Recursos Humanos


 

Introdução

A Administração de Recursos Humanos no Brasil, teve surgimento na década de 50, com a abertura do capital estrangeiro, no governo JK, através das empresas estrangeiras. Na época, a nomenclatura adotada era "Relações Industriais", que vem de "Industrial Relations". Posteriormente, algumas empresas modernas, passaram a denominar de "Relações Humanas", "Recursos Humanos", etc.

Atualmente, mesmo em pequenas e médias empresas, o RH tem se ocupado posições de destaque, frente ao fenômeno da globalização que gerou a alta competitividade entre empresas de oferecer produtos/serviços de maior qualidade e ao menor custo. A exigência da certificação ISO 9000 e o novo Código do Consumidor também contribuiram para a qualidade, colocando o RH em seu desafio de obter uma mão-de-obra mais qualificada e ao menor custo.

O RH tem por objetivo, entre outros, cuidar:

A sua estrutura básica, está organizada conforme a ilustração abaixo:

 

Recursos Humanos
Recrutamento e Seleção Treinamento e Desenvolvimento Administração de Cargos e Salários Administração de Pessoal Segurança
Atribuições:
 
Recrutamento
Seleção
Atribuições:
 
Integração
Treinamento
Desenvolvimento
Atribuições:
 
Cargos
Salários
Benefícios
PLR
 
Atribuições:
 
Admissão
Compensação
Desligamento
Fiscalização
Atribuições:
 
Segurança do Trabalho e Saúde
Segurança Patrimonial

 

Em algumas empresas, na estrutura, complementam-se: Serviços Gerais (xerox, malotes, correspondências, etc), Auditoria ISO 9000, Almoxarifado Administrativo, etc. 

 

Nota: O Decreto nº 9.571, de 21/11/18, DOU de 22/11/18 (RT 094/2018), estabeleceu as Diretrizes Nacionais sobre Empresas e Direitos Humanos, para médias e grandes empresas, incluídas as empresas multinacionais com atividades no País.