Recursos Humanos
Administração de Cargos e Salários
Descrição de Cargos
Modelos
PREPARADOR PRENSAS - LÍDER
Coordena os serviços de estamparia na produção de peças, conjuntos e sub-conjuntos estampados de ferro e aço para a indústria automobilística e autopeças, envolvendo a operação dos equipamentos, padrões de qualidade, volume de produção e orientação do pessoal.
Faz o levantamento da situação do setor no início de turno de trabalho, verificando informações e saldo de produção do turno anterior, bem como quebras ou paradas de máquinas, estoque de material para produzir, ausência de pessoal e programação de produção do dia, conforme as ordens de fabricação recebidas.
Distribui os serviços aos funcionários do setor, com base no levantamento inicial efetuado, orientando-os quanto ao tipo de trabalho a ser executado, determinando prioridades, chamando a atenção dos mesmos para o atendimento dos itens críticos, entregando material e ferramentas para o início da produção.
Cobra as ordens de fabricação do turno aos inspetores de qualidade para a troca de ferramental, orientando-os quanto as prioridades na montagem e/ou substituição dos ferramentais, acompanhando a confecção das peças de amostras, conferindo as especificações das mesmas e dirimindo possíveis dúvidas, visando atender a produção programada para o dia dos equipamentos envolvidos.
Acompanha a execução e desenvolvimentos dos trabalhos, circulando entre as máquinas do setor e observando o desempenho dos funcionários, identificando desvios ou quaisquer outras irregularidades, efetuando novos ajustes e/ou regulagens das máquinas e solicitando inversão da ordem de execução das tarefas quando necessário, resolvendo desvios simples, fazendo as devidas conferências e encaminhando ao superior imediato a solução de problemas mais complexos.
Mantém o fluxo de produção, acionando o setor de Corte para o abastecimento de chapas e rolos às prensas, incluindo o transporte necessário, atentando para as medidas e especificações do material antes de sua liberação às máquinas.
Opera as prensas excêntricas do setor, quando da demanda interna de serviços, confeccionando peças estampadas como suporte, cantoneiras, abraçadeiras, tampas e bases entre outras, operando a prensa através de pedal ou botões bimanuais, seguindo seqüência pré-definida nas operações de pré-formação e formação da peça, repuxando, dobrando, furando, recortando, extrudando ou calibrando a mesma, retirando-a e acondicionando-a na caixa para ser enviada à Expedição ou fase seguinte do processo produtivo.
Aciona o apontador de produção para emissão de ordem de fabricação anunciada e sem registro, procurando adequar os parâmetros de operação do equipamento como ferramental e operador, com base no descritivo da ordem de fabricação.
Mantém o nível da qualidade na produção das peças, observando visualmente os aspectos de qualidade das peças prensadas e atentando para ocorrência de irregularidades, como formação de cavacos, riscos, fora de medidas e outras, orientando os operadores de prensas no aspecto operacional, consultando os inspetores de qualidade quanto a liberação ou não das peças à Expedição.
Testa a condição de uso do ferramental, quando da ocorrência de irregularidades na produção das peças, como rebarbas, escamações, riscos, etc., fazendo o ajuste necessário ou providenciando a retirada do ferramental e seu envio a Ferramentaria para os devidos reparos.
Providencia a retirada do material produzido nas prensas, verificando na etiqueta de identificação do material o acabamento descrito na seqüência da operação, solicitando aos prensistas e auxiliares de manufatura o encaminhamento do material ao setor especificado.
Confere o preenchimento e/ou executar os registros referentes ao trabalho realizado, registrando na etiqueta de identificação do material, código ou tipo de peça, cliente, ordem de fabricação, quantidade, tipo de operação, anotando na ordem de fabricação a data, início e término da operação, quantidade produzida e testes efetuados.
Solicita os serviços de manutenção nas máquinas, preenchendo requisição de serviços, indicando o equipamento, defeito e discriminação da peça quebrada quando possível, conferindo posteriormente o serviço efetuado para a liberação do equipamento ao operador.
Observa o cumprimento de horários e emitir justificativas de ausências, visando o cumprimento das normas e regulamentos internos estabelecidos.
Zela pela segurança e disciplina do grupo de trabalho, além da organização e limpeza do local de trabalho, observando a correta utilização dos EPIs e de dispositivos de segurança das máquinas .
Prepara a prensa colocando a ferramenta. Alimenta a máquina por meio de chapas, bobinas ou peças pré-trabalhadas, empregando pinça magnética ou manual além de cavalete para apoio do material em rolo, posicionando-os adequadamente sobre o estampo inferior, oleando material ou estampo conforme necessidade e utilizando-se de gabaritos auxiliares ou dispositivos de apoio quando necessário.
Desenvolve placas e pinos para o uso nos ferramentais e paralelos;
Outros afins.
MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS: chaves, pinos, grapas, parafusos, carrinho manual, paquímetro, trena, traçador, goniômetro, ponte rolante, etc.