Espaço RH |
Artigos |
Teoria Geral da Administração - TGA
ADMINISTRAÇÃO EFICIENTE DE FORD
A administração eficiente de Ford consiste no trabalho dividido. repetido, contínuo e baseia-se principalemente nos princípios da produtividade, intensificação e economicidade.
Ford tinha sua política empresarial alicerçada na produção em massa, em série e em cadeia contínua, no pagamento de altos salários e na fixação de preços mínimos para bens produzidos, isso tudo lastreado na elevação da produtividade do operário, aumento da intensidade da produção e economia máxima de material e tempo de fabricação.
Muitos criticaram o sistema de Ford, dizendo que causava monotonia ao operário, pois o trabalho repetitivo em cadeia e em série ou seja uma linha de montagem onde o produto vem até o posto de trabalho do operador, e este sempre executa uma tarefa prederminada, a mesma tuma sempre faz o mesmo trabalho dentro do tempo em que o produto estaciona na su soma de ação, e com isto o operário está preso a uma posição fixa.
A organização Ford assombrou o mundo pela rapidez da produção (fabricação), pelo preço de venda reduzido, e pela formidável produção anual. Seu sucesso econômico levou Ford a produzir também a sua própria matéria-prima, concretizando desta forma a concepção moderna da indústria vertical.