rotinas.jpg (21256 bytes)

Cursos Online.jpg (3893 bytes)

Quadro de Avisos

spacer.gif (43 bytes)
Depto. Pessoal
Recursos Humanos
Relatório Trabalhista
Dados Econômicos
FGTS
Imposto de Renda
Legislação
Jurisprudência
Previdência Social
Recursos Humanos
Salários
Segurança e Saúde
Sindicalismo
Trabalhista
CD-Rom Trabalhista
Assinatura
Cursos
Suplementos
Chefia & Liderança
PLR
Quadro de Avisos
Principal
Chat DP/RH
Fórum DP/RH
spacer.gif (43 bytes)
spacer.gif (43 bytes)
SAIBA A DIFERENÇA ENTRE A CND E O CERTIFICADO DE REGULARIDADE PREVIDENCIÁRIA

A Certidão Negativa de Débitos é exigida das empresas e equiparados

Muitas são as confusões feitas entre esses dois documentos: a Certidão Negativa de Débito e o Certificado de Regularidade Previdenciária. A Certidão Negativa de Débito (CND) é um documento emitido pelo INSS, destinado a comprovar a regularidade em relação às contribuições previdenciárias, por parte das empresas em geral e equiparados. Já o Certificado de Regularidade Previdenciária (CRP) é o documento que atesta a regularidade do regime de Previdência Social dos servidores titulares de cargos efetivos de um estado ou município. O CRP pode ser requisitado nas seguintes situações: realização de transferências voluntárias de recursos pela União; celebração de acordos, contratos, convênios ou ajustes, entre outros.

Para obter o CRP, o órgão federativo, estado ou município deve encaminhar à Secretaria de Políticas de Previdência Social (SPS) do Ministério da Previdência Social a legislação específica que trata da previdência, do regime jurídico dos servidores, a Constituição Estadual ou Lei Orgânica, inclusive quando ocorrer a extinção do regime próprio. Estes serão analisados e atualizados para constar no Cadastro de Regime Próprio de Previdência Social. Com relação à CND, o seu requerimento deve ocorrer na licitação e na contratação com o poder público, no recebimento de benefícios, na transformação ou extinção de entidade ou sociedade comercial ou civil e transferência de controle de cotas de sociedade de responsabilidade limitada. Esses são alguns dos pré-requisitos para dar entrada no documento.

Esse documento atende a pessoas física ou jurídica de obra de construção civil e da construtora, sendo requerida na averbação da obra no Cartório de Registro de Imóveis. No caso da inscrição ou revalidação de memorial de incorporação no Cartório de Registro de Imóveis, o documento deve ser requerido pelo incorporador. A CND serve também para obtenção da concessão de crédito rural pelo produtor rural, bem como em quaisquer outra modalidades, por instituição de créditos pública ou privada, desde que o agricultor comercialize a sua produção no exterior ou diretamente no varejo ao consumidor.

Fonte: AgPrev, 25/01/2007.