Recursos Humanos


Treinamento e Desenvolvimento de Pessoal

 

Métodos de Treinamento

 

Treinamento Introdutório

É também conhecida como "integração do novo funcionário".

Treinamento de Sensibilidade

É uma nova técnica de treinamento na área da comunicação interpessoal, com o objetivo de conseguir um melhor relacionamento dos treinandos, por meio de aprendizagem de novas atitudes, novas maneiras de pensar, de agir e de sentir. O principal propósito dessa técnica é ensinar a dinâmica do comportamento eficaz e ineficaz de grupo.

Dinâmica de Grupo

A aplicação da referida técnica, não se pretende dar soluções aos problemas que surgem. A finalidade é despertar nas pessoas a consciência de que os mesmos existem, e caberá a responsabilidade individual enfrentá-los e a procura da solução que os mesmos requerem.

Estudo de Casos

O método de estudo de casos, consiste em analisar e julgar situações particulares, preocupando-se em avaliar aquilo que se poderia designar por experiência. O seu objetivo é, num só tempo, prático e especulativo.

Role Playing Dramatização ou situação simulada em treinamento

Tem ocupado uma posição indefinida no repertório dos especialistas e suas variações tem-se diversificado desde o entusiasmo até conclusões francamente críticas quanto a sua utilidade como técnica educacional. Esta técnica consiste em colocar os treinandos em situações normais de trabalho aproximando o mais possível da realidade, devendo os próprios treinandos representarem papéis, a fim de que, por meio de experiências, descubram muitas coisas a seu próprio respeito e dos demais.

Brainstorming

Esta técnica visa a participação de um grupo, levar a uma interação para absorver idéias. O coordenador do grupo, apresenta um determinado problema. O objetivo é fazer com que o grupo, participe e que isto leve a uma coesão grupal (tempestade de idéias), para solução deste. A motivação do grupo, é a própria participação para solução de casos. Esta técnica é empregada no CCQ (Círculos de Controle de Qualidade).

Psicodrama

O mesmo que psicoterapia grupal. Nesta técnica, grupos se reúnem para discussão de casos não programados. Onde o objetivo é envolver o grupo em situações de desembaraçar certas situações, através de dramas pre-deteminadas. Visa o inter-relacionamento, dimensionar criatividade e aperfeiçoamento técnico-cultural.

Exposição - Cursos

Esta técnica é a forma pela qual, visa ensinar, preparar o instruendo, a conhecer determinado objetivo, pelo qual se constatou a sua falta de conhecimento para execução de um trabalho. Normalmente, são aulas expositivas, explicativas e ilustrativas. Havendo pouca participação do instruendo. O expositor é que dará o programa, por inteiro de forma ordenada e subsequencial.

Conferência

É quando se deseja ter a opinião de uma pessoa, fazer com que um certo especialista fale sobre todos os aspectos da matéria ou sobre alguns deles, promove-se então uma conferência.

Instrução Programada

A instrução programada, também chamada "pedagogia cibernética", pode ser definida tendo em conta os seguintes aspectos básicos:

Caixa de Entrada

A técnica consiste em colocar os treinandos na posição de um supervisor ou a um administrador. A técnica começa quando a pessoa a que o treinando represente, inicie seu trabalho normal. Os treinandos terão que fazer as mesmas tarefas do administrador, ao receberem uma caixa de entrada, no qual se encontram papéis da rotina diária, correspondências, documentos, etc. Esses tipos de exercícios são individuais, cada treinando trabalhará um período de tempo, predeterminado, com base no material que recebe, idêntica para todos. Em seguida cada item é debatido por equipes ou turmas inteiras, a fim de determinar melhores providências relativas a cada problema.

Projeto de Visão Futura

O projeto de visão futura, visa fazer com que os treinandos possam imaginar problemas que terão que enfrentar no trabalho real, no decorrer de alguns anos, a finalidade desta técnica é também estimular a imaginação e espírito criativo.

Lição

É a mais antiga técnica de transmitir ensinamentos a grupos de pessoas. Consiste em que o professor apresente as informações verbais a um grupo, podendo entretanto, usar auxílio de audiovisuais tais como: slides, projeções, murais, etc.

Discurso

O discurso, o mesmo que palestra, é mais um programa voltado para atualização, do que propriamente um programa de treinamento. É realizado uma palestra, quando os temas são complexos, abrangendo aspectos muito diversos, que ensejam numerosas especialidades e se quer das aos funcionários treinandos uma visão ampla em todos os aspectos da matéria. Nele não há discussões. Sucedem-se os expositores, cada qual versando sobre sua especialidade voltada para o tema em estudo.

Treinamento Técnico e Administrativo

O treinamento Técnico é aquele que possibilita o treinamento especificamente para correção do trabalho. Já o treinamento Administrativo é mais voltado para o treinamento de "desenvolvimento" dos trabalhos técnicos. Seria o mesmo que complementar seus conhecimentos através de uma metodologia científica, dando condições de assimilar e conciliar conhecimentos técnicos com os administrativos, resultando no maior conhecimento e produtividade. Para o treinamento técnico, os meios de instrução serão através dos próprios supervisores de cada setor de trabalho ou especialmente pela escola SENAI (exemplo). E para o treinamento administrativo, serão ministrados pelo próprio setor de Recursos Humanos. No entanto, havendo necessidade de assuntos específicos no treinamento, o setor de Recursos Humanos pesquisará dentro da organização ou externamente, instrutores a nível de treinamento, através da avaliação potencial da organização. O objetivo é descobrir talentos latentes. A cada instrutor, dada a necessidade, serão orientados através de técnicas de treinamento, pois garantirão melhores resultados.

Coaching

Em inglês, "Coach" significa carruagem. Assim, "Coaching" dá a idéia de transportar algo de um lugar à outro.

No plano RH, Coaching é um processo que leva a uma determinada pessoa descobrir e desenvolver suas competências latentes frente a um desafio para atingir seus objetivos, transportando de um estado atual para os resultados.

No Coaching é adotado uma premissa que cada pessoa possui um autoconhecimento próprio e é capaz de obter todas as respostas. O papel do Coach (treinador pessoal / personal trainer) é de apenas estimular o Coachee (cliente), encorajando, motivando, atuando como um "olho externo" dando-lhe uma nova visão. Portanto, o Coach "não dá peixes, ensina a pescar".

A relação existente entre o Coach e o Coachee é bem próximo ao casamento, sempre juntos nos momentos de "alegria & tristeza", até o momento em que atinja o resultado, seja a curto, médio ou a longo prazo, de acordo com as necessidades de desenvolvimento pessoal. É uma relação de muita confiança, envolvimento pessoal e profissional, feedback constante entre os dois.

No Coaching, o processo inicia-se pela definição dos objetivos do Coachee, ou seja, aonde quer chegar. Em seguida é analisado os fatores que contribuem ou impedem as metas desejadas, colocando em avaliação as forças e fraquezas do Coachee. E por final, define-se um plano de ação, que permita alcançar os resultados desejados.

No decorrer do processo, ações e comportamentos específicos são agendados e treinados, permitindo-lhe dominar as competências necessárias.

Profissional habilitado

Basicamente existem duas modalidades de Coaching:

No primeiro, é recomendado que seja um profissional devidamente habilitado pelo IBC - Instituto Brasileiro de Coaching.

Campo de aplicação do Coaching