Recursos Humanos
Motivação no Trabalho
Introdução
O que é motivação?
É uma explicação das ações dos indivíduos diante de suas necessidades e objetivos. Um sistema de motivação é composto de três elementos essenciais:
Exemplo: Sinto fome, está a uma necessidade de alimento, me comporto de forma a buscar alimento e ingeri-lo, a fim de atenuar a necessidade de alimento.
MOTIVO (fome) |
COMPORTAMENTO |
ATIVIDADE DIRIGIDA P/O OBJETIVO (preparação do alimento) |
OBJETIVO (alimentação) |
ATIVIDADE NO OBJETIVO (ingerir alimento) |
PROCESSO:
MOTIVAÇÃO HUMANA |
|
Esse exemplo nos mostra claramente que a motivação não é uma causa, mas é um sistema composto por necessidade ou motivos, comportamentos e objetivos.
É importante lembrar que as pessoas diferem não apenas em sua capacidade, mas também em sua " vontade ", ou motivação. A motivação de uma pessoa depende da força de seus motivos (necessidades, desejos ou impulsos), que são dirigidos para um objetivo específico.
Portanto, os motivos são os "por quês" do comportamento. Eles são a mola da ação (comportamento), é algo dentro do indivíduo que o leva para a ação.
O comportamento é orientado por objetivos e motivos, isto é, nosso comportamento é, geralmente, motivado por um desejo de atingir um objetivo.
Por exemplo, o objetivo adequado para um novo empregado pode não sê-lo para um outro que tenha mais anos de fábrica.
Para este mesmo empregado, o objetivo que o mantém motivado hoje pode não motivá-lo mais daqui a um determinado tempo.
A medida que o empregado for muito tempo desempenhando sua atividade no objetivo, é importante que novos desafios lhe sejam propostos, isto é, novos objetivos, para que haja crescimento e desenvolvimento.
Citaremos agora, algumas formas de incentivos:
a) ELOGIOS INDIVIDUAIS OU GRUPAIS: tem como objetivo mostrar ao funcionário que seus esforços não são em vão.
b) PRÊMIOS: tem o mesmo efeito que os elogios, mas devem, evidentemente, ser distribuídos proporcionalmente ao esforço de cada um.
c) O conhecimento do resultado do esforço pessoal e dos progressos realizados, por cada um dos membros do grupo é ainda o método mais interessante.
A unidade básica do comportamento é a atividade. Na realidade, todo comportamento é uma série de atividades. Como seres humanos, estamos sempre fazendo coisas:
Ir ao restaurante para comer, assistir um cinema de carro, etc.
Estas são atividades que realizamos para satisfazermos um tipo de necessidade.
O OBJETIVO é a satisfação da necessidade. A medida que nós conseguimos realizar algo que nos propusemos a fazer, o nosso objetivo é alcançado.
MOTIVOS |
AÇÃO |
OBJETIVOS |
||
(conjunto de necessidades) |
(recursos usados para...) |
(satisfação de necessidades) |
Todo indivíduo tem muitas centenas de necessidades, como por exemplo, ter fome, sede e estar cansado, necessidades estas que competem pelo seu comportamento, com isso ele pode ter várias necessidades no momento, mas o motivo com maior força em determinado momento levará ao comportamento, enquanto que os motivos com menos força ficarão em estado de inércia esperando a sua vez, a esse processo chamado de "força do motivo ".
CATEGORIA DE ATIVIDADES:
As atividades resultantes de necessidades de elevada força geralmente podem ser classificadas em duas categorias:
a) Atividades dirigida para o objetivo;
b) Atividade no Objetivo;
Exemplo: No natal, quando durante todo o dia os alimentos estão sendo preparados (atividade dirigida para o Objetivo), a necessidade de alimento aumenta até o ponto em que a pessoa quase não é capaz de esperar o momento que a Ceia esteja pronta. Quando começa a comer (atividade no objetivo) a força deste motivo diminuí até o ponto que os outros motivos aparecem ou se tornem mais importantes.
A força do motivo tende a aumentar à mediada que a pessoa apresente a atividade dirigida para o objetivo, enquanto que esta força tende a diminuir, a reduzir-se a medida que a pessoa age no objetivo.
Numa situação de trabalho, o chefe ou superior deve estimular seu grupo no sentido de proporcionar maior incentivo, onde cada indivíduo, membro do grupo, desenvolverá um trabalho de boa qualidade, sendo respeitado suas necessidades individuais.