RECURSOS HUMANOS |
Administração
de Cargos e Salários DESCRIÇÃO DE CARGOS A Descrição de Cargos é a base de todo o sistema de Administração de Cargos e Salários. Pois, a partir da descrição é que os cargos serão avaliados. Portanto, a descrição deverá ser sucinto, direto e claro, de maneira que qualquer um leigo leia e entenda. Por outro lado, vários outros setores da Administração de Recursos Humanos poderão ser beneficiados com a utilização da Descrição de Cargos, tais como:
A Descrição de Cargos é o processo que consiste em determinar os elementos ou fatos que compõem um cargo. Tecnicamente: CARGO é um conjunto de funções semelhantes, na maioria dos aspectos mais importantes das tarefas que as compõem. FUNÇÃO é um agregado de tarefas e responsabilidades atribuídas a um empregado. TAREFA é um conjunto de elementos que requer o esforço humano para determinado fim. Técnicas para descrição de cargos, envolvendo todo o procedimento prático, você poderá encontrar em nosso Manual de Cargos e Salários - Método Quantitativo. No Manual de Perfil Profissiográfico, encontra-se mais de 1.200 cargos já descritos, servindo apenas como modelo para descrição de cargos na sua empresa . |