Recursos Humanos


Treinamento e Desenvolvimento de Pessoal

 

Avaliação dos Resultados

Nesta fase é desenvolvido questionários para cada treinamento, tanto avaliando o instrutor como também do curso apresentado, bem como do aproveitamento do instruendo (atingiu os objetivos?).

O "feed-back" detectará as falhas que por ventura tenha ocorrido no processo de treinamento. Onde, as falhas serão novamente analisadas até que se cumpra com os objetivos estipulados.

Basicamente são dois critérios para avaliação:

Subjetiva

A avaliação subjetiva é feita em termos de reação dos treinandos que manifestarem através de formulários preparados. Suas opiniões e ponto de vista sobre o curso que tenham concluído.

O instrutor de treinamento, ao término de cada evento, deverá aplicar tais questionários de avaliação.

De elaboração aparentemente simples, esses questionários de avaliação subjetiva se compõe de itens que se seguem de expressões destinadas a medir ou qualificar as reações dos participantes que, via de regra, limitam-se a apor um "x" diante da expressão que melhor se ajuste à sua opinião ou julgamento (reação).

A apuração desse formulário (forma quantificável), costuma revelar aspectos interessantes e valiosos, que podem levar a uma revisão ou reformulação do curso ministrado, além de oferecer elementos para um julgamento da atuação ou desempenho do líder ou instrutor.

A avaliação subjetiva não mede qualquer aprendizado, modificação de comportamento ou desenvolvimento de aptidões ou capacidades provenientes do treinamento. Ela apenas determina o grau de aceitação que o curso ofereceu, por parte dos que dele participaram.

O desempenho do expositor ou instrutor, representa papel importante na aceitação e sucesso de um curso. Se lhe faltarem condições de liderança, recursos pedagógicos, entusiasmo e segurança para transmitir, habilidade para usar com adequação os recursos visuais, capacidade para comunicar-se, além de outros requisitos, o êxito dos cursos poderá ficar seriamente comprometido.

Objetiva

A avaliação objetiva de um programa de treinamento é de responsabilidade do supervisor imediato dos treinandos. Ao contrário da subjetiva, esta refere ao aprendizado resultante, as modificações de comportamento verificadas ao desenvolvimento constatado de aptidões e capacidades.

Dessa forma, aos supervisores serão atribuídos:

Aos supervisores serão atribuídos encargos e tarefas, indicando o grau de responsabilidade e a amplitude da autoridade dos supervisionados, se ele escolhe as pessoas mais indicadas para cada cargo ou função; se motiva o empregado no sentido de executar suas tarefas com interesse e da melhor forma que sua capacidade o permitir; se verifica e regula as atividades para assegurar a obtenção dos resultados, cumpre-lhes oferecer a esses agentes da produção todos os meios e recursos necessários para que possam atingir o desejável desempenho.

Se o objetivo é treinamento, é um dos recursos de que terá de se valer para tornar cada vez mais capacitados os funcionários, então a apuração dos resultados será uma decorrência natural dessa providência.

Apurar resultados significa avaliar o desempenho de cada funcionário, em função dos padrões previamente estabelecidos pela empresa.

 

Modelo

EMPRESA:
NOME:
SETOR/DEPTO:
SUPERIOR IMEDIATO:
DATA DO EVENTO:
CURSO/SEMINÁRIO/PALESTRA:
EXPOSITOR:

Responda as perguntas abaixo:

Entre as atividades normais de sua função, quais aquelas que proporcionaram maior aplicação dos conhecimentos adquiridos, por quê ?

 

Elabore uma minuta de suas atividades na empresa, relacionada ao treinamento realizado.

 

Cite 3 pontos positivos e 3 negativos do treinamento realizado.

 

Cite os itens mais importantes que o treinamento lhe ofereceu, que irão auxiliá-lo nas tarefas.

 

O treinamento foi apenas indicado ou o supervisor imediato esclareceu a importância em seu desempenho ?

 

RESUMO AVALIATIVO

 Assinale com um "x":

EXPOSITOR

GRADUAÇÃO

ÓTIMO BOM REGULAR
CONHECIMENTO E DOMÍNIO DO ASSUNTO      
DIDÁTICA DE APRESENTAÇÃO      
COMUNICABILIDADE E RELACIONAMENTO      
CONTEÚDO GRADUAÇÃO
SIM PARCIALMENTE NÃO
AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTOS ?      
APLICABILIDADE ÀS SUAS ATIVIDADES ?      
PROGRAMA GRADUAÇÃO
SIM PARCIALMENTE NÃO
CORRESPONDEU AO ESPERADO ?      
VOCÊ SAIU SATISFEITO ?      
OS OBJETIVOS FORAM ALCANÇADOS ?      
O TEMPO FOI SUFICIENTE ?      
O LOCAL FOI ADEQUADO ?      
COMENTÁRIOS E SUGESTÕES: