Recursos Humanos


Seleção de Pessoal

Recursos Científicos

 

Parapsicologia

A Parapsicologia é a ciência que estuda os fenômenos considerados incomuns, à primeira vista inexplicáveis, que apresentam porém, a possibilidade de serem resultados das faculdades humanas.

Em 1889, o termo parapsicologia foi estabelecido pelo alemão Max Dessoir, em seguida divulgado por Hans Drieschem em 1932. Antes disso, Allan Kardeck (1804-1869), teve o mérito de despertar a pesquisa sobre a parapsicologia.

Em 1953, foi reconhecida oficial e universalmente como ciência, após o Congresso Internacional de Parapsicologia organizado pela "Parapsychology* Foundation", pela Universidade Real de Utrech e pelo Ministério de Educação e Cultura da Holanda.

Em 1960, a UNESCO classificou a parapsicologia como a ciência mais importante para a humanidade.

Contudo, por mais que se fale em ciência, a parapsicologia foi sempre representada, na maioria dos casos,  por exploradores e charlatões, que nunca estudaram e nem lecionaram em nenhuma universidade. Com o descobrimento contínuo de fraudes, freqüentemente irresponsáveis, o bom profissional, digno de ser observado como especialista, acabou sumindo do mercado. Hoje, contamos com poucos profissionais.

No Brasil, há algumas empresas que consultam médiuns, bruxos, curandeiros, adivinhos, etc., para tomada de grandes decisões empresariais, inclusive na seleção de pessoal. Chico Xavier foi um médium destacado em psicografia.