Espaço RH |
Artigos |
Teoria Geral da Administração - TGA
Histórico - Antecedentes e Precursores
A administração nasceu no século XX e somente neste século ela surgiu como setor da literatura técnica. Vindo no longo do tempo enriquecendo-se de teorias, doutrinas, práticas, meios e modos e localizados em vários enfoques, onde alguns autores assumem atitudes estrema na defesa de seus pensamentos particulares, negando os valores das concepções diferentes das suas.
Há de se convir como todos os ramos da administração há uma continuação de idéias.
Entendemos por assim dizer, que a Pré-História de Administração, e suas raízes encontra-se no renascimento, movimento este que forneceu as sementes chamadas de Revolução Industrial.
Geralmente, seu começo está situado em meados do século XVIII. Bertran M. Gross, um historiador que nos ressaltou a antiguidade da atividade administrativa com relação aos processos de mudança histórica. Dizendo formas de citar o caráter histórico da administração e citar antigos Conselhos administrativos tais como Confúcio e Platão.
Por sua vez, Claude S. Gheorge ao resumir esse período ele não concorda e julga provável que a atividade administrativa tenha iniciado na família, passando a tribo, posteriormente às unidades institucionalmente formalizadas.
Ele destaca o período medieval (ponte entre a antiguidade clássica e o renascimento) o arzenal de venza, excelente retrato da economia administrativa.
Thomas More e suas idéias utópicas para sociedade ideal, e Machiavelhi com seus conselhos apoiadas nos seguintes princípios a gestão liderança e a vontade de sobrevivência. Porém podem atribuir as primeiras contribuições efetivas a investigadores das ciências sociais, direitos, políticas, filosofias, psicologias, sociológicas e econômicas, falando-se da administração pública de empresas.