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A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO DENTRO DAS ORGANIZAÇÕES

por Milton S. Yoshida*

Gestão do Conhecimento é um processo sistemático, articulado e intencional, apoiado na geração, codificação, disseminação e apropriação de conhecimentos, com o propósito de atingir a excelência organizacional. Sendo assim, o processo de gestão dentro da organização requer alguns cuidados.

Daí a importância e necessidade da alta administração de qualquer organização, antes de implantar qualquer processo de gestão, expor com muita clareza qual o caminho para alcançar objetivos, com base em uma missão e visão claras. E necessário também conhecer da equipe de trabalho que está sendo montado, se a pessoa detém os conhecimentos imprescindíveis para tal tarefa.

Entendo que a crescente internacionalização dos mercados e das economias tem produzido efeitos surpreendentes em muitos âmbitos, tornando a necessidade de se perseguir vantagens competitivas sustentáveis. Desde as organizações mais primitivas, se sabe da importância do conhecimento e do talento humano como diferencial competitivo entre as empresas. Daí a importância da organização das equipes de trabalho, o bom relacionamento entre elas e, principalmente, como transformam o conhecimento individual numa obra coletiva. Nos tempos altamente competitivos de hoje, não poderia ser diferente.

Seguindo a definição (citada pelo Nonaka e Takeuchi), há dois tipos de conhecimento: o tácito refere se à experiência, ao poder de inovação e à habilidade dos funcionários e uma organização para realizar as tarefas do dia-a-dia, e o conhecimento explicito, ligado aos procedimentos, aos bancos de dados, às patentes e aos relacionamentos com os clientes.

O conhecimento tácito é sutil e pessoal. Fica armazenado no celebro humano aguardando o contexto adequado para tornar-se explícito. Não depende da repetição da experiência. Assim sendo, o ambiente passa ser um fator determinante para uma bem sucedida gestão do conhecimento, aliado a sua motivação pessoal. Uma organização não pode criar conhecimento sem as pessoas. O que devemos e apoiar pessoas criativas e prover contextos para que essas gerem conhecimento, sem descuidar para que seja catalogado, transferido, assimilado e utilizado.

Uma característica muito importante e que deve se dar ênfase e fazer o uso intensivo da informação.

Entendo que qualquer gestão a ser implantado pode se constituir numa metodologia adequada à preservação e à boa utilização desse conhecimento em prol da sobrevivência das organizações no mercado competitivo. Não podemos esquecer que a mudança vem ocorrendo em todo o mundo, e a importância das pessoas questionando sobre tudo e, principalmente, quanto ao seu trabalho. Ser um bom profissional já não é suficiente para se manter um emprego. É preciso a capacidade de renovar o seu conhecimento.

Em um mundo globalizado e competitivo, não há espaço para amadorismo. Qualquer concessão ao método de tentativa e erro causa prejuízos. Por isso, cada vez mais, as empresas buscam modelos de gestão profissionais. É preciso ter muito cuidado com a transposição de modelos, porque o que foi sucesso em um lugar, pode fracassar em outro. Os executivos de qualquer organização precisam estar atualizados, saber implantar, implementar, manter e adaptar os modelos de gestão de suas organizações.

(*) Milton S. Yoshida
Aluno do curso de Gestão de Serviços
Matéria Gestão de Conhecimento
Centro de Pesquisa e Pós Graduação da UniFmu
milton@topadm.com.br
Maio/2005

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