Recursos Humanos


Administração de Cargos e Salários

Sistemas de Avaliação de Cargos

Sistema de Pontos (método quantitativo)

Fatores de Avaliação

Requisitos Físicos

 

Esforço físico necessário

Este sub-fator considera as exigências do cargo quanto as características do exercício físico que é exigido para seu desempenho. Considera-se o exercício, é leve ou pesado, envolvendo a intensidade, continuidade e posições ergonômicas do trabalho.

 

GRADUAÇÃO

 

Pequeno esforço físico necessário, quase o mínimo. Os movimentos musculares são simples e fáceis, e os materiais e equipamentos são de peso leve. A posição de trabalho é confortável, havendo pouca exigência de velocidade ou duração.

 

Um pouco de esforço físico. Trabalho efetuado normalmente com objetos, materiais ou equipamentos leves, mas não exigindo exercício contínuo que resultaria em alguma fadiga. A posição de trabalho é confortável.

 

Atividade física leve e contínua. O trabalho exige exercício físico leve, mas constante, incluindo manuseio de objetos leves. O trabalho envolve atividades em pé ou andando.

 

Atividade física média e contínua, exigindo na maioria das vezes, um esforço físico médio e continuado, mas incluindo em períodos freqüentes (não excedendo mais do que 20% do ciclo de trabalho), algum esforço físico de natureza pesada.

 

Atividade física considerável. O trabalho exige esforço muscular de natureza pesada, mas não contínuo, cobrindo até 50% do ciclo de trabalho. A posição de trabalho é desconfortável e a fatigabilidade é considerável.

 

Atividade física árdua. O trabalho exige constante esforço físico de natureza muito pesada, com certa intensidade e duração, em posições extremamente difíceis e desconfortáveis, resultando em fatigabilidade intensa.