Recursos Humanos


Treinamento e Desenvolvimento de Pessoal

Método TWI (Training Whitin Industry)

 

5ª Fase - Liderança de Reunião

 

COMO ESTAR PREPARADO PARA LIDERAR UMA REUNIÃO
FAÇA UM RESUMO
  • Prepare um resumo detalhado dos tópicos a serem discutidos.
  • Determine os objetivos a serem alcançados. Faça uma lista dos pontos a serem salientados.
PLANEJE A DIREÇÃO DA REUNIÃO
  • Determine qual a aproximação a ser usada o que dizer, como dizer, como introduzir tópicos e idéias, como controlar a discussão. Estabeleça um horário: qual a duração da reunião. Estabeleça um horário qual a duração da reunião, qual o tempo necessário à discussão de cada tópico e de cada problema.
TENHA PRONTO TODO O MATERIAL
  • Os panfletos, as folhas de informação, os materiais de referência que deverão ser usados.
  • Cartões, diagramas, gráficos, cartazes, suficiente espaço de quadro-negro, giz, apagador, flip-chart, vídeo, datashow e fitas e todo o material necessário às demonstrações.
MANTENHA O LOCAL DA REUNIÃO CONVENIENTEMENTE ARRUMADO
  • Certifique-se de que todos podem ver e ouvir bem.
  • Certifique-se de que todos se sentem confortáveis: mesa, cadeiras em número suficiente, cinzeiros, temperatura, luz e ventilação adequadas, ausência de ruídos, etc.

 

 

COMO LIDERAR UMA REUNIÃO ?

PONTO 1 - INICIE A REUNIÃO
  • Cumprimente o grupo.
  • Faça observações de introdução.
  • Coloque o grupo à vontade.
  • Mostre qual o objetivo da reunião, qual o problema a ser discutido e quais os objetivos que se deseja alcançar.
  • Indique o método a ser usado.
PONTO 2 - ORIENTE A DISCUSSÃO
  • Inicie a discussão: exponha os fatos; faça perguntas diretas ou gerais; dê uma opinião; use demonstrações, filmes ou auxílios visuais de qualquer espécie.
  • Encoraje a participação - troca de idéias e de experiências; faça com que todos participem
  • Controle a discussão - evite ressentimentos que possam surgir dos argumentos apresentados; evite que um membro do grupo monopolize a discussão.
  • Mantenha a discussão dentro do assunto - resuma com freqüência, analise o desenvolvimento da discussão.
PONTO 3 - CONSIGA ACEITAÇÃO DOS RESULTADOS
  • Reajuste as idéias e as opiniões de modo que a maior parte do grupo as aceite. Peça constantemente que as opiniões e as idéias apresentadas sejam expressas novamente.
  • Faça muitas tentativas até que as conclusões sejam aceitas pela maioria do grupo.
PONTO 4 - RESUMA A DISCUSSÃO
  • Mostre os pontos altos da reunião. Faça uma avaliação das idéias, das opiniões, das sugestões e das experiências apresentadas.
  • Chegue a conclusões ou a soluções - indique o que foi conseguido com a reunião.
  • Determine um plano de ação a ser tomado.