Recursos Humanos


Seleção de Pessoal

Recursos Científicos

 

Grafologia

Dentre os diversos recursos aplicados na seleção de pessoal, timidamente as empresas estão descobrindo a grafologia como recurso alternativo para aplicação na seleção de pessoal, treinamento e desenvolvimento e para a orientação profissional.

A ciência já era conhecida pelos chineses no século XI. Em 1622, a grafologia se tornou uma ciência oficial na Itália. Em 1900, registrou-se a tese de doutoramento do médico baiano Costa Pinto, aqui no Brasil.

Segundo especialistas, a grafologia aplicada na área de recursos humanos surgiu em meados da década de 70, importada por empresas francesas, alemãs e americanas, aqui sediadas.

Hoje, muitas empresas e até mesmo o SESI (Serviço Social da Indústria) utilizam esta técnica para seleção de pessoal e para outros aplicativos na área de recursos humanos.

A ciência é baseada na escrita de cada indivíduo, e acredita que nela projeta-se a personalidade, a alma, suas qualidades e defeitos.

A escrita é resultado de um conjunto de movimentos musculares que nasce do cérebro, participando de um processo neurológico e resulta na performance fisiológica, psicológica, emocional e disposição do indivíduo.

Para análise são observados:

Para análise dos itens acima, o grafólogo utiliza a escrita pelo padrão escolar caligráfico, além de lupa e transferidor.

Os profissionais de grafologia orgulham-se de que a técnica tem uma alta precisão de acerto, pois é uma ciência exata, partindo dos movimentos físicos de cada indivíduo, que é capaz de obter informações mais profundas e ainda aponta tendências pessoais.