rotinas.jpg (21256 bytes)

Cursos Online.jpg (3893 bytes)

Quadro de Avisos

spacer.gif (43 bytes)
Depto. Pessoal
Recursos Humanos
Relatório Trabalhista
Dados Econômicos
FGTS
Imposto de Renda
Legislação
Jurisprudência
Previdência Social
Recursos Humanos
Salários
Segurança e Saúde
Sindicalismo
Trabalhista
CD-Rom Trabalhista
Assinatura
Cursos
Suplementos
Chefia & Liderança
PLR
Quadro de Avisos
Principal
Chat DP/RH
spacer.gif (43 bytes)
spacer.gif (43 bytes)

TRABALHO AOS DOMINGOS E FERIADOS: SUPERMERCADO NÃO PODE SER AUTUADO

A 1ª SDI (Sessão de Dissídios Individuais) do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região negou, por maioria, provimento a recurso interposto pela União. Assim, foi mantida decisão obrigando a Subdelegacia do Trabalho de São Carlos a abster-se de autuar supermercado local por funcionar com empregados nos feriados civis e religiosos. A 1ª Vara do Trabalho de São Carlos, na região central do Estado, havia julgado procedente, em mandado de segurança, o pedido da empresa, com base, entre outros dispositivos, no artigo 70 da CLT, que, embora vede o trabalho em feriados nacionais e religiosos, ressalva o disposto nos artigos 68 e 69, do mesmo diploma legal. Eles excetuam os casos em que for concedida permissão pela natureza das atividades ou pela conveniência pública.

Para o relator do recurso, o Desembargador Federal do Trabalho Luiz Antonio Lazarim, o Decreto nº 27048/49, que regulamentou a Lei nº 605/49 quanto às hipóteses em que é permitido o trabalho em dias de feriados, inseriu as atividades do comércio varejista, do qual atualmente fazem parte os supermercados e hipermercados.

Após traçar breve histórico da evolução da jornada de trabalho no comércio no Brasil, o desembargador Lazarim lembrou que o próprio Ministério do Trabalho editou o Precedente Administrativo nº 45, que em seu item IV diz: "Não tendo sido contemplado na lei permissivo para trabalho em feriados, permanecem aplicáveis as disposições contidas no Decreto nº 27.048, de 12 de agosto de 1949."

Assim, reforça o magistrado, "a Recorrida, como integrante do comércio varejista, no ramo de supermercados, enquadra-se na exceção autorizadora do trabalho em dias de feriados. (01873-2005-008-RO)

Fonte: Notícias do TRT da 15ª Região, 11/12/2007.