Recursos Humanos
Administração de Cargos e Salários
Descrição de Cargos
Modelos
PRENSISTA-PREPARADOR
Opera prensas excêntricas de diversas tonelagens na produção de peças estampadas de ferro e aço de mediana complexidade para a indústria automobilística e de autopeças, seguindo instrução de controle e orientação do superior imediato.
Liga a prensa quando do início do turno de trabalho, verificando as condições do equipamento e ferramental instalado, confrontando com a respectiva ordem de fabricação o tipo e quantidade de peça a produzir, comunicando ao superior imediato a ocorrência de irregularidades.
Alimenta a máquina por meio de chapas, bobinas ou peças pré-trabalhadas, empregando pinça magnética ou manual além de cavalete para apoio do material em rolo, posicionando-os adequadamente sobre o estampo inferior, oleando material ou estampo conforme necessidade e utilizando-se de gabaritos auxiliares ou dispositivos de apoio quando necessário.
Confecciona peças como suporte, cantoneiras, abraçadeiras, tampas e bases entre outras, acionando a prensa através de pedal ou botões bimanuais, seguindo seqüência pré-definida nas operações de pré-formação e formação da peça, repuxando, dobrando, furando, recortando, extrudando ou calibrando a mesma, retirando-a e acondicionando-a na caixa para ser enviada à Expedição ou fase seguinte do processo produtivo.
Checa por amostragem as peças estampadas e registrar na ficha de controle, verificando periodicamente as dimensões das mesmas através de paquímetro e dispositivos de controle, bem como observar visualmente, durante a operação, a ocorrência de irregularidades, como formação de cavacos, riscos, fora de medidas e outras, informando ao superior imediato para as devidas correções.
Providencia a retirada do material produzido nas prensas, verificando na etiqueta de identificação do material o acabamento descrito na seqüência da operação, solicitando aos operadores de empilhadeira e auxiliares de manufatura o encaminhamento do material ao setor especificado.
Zela pelo correto funcionamento e estado de conservação da prensa, informando ao superior imediato a ocorrência de avarias com o equipamento, como quebra de pinos e molas, pressão de ar, etc., bem como completar o nível de óleo e engraxar as partes necessárias da máquina periódicamente, registrando na ficha apropriada a limpeza efetuada.
Preenche os registros referentes ao trabalho executado, registrando na etiqueta de identificação do material, código e tipo de peça, início e término da operação e identificação do operador e da próxima fase de trabalho, bem como anotar na ordem de fabricação data, início e término da operação e quantidade produzida.
Executa outras tarefas correlatas, tais como por exemplo: opera ponte rolante; auxilia na preparação da máquina; lubrifica máquinas, preenchimento de formulários - CEP; eventualmente pode operar outras máquinas, etc.
MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS: prensas, pinças, chaves, ponte rolante, carrinhos manuais, paquímetro, traçador, goniômetro, trena, etc.