Recursos Humanos


Seleção de Pessoal

Recursos Científicos

 

Astrologia

Há mais de 4000 anos (China 2000 a.C. e Índia 1500 a.C.) que se fala em astrologia e ainda continua sendo um tema bastante polêmico entre os estudiosos.

A comunidade científica não considera a astrologia como uma ciência. Mas, os que defendem alegam que a astrologia é a ciência oculta mais antiga de toda a história da humanidade, que faz parte da origem da própria ciência, inclusive, a astronomia, que é reconhecida como ciência, teve origem a partir dos estudos de astrologia (cálculo do tempo, matemática, medicina, botânica, agronomia, mineralogia, etc.).

Carl Edward Sagan (1934-1996), astrônomo e biólogo, respeitado e crítico ferrenho das pseudociências, não assinou um artigo contra a astrologia, organizada por um grupo de astrônomos em 1975, declarando que o fato de não sabermos como uma coisa funciona não nos dá o direito de condená-la (citado por William Keepin, Ph D).

Crenças

Os astrólogos usam alguns argumentos científicos (ou pseudo-científicos) para explicar suas práticas. Por exemplo, entre outros:

Os magos, que eram as elites sacerdotais daquela época, já faziam diversas previsões, tais como: épocas favoráveis para colheitas, previsões de guerras, doenças, catástrofes, sucessão de governantes, etc. Até hoje, pescadores e agricultores consultam as posições da lua para as suas atividades cotidianas.

Metodologia aplicada

O estudo da astrologia nos leva a dois pontos existentes entre o homem e o universo, revelando as qualidades humanas através de quatro elementos básicos: fogo, terra, ar e água.

Cada elemento tem o seu significado, os quais são:

Os 12 signos da astrologia, cada um regido por seu respectivo planeta, são classificados em seus elementos, conforme a tabela abaixo:

fogo

terra

ar

água

áries (marte)

touro (vênus)

gêmeos (mercúrio)

câncer (lua)

leão (sol)

virgem (mercúrio)

libra (vênus)

escorpião (plutão)

sagitário (júpiter)

capricórnio (saturno)

aquário (urano)

peixes (netuno)

A partir daí, através do mapa astral (sistema solar) são analisadas as posições (distância, graus, etc.) e eixos resultando numa série de avaliação do perfil do indivíduo.

 

Astrólogos notáveis até o século XVII

Ramsés II (1300 a.C., Egito)
Assurbanipal (século VII a.C., Assíria)
Regiomontanus (1436-1476)
Paracelso (1490-1541)
Nostradamus (1503-1566, França)
Francis Bacon (1561-1626, Inglaterra)
Tommaso Campanella (1568-1639, Nápoles)
John Dee (1527-1608, Inglaterra)
Jean-Baptiste Morin (1591-1659, França)
William Lilly (1602-1681)