Recursos Humanos


Treinamento e Desenvolvimento de Pessoal

Método TWI (Training Whitin Industry)

 

3ª Fase - Métodos no Trabalho

 

COMO MELHORAR UM TRABALHO

Qual problema deve ser enfrentado primeiro ?

  • Faça uma revisão das tabelas de produção e registros individuais de produção.
  • Verifique o custo, repetições, refugos e dados sobre acidentes.
  • Determine quais o trabalho " pesados " ou " desagradáveis " .

"PERGUNTE AO CHEFE ONDE SE TORNA MAIS NECESSÁRIO O MELHORAMENTO DOS MÉTODOS"

1. Registre o método atual

  • Qual o trabalho feito?
  • Como é feito?
  • O que é utilizado para faze-lo ?

"TRABALHE COM O OPERÁRIO PARA OBTER O QUADRO COMPLETO"

2. Questione cada parte do método

  • Poderá esta ação ser eliminada ?
  • Em caso negativo, como executá-la melhor ?

"ANOTE CADA IDÉIA"

3. Desenvolva o novo método

  • Elimine ações desnecessárias.
  • Simplifique partes necessárias do trabalho, tornando-o mais fácil e seguro.

"USE PESSOAL, MÁQUINAS E MATERIAIS DISPONÍVEIS"

4. Coloque o novo método em ação

  • Desenvolva uma proposta incluindo os resultado esperados.
  • Esclareça e consiga aceitação de todas as pessoas interessadas.
  • Planeje como vai ensinar o novo método.

"DÊ VALOR QUEM MERECER ENFRENTE OUTRO PROBLEMA"

AUXÍLIOS PARA MELHORAMENTOS

  • Considere " onde " - quando - " quem " .
  • Combine e predisponha operações, materiais, ferramentas e equipamento.
  • Observe o esboço e disposição do trabalho.
  • Estude os materiais, tipos e como são transportados.
  • Estude desenhos, projetos e especificações do produto.
  • Use alimentadores automáticos, calhas, esteiras rolantes, suportes, fixadores, etc.
  • Dê posição prévia aos materiais, ferramentas e equipamentos nos melhores lugares e na área de trabalho adequada.
  • Planeje o uso de ambas as mãos.

AUXÍLIOS PARA APRESENTAÇÃO E DESEMBARAÇO DE PROJETOS

  • Calcule o aumento de produção, redução no custo, efeito sobre a qualidade, relação com o problema de segurança.
  • Considere o efeito produzido sobre as relações no trabalho e o trabalho da equipe.
  • Convença seu chefe. (Use proposta, folhas de tarefa, etc.)