessoal: considere o relacionamento que o avaliado apresenta ao manter contato com outras pessoas.
Conhecimentos ligados ao trabalho: observe o grau de domínio e experiência nos serviços sob sua responsabilidade.
Organização: observe a maneira com que organiza suas tarefas e ou materiais/documentos e outros que utiliza para realização do seu trabalho.
Pontualidade: considere a exatidão do avaliado quanto a observância do horário de entrada.
RECOMENDAÇÃO:
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