Recursos Humanos


Planejamento Estratégico de RH

Elementos Básicos do Planejamento

 

Premissas

Nenhum plano parte do nada, mas sim da realidade que afeta a empresa. A realidade pode ser dividida em partes, ou em premissas, isto é, pontos de partida que o administrador deve considerar no planejamento para realizar a escolha de alternativas.

As premissas podem ser classificadas, em primeiro lugar, quanto ao grau de controle que a empresa exerce sobre elas. Nesse caso temos:

Premissas não-controláveis

São os fenômenos sobre os quais a empresa não pode exercer controle. Exemplos: crescimento da população, futuros níveis de preços, clima político, níveis e política de impostos e ocorrência de ciclos econômicos.

Premissas semi-controláveis

São os fenômenos sobre os quais a empresa tem um controle parcial. Exemplos: participação da empresa no mercado, natureza da rotação de pessoal na empresa, eficiência no trabalho, política de preços da empresa.

Premissas controláveis

São fenômenos que estão sob controle. Exemplos: direção da expansão da empresa, programa de pesquisa de mercado, escolha de um local para o escritório da empresa.

 

As premissas também são classificadas quanto à área ou ao âmbito que abrangem. Nesse caso, elas podem ser:

Premissas externas, isto é, que estão fora do âmbito da empresa. Em geral, as premissas não-controláveis e algumas das semi-controláveis são externas. Exemplos: o crescimento da população, a ocorrência de ciclos econômicos e a participação futura da empresa no mercado.

Premissas internas, ou seja, que estão dentro do âmbito da empresa. As premissas controláveis são, em geral, internas. Exemplos: adoção de um programa de pesquisa de mercado, e escolha de um local para o escritório da empresa.

 

Finalmente, as premissas podem ser classificadas quanto à possibilidade de quantificação:

Premissas tangíveis

São aquelas que podem ser traduzidas em dinheiro, unidades, ou qualquer outra forma de medida. Exemplos: os futuros níveis de preços no mercado podem ser representados em moeda corrente do país; a eficiência no trabalho pode ser medida por índices, isto é, unidades comparativas.

Premissas intangíveis

São aquelas que não podem ser quantificadas, mas que constituem, igualmente, elementos importantes na elaboração de planos. Exemplos: o prestígio da empresa derivado da alta qualidade de seus produtos; a preferência do consumidor por um certo tipo de embalagem. Embora não possamos expressar essas premissas em números, elas poderão ter um peso maior no planejamento do que o lucro que seria obtido pela fabricação em maior quantidade de artigos de baixa qualidade ou pela escolha de embalagens mais baratas.

Em suma, premissas são todos os fatores que podem afetar as escolhas feitas pela administração em qualquer fase ou tipo de plano.

Devemos notar que os planos, uma vez postos em prática, passam a constituir premissas de novos planos que venham a ser estabelecidos.