Espaço RH |
Artigos |
Teoria Geral da Administração - TGA
ADMINISTRAÇÃO BUROCRÁTICA DE WEBER
Weber abriu sua nova avenida na perspectiva administrativa, introduzindo o estudo do seu aspecto institucional, partindo da ciência política, do direito e da sociologia.
Completou assim todo o objetivo da natureza da administração, fornecendo-lhe o comprimento necessário à consolidação da doutrina clássica da administração.
O núcleo central da contribuição de Weber relaciona-se com a organização burocrática, ou seja, com o estudo da administração como um fato natural e institucional. Sua concepção tiveram influências fundamentais e aproximou-se sobre tudo do estado de governo e administração pública.
Segundo estudiosos, Philip e Alvin W. Gouldner afirmam que Weber se preocupou apenas com as relações formais entre os elementos da burocracia, ignorando a administração informal e os fatores humanos e sociais do comportamento. Por outro lado, a ênfase na disciplina burocrática ofuscava a importância da especialização e da competência técnica, pois concentrava nas mãos de chefes todas as decisões, sem o benefício do aconselhamento.
A concepção de Weber significa estudar a burocracia como um instrumento administrativo. Deste ponto de vista, a organização burocrática constitui um mecanismo para concepção de objetivos.
É o mais alto grau da racionalidade, pois nenhuma outra forma de organizar poderá alcançar metas de melhor maneira.