Recursos Humanos
Seleção de Pessoal
Diferenças Individuais
Glossário de outras variáveis relacionadas
Empatia
Empatia vem do grego "pathos" que significa emoção ou "patheia" que significa sentimento. No português, o seu significado é pensar como o outro, colocar-se no lugar do outro. É a capacidade de se identificar com outra pessoa, de sentir o que ela sente, de entender o que ela quer.
No início do século XX, o filósofo alemão Theodor Lipps (1851-1914), utilizou pela primeira vez o termo "empatia", para indicar a relação entre o artista e o espectador que projeta a si mesmo na obra de arte.
A empatia é uma aptidão que pertence a espécie da inteligência emocional e está dividida em dois tipos:
Simpatia
Geralmente, a simpatia é muito confundida com empatia. Muito embora, ambos designam a capacidade humana de perceber os estados emotivos de outrem e se afetar emocionalmente por eles, mas não são iguais.
O psicólogo Eisenberg, definiu a empatia como estado emocional proveniente da apreensão do estado emocional de outra pessoa, e que é congruente com este, e a simpatia como resposta emocional proveniente do estado emocional de outra pessoa, que não é idêntico a tal estado, mas consiste em sentimentos de pena ou interesse pelo bem-estar de outrem. Adam Smith definiu a simpatia como afinidade com toda paixão. No dicionário Houais, é definida como "faculdade de compenetrar-se das idéias ou sentimentos de outrem".
A simpatia é uma afinidade moral que pode ocorrer no sentir e no pensar de uma pessoa individualmente ou de duas pessoas. Trata-se de uma impressão agradável ou disposição favorável que se experimenta em relação a alguém que pouco se conhece mas não implica no reconhecimento das emoções ou necessidades do outro com quem se simpatizou. Diferente da empatia, a simpatia pode ocorrer com pessoas, animais e objetos inanimados ou mesmo por uma idéia. Uma definição mais precisa seria que a simpatia é algo que sentimos pelo que o outro está vivenciando sem entretanto sentir o que ele está sentindo.
A simpatia é considerada indispensável para convivência grupal, pois quando não existe, surge a antipatia, à qual ocasiona insatisfação tanto pessoal como profissional. Por exemplo, uma senhora pode ser antipática a um esteta, porque é feia. É simpática à um pianista por ambos gostarem das mesmas músicas. Relações Humanas podem melhorar a simpatia das pessoas.
Antipatia
Antipatia vem do grego "antipathéia", pela junção de anti (contra) + pathéia (afeição). É uma aversão ou repugnância de uma pessoa para com outra. É um comportamento humano que expressa sentimentos negativos e hostis com relação aos outros. Normalmente são encontradas em pessoas com comportamentos agressivos, egocêntricos e pessimistas. São mal educadas, frias, insensatas, mal humoradas, intrometidas, etc.