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10 LIÇÕES
DE BOAS MANEIRAS NO TRABALHO 01. A cultura geral faz parte do preparo de qualquer executivo e permite, no mínimo, manter uma conversa atualizada. 02. Falar alto em reuniões de trabalho e nos restaurantes provoca constrangimentos. 03. É importante saber apresentar as pessoas, observando que o nome sempre precede a função e o pessoal interno é apresentado ao visitante. Ao esquecer o nome de alguém, é preferível pedir que a pessoa diga o nome completo. 04. A decoração dos escritórios deve ser harmoniosa, sem objetos que interfiram com cartazes, prêmios ou diplomas, gravuras e telas de artistas regionais revelam status. 05. O cartão de visita é entregue na mão da pessoa, com o nome na posição para leitura imediata. Caiu de moda dobrar a ponta superior do cartão. 06. Não se abre correspondência na frente de outras pessoas. Se for urgente, peça licença para ler, enquanto isso, o visitante deve fazer de tudo para deixar o executivo à vontade. 07. Quem faz uma ligação telefônica espera o interlocutor atender, e nunca o contrário. Telefones, celulares, devem ser utilizados com discrição. 08. Um aperto de mão deve durar, no máximo, cinco segundos e ser acompanhado pelo olhar direto nos olhos do interlocutor. Mão mole revela insegurança; oferecer apenas a ponta dos dedos é sinal de desprezo; e apertar demais é grosseria. 09. Pontualidade é fundamental, principalmente em reuniões. Um possível atraso deve ser comunicado com antecedência, e sempre justificado. 10. Quem convida para um almoço deve deixar claro que pagará a conta. Ser comedido na quantidade de comida e bebidas é sinal de refinamento. Em visita a outros países, a boa educação manda que nenhum prato seja recusado. Fonte: "Boas maneiras & Sucesso nos negócios" - Célia Ribeiro (Administrador Profissional). |