Recursos Humanos
Seleção de Pessoal
Diferenças Individuais
Competências Individuais
Competências individuais, também conhecidas como habilidades individuais ou
competências pessoais, referem-se às características, conhecimentos, habilidades e
traços pessoais que uma pessoa possui e que as tornam eficazes em suas atividades
profissionais e pessoais. Essas competências são fundamentais para o sucesso no
trabalho, na educação e na vida em geral. Aqui estão algumas categorias de
competências individuais:
Proatividade - Capacidade em tomar iniciativa diante das situações profissionais
ou sociais assumindo responsabilidades na tomada de decisões com o objetivo de
concretizar idéias.
CONHECIMENTOS |
HABILIDADES |
ATITUDES |
- Noções de Planejamento
- Conhecer a Área de Atuação
- Técnicas de Comunicação
- Técnicas de Mediação
- Empreendedorismo
- Conhecimento do Cliente
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- Comunicar-se
- Tomada de Decisão
- Negociar – ganha ganha
- Capacidade de Realização
- Capacidade de Trabalhar em Equipes
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- Iniciativa
- Autonomia
- Dedicação
- Agilidade de Raciocínio
- Criatividade
- Raciocínio Lógico
- Versatilidade
- Determinação
- Visão Estratégica
- Interesse
- Disponibilidade
- Persistência
- Comprometimento
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Liderança - Capacidade de influenciar e conduzir pessoas para alcançar objetivos
profissionais e sociais
CONHECIMENTOS |
HABILIDADES |
ATITUDES |
- Técnicas de Comunicação
- Técnicas de Negociação
- Técnicas de Motivação
- Conhecer a Equipe
- Conhecimento do Cliente
- Técnicas de Planejamento
- Noções de Orçamento e Finanças
- Conhecer a Organização e seu Negócio
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Gerenciar
Equipes:
- Administrar Conflitos
- Motivar
- Delegar
- Coaching
- Orientar e Ensinar
- Persuadir e Convencer
- Feedback
Comunicação:
- Expor Idéias com Clareza
- Dialogar
- Apresentar- se em Público
- Poder de Síntese
Capacidade de Realização:
- Administrar Tempo
- Disciplina e Método
- Decisão
- Objetividade
- Orientar e ensinar
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- Fluência
- Agilidade de Raciocínio
- Carisma
- Flexibilidade
- Versatilidade
- Boa Memória
- Criatividade
- Concentração
- Bom Humor
- Auto- confiança
- Empatia
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Visão Estratégica - Ter clareza e comprometimento sobre objetivos e valores
auxiliando os demais profissionais na descoberta do significado de sua área de atividade,
suas responsabilidades e contribuições esperadas. Está sempre com o Objetivo em mente.
Saber para onde está indo, aonde quer chegar. Ter metas claras.
CONHECIMENTOS |
HABILIDADES |
ATITUDES |
- Conhecer o "Negócio", ambiente interno e externo
da empresa, identificar oportunidades ameaças, pontos fortes e fracos.
- Conhecer o mercado, clientes e concorrência.
- Técnicas de Planejamento Estratégico
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- Capacidade de Síntese
- Capacidade Analítica
- Capacidade de Realização
- Definir com clareza a missão da área, metas e objetivos
- Capacidade de elaborar planos para a conquista de metas e
resultados
- Criar e conduzir cenários
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- Raciocínio Lógico
- Comprometimento
- Capacidade de Observação
- Discernimento
- Capacidade Estratégica
- Atitude Sistêmica
- Confiança
- Versatilidade
- Flexibilidade
- Inovação
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Trabalho em Equipe - Criar e trabalhar com grupos de pessoas que detenham
habilidades e conhecimentos diversos e complementares, propiciando o surgimento de
sinergia e otimização de resultados.
CONHECIMENTOS |
HABILIDADES |
ATITUDES |
- Técnicas de Motivação
- Técnicas de Resolução de Conflitos
- Sistemas Humanos de Personalidade
- Coaching
- Comunicação Interpessoal
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- Administrar Conflitos
- Acolher Opiniões
- Capacidade de Trabalhar em times
- Negociar
- Persuadir e Convencer
- Capacidade de argumentar
- Emitir e receber Feedback
- Observar
- Delegar
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- Respeitar diferenças
- Cordialidade
- Flexibilidade
- Bom Humor
- Auto-controle
- Cooperativismo
- Respeito a Hierarquia
- Empatia
- Comprometimento
- Conviver com Ambigüidades
- Proatividade
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Conhecimentos Específicos - Domínio e aplicação efetiva de conhecimentos
técnicos, procedimentos, normativos e sistemas de gestão, visando ao cumprimento de
atividades, resolução de problemas ou desenvolvimento de projetos e/ ou produtos
requeridos na sua área específica de atuação
CONHECIMENTOS |
HABILIDADES |
ATITUDES |
- Conhecimentos Técnicos
- Conhecimentos dos Processos, Normas e Procedimentos
- Conhecimento do Cliente
- Redação e Língua Portuguesa
- Tecnologia de Ponta
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- Administrar Tempo
- Capacidade de Síntese
- Planejar - Capacidade Analítica
- Auto Desenvolvimento
- Destreza
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- Discernimento
- Raciocínio Lógico
- Agilidade de Raciocínio
Interesse:
- Pré-disposição a aprender
- Comprometimento
- Concentração
- Boa Memória
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Capacidade de Análise - Capacidade de identificar, relacionar, discriminar e
examinar os componentes de um processo fornecendo as informações válidas e precisas
para a tomada de decisão.
CONHECIMENTOS |
HABILIDADES |
ATITUDES |
- Conhecer o "Negócio"
- Metodologia de Pesquisa
- Redação em língua portuguesa
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- Redigir
- Argumentar
- Planejar
- Analisar criteriosamente
- Ter Visão Sistêmica
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- Imparcialidade
- Raciocínio Lógico
- Agilidade de raciocínio
- Concentração
- Boa Memória
- Posicionamento
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Comunicação - Valorizar o processo de comunicação, expressando idéias de modo
claro, utilizando técnicas adequadas para cada situação, garantindo o entendimento das
mensagens pelos demais membros da organização.
CONHECIMENTOS |
HABILIDADES |
ATITUDES |
- Técnicas de Redação
- Domínio da Língua Portuguesa
- Erudição
- Conhecimento do Cliente
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Saber
Dialogar :
- Saber Escutar
- Saber Perguntar e Falar
Apresentar em Publico:
- Desembaraço
- Comunicação
- Expor Ideias com Clareza
- Boa Dicção
- Conduzir Reuniões
- Capacidade de Expressão
Capacidade de Trabalhar em Equipes:
- Poder de Persuasão
- Saber Disseminar Informações para Equipe de Trabalho
- Fazer-se entender
- Persuadir e convencer
- Dar Feedback
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Cooperativismo:
- Imparcialidade
- Inter-relacionamento Pessoal
- Bom Humor
- Empatia
Carisma:
- Capacidade de Influenciar
- Empreendedorismo
- Iniciativa
- Assumir Riscos
- Capacidade Estratégica
- Agilidade de Raciocínio
- Criatividade
- Persistência
- Determinação
- Flexibilidade
- Versatilidade
- Comprometimento
- Ponderação
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Adaptabilidade - Capacidade de adaptar- se. Saber aprender a viver a conviver
continuamente com as mudanças. Praticar a visão sob outras óticas.
CONHECIMENTOS |
HABILIDADES |
ATITUDES |
- Consciência de Interdependência
- Conhecer o Contexto
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- Capacidade de Trabalhar em Equipe
- Motivação
- Comunicação
- Negociação
- Conviver com Ambigüidades
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- Inter-relacionamento Pessoal
- Cooperativismo
- Flexibilidade
- Bom Humor
- Observação
- Comprometimento
- Versatilidade
- Paciência
- Dinamismo
- Tolerância
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Negociação - Argumentar estrategicamente, objetivando resultados satisfatórios
para as partes envolvidas principalmente, para a organização, tanto em ambientes
externos como em internos.
CONHECIMENTOS |
HABILIDADES |
ATITUDES |
- Técnicas de Negociação
- Técnicas de Comunicação
- Gestão da Informação
- Conhecer a Organização
- Conhecimento do Assunto
- Técnicas de Planejamento
- Noções de Orçamento e Finanças
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Gerenciar
Equipes
- Administrar Conflitos
- Motivar
- Delegar
- Peticionar
- Orientar e Ensinar
- Persuadir e Convencer
- Feedback
Comunicação
- Expor idéias com Clareza
- Dialogar
- Apresentar em Publico
- Poder de Síntese
- Administrar recursos
- Auto confiança
- Objetividade
- Decisão
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- Respeitar a opinião do outro
- Imparcialidade
- Inter-relacionamento pessoal
- Senso de Humor
- Empatia
- Determinação
Carisma
- Capacidade Influenciar
- Comprometimento
- Capacidade Estratégica
- Flexibilidade
- Agilidade de Raciocínio
- Versatilidade
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Aprendizagem - Pré-disposição para aprender, vontade de se manter continuamente
atualizado e buscar sempre oxigenar o conhecimento.
CONHECIMENTOS |
HABILIDADES |
ATITUDES |
- Saber que não sabe
- Conhecer os Objetivos e Metas
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- Técnica de Estudo Dirigido
- Saber administrar o tempo
- Auto-desenvolvimento
- Planejamento
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- Curiosidade
- Interesse
- Disponibilidade
- Concentração
- Boa Memória
- Disciplina
- Gosto pela Leitura
- Motivação
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