Recursos Humanos
Seleção de Pessoal
Recursos Científicos
Psicologia
A psicologia(*) surgiu através de estudos sobre o "corpo" e a "alma" pelos primeiros sábios gregos(**) que exploravam esta temática em grandes questões filosóficas, fisiológicas e teológicas, pelo que sempre foi objeto de fascínio pelo comportamento, e especulações acerca da natureza e conduta humana.
Na Idade Média, os filósofos gregos passaram a enfatizar sobre os aspectos "mentais", deixando para os teólogos o estudo sobre a espiritualidade (alma).
Em 1879, Wilhelm Wundt foi considerado o fundador da psicologia moderna por ter criado o primeiro laboratório de psicologia na universidade de Leipzig, na Alemanha, tornando-se a psicologia uma ciência independente da filosofia.
A psicologia é uma das mais antigas disciplinas acadêmicas e, ao mesmo tempo, uma das mais novas. Entre o passado e o presente, em termos de seu objeto de estudo, as mesmas interrogações são feitas atualmente. Para se ter uma idéia, a psicologia moderna comemorou o seu centenário de nascimento em 1979. Considerando-se que o tema é discutido há mais de 2000 anos, podemos dizer que a referida disciplina é muito recente.
Por definição, a psicologia é a ciência que estuda os processos mentais e o comportamento humano. Atualmente, conta-se com dezenas de áreas de atuação, sendo em muitas delas auxiliadas por outros campos do conhecimento humano, como a sociologia, a pedagogia, a medicina, entre outros.
No âmbito de RH, a psicologia organizacional (industrial), estuda os fenômenos presentes nas organizações, ligados à gestão de recursos humanos (gestão de pessoas). É de suma importância no recrutamento, seleção, treinamento, cargos e salários, avaliação de desempenho, assistência social, clima organizacional, e outros.