Recursos Humanos


Programas de RH

Integração na empresa

 

Karaokê

Guerra entre departamentos, falta de cooperação entre grupos, tarefas não sendo executadas dentro da programação esperada, individualismo, alta competitividade interna, alto índice de turn-over (rotatividade de pessoal), etc., são sintomas típicos de uma empresa com problemas de clima organizacional (ambiente hostil).

A falta de integração dos grupos no trabalho afeta drasticamente a qualidade e produtividade no trabalho, requisitos indispensáveis numa era de globalização.

Tradicionalmente, as empresas têm utilizado treinamento de sensibilidade (dinâmicas de grupo) como recurso para amenizar o problema em referência.

Modismo ou não, algumas empresas brasileiras estão descobrindo o karaokê, como recurso para melhorar o ambiente da empresa.

No Japão, a maioria das empresas já utilizam deste recurso.

"Quem canta, os males espanta". Esta é a definição que poderíamos atribuir para liberar o stress da rotina diária do trabalho e também para amenizar dos conflitos internos no trabalho.

 

Karaokê - Um pouco de sua história

Surgiu após a segunda guerra mundial, exatamente na cidade de Kobe, Japão. Segundo historiadores, era costume daquele povo cantar durante o expediente de trabalho, colhendo arroz, debaixo de várias situações climáticas. Descobriram que cantando, o árduo trabalho tinha um bom rendimento e tempo passava-se depressa. Os escravos, originários da cultura africana, em tempos remotos, tinham a prática de cantar durante o trabalho. Não é a toa que o samba é cantado em qualquer lugar e a qualquer hora. Karaokê é o somatório de duas palavras japonesa: "kara" significa "vazio", e "oke" (okesutura) significa "orquestra".

 

Karaokê - Adaptado no micro

Se a diretoria não liberar a verba para aquisição de equipamentos convencionais no comércio, alternativamente transforme o seu micro em aparelho de karaokê, praticamente sem nenhum custo.

Com a evolução da informática, em 1993, na França, Jean-Pierre Cocatrix desenvolveu um software, sincronizando a letra da canção com as músicas do arquivo "midi". Com esta invenção, nasceu o microcomputador como equipamento para karaokê.

Hardware necessário:

Software necessário:

Atualmente, existem vários sofwares disponíveis no mercado, de boa qualidade. Dentre eles, destacamos alguns:

Real Orche: É o mais procurado e usado entre os brasileiros. Tem várias opções de "lay-out" com boa apresentação. É o que mais se identifica com os equipamentos de karaokê disponíveis no mercado. A mais recente versão é o Real Orche 1.42. A versão 1.02 é mais antiga.

Cante: É o único genuinamente brasileiro. Sua apresentação é totalmente em português.

Midioke: Este software permite adaptar o tom da música ao tom da voz.

Microkê: É compatível com todos os formatos de karaokê e MIDI disponíveis no mercado (KAR, MID, MK1 e ST3). Possui pontuação, com avaliação de volume e afinação, nota detalhada por sílaba cantada e cinco níveis de dificuldade. Possui controle de tonalidade (grave/agudo, com graduação precisa de semitons). Permite ajustar qualquer música para vozes masculinas e femininas à vontade.

Nota: O software Cante é o único "freeware", isto é, gratuito. Os demais são "sharewares", isto é, você poderá adquirir mediante registro.

Arquivos de músicas:

Os arquivos musicais, que são totalmente gratuitos, estão disponibilizados pela Web em duas versões:

Onde encontrar softwares e arquivos musicais pela Web?

Entre em nosso site www.sato.adm.br, clique em "Recursos Humanos" e em seguida clique em "Karaokê - Integração de funcionários na empresa. Você encontrará vários "links" para fazer "download".