Recursos Humanos
Administração de Cargos e Salários
Descrição de Cargos
Modelos
GERENTE INDUSTRIAL
Administra a movimentação de pessoal do setor, cuidando de assuntos relacionados as escalas de horas extras programação de férias, dispensas, saídas antecipadas, atrasos, faltas e demais aspectos disciplinares.
Supervisiona as atividades produtivas, envolvendo a produção de peças, conjuntos e sub-conjuntos estampados, soldados e montados de ferro e aço, com ou sem acabamento superficial, voltados para a indústria automobilística e de autopeças, envolvendo a operação dos equipamentos, padrões de qualidade, volume de produção, troca de ferramental, ajustes dos parâmetros de processo e coordenação da equipe de trabalho.
Cumpre a programação estabelecida para o setor procurando manter a disponibilidade de matérias-primas, mãos-de-obra e equipamentos em operação, acompanhando e/ou inspecionando a troca de ferramental ou ajustes nos processos de produção, atentando para a qualidade das matérias-primas e peças produzidas, procurando manter o fluxo produtivo.
Acompanha o nível de produção do setor, verificando junto a linha de produção a existência de máquinas paradas ou com problemas de operação, analisando as causas das irregularidades/anomalias, ajustando/regulando o equipamento ou solicitando a interferência do preparador de máquinas ou da Manutenção.
Identifica e/ou registrar irregularidades durante o desenvolvimento das atividades do setor, iniciando ação para a solução das mesmas, levando-as ao conhecimento superior imediato quando necessário para a tomada de providências cabíveis, interagindo como os demais setores produtivos e não produtivos, em especial com setores de Engenharia, Ferramentaria, Compras e Vendas, visando solução de continuidade da produção e atendimentos os prazos pré-estabelecidos.
Acompanha a qualidade dimensional do processo produtivo dos setores de Estamparia, Corte, Soldas e Montagem, certificando-se sobre o cumprimento dos padrões de qualidade, checando por amostragem medidas com o auxílio de instrumentos de medição ou dispositivos de controle, dirimindo dúvidas durante a execução dos trabalhos.
Mantém o nível da qualidade na produção das peças, observando visualmente os aspectos de qualidade das peças prensadas e atentando para ocorrência de irregularidades como formação de cavacos, riscos, fora de medidas e outras, orientando os operadores de prensas no aspecto operacional, consultando os inspetores de qualidade quanto a liberação ou não das peças à Expedição.
Testa a condição de uso do ferramental, quando da ocorrência de irregularidades na produção das peças, como rebarbas, escamações, riscos, etc., fazendo o ajuste necessário ou providenciando a retirada do ferramental e seu envio a Ferramentaria para os reparos devidos reparos.
Providencia a retirada do material produzido nas prensas, verificando na etiqueta de identificação do material o acabamento descrito na seqüência da operação, solicitando aos prensistas e auxiliares de manufatura o encaminhamento do material ao setor especificado.
Solicita os serviços de manutenção nas máquinas, preenchendo requisição de serviços, indicando o equipamento, defeito e discriminação da peça quebrada quando possível, conferindo posteriormente o serviço efetuado para a liberação do equipamento ao operador.
Libera as compras improdutivas, com base no fluxo de caixa, analisando as solicitações de compras emitidas, quanto aos valores, consumo do material, datas mais apropriadas para compra, liberando-as através da aprovação do documento ao setor de Compras para a emissão de pedido ou retendo sua liberação para melhor análise da solicitação.
Analisa a necessidade de compra de matérias-primas, para sua liberação, tomando por base as necessidades internas do material, estoque, condições de preço e entrega do fornecedor, bem como a conveniência de compra no mercado, cuidando para que as compras e entregas da matéria-prima ocorra dentro da programação antecipada do fluxo de caixa, visando honrar o compromisso financeiro assumido.
Confere o preenchimento e/ou preencher os registros referentes ao trabalho executado, registrando na etiqueta de identificação do material, código ou tipo de peça, cliente, ordem de fabricação, quantidade, tipo de operação, anotando na ordem de fabricação a data, início e término da operação, quantidade produzida e testes efetuados.
Emite relatório de não conformidade, registrando os dados referentes aos testes efetuados, material rejeitado ou retrabalhado, indicando o tipo de irregularidade e possíveis acertos para saná-las.
Inspeciona peças por amostragem, utilizando-se de instrumentos de medição para auditar os padrões de qualidade das mesmas, ou em caso de dúvidas de operadores, inspetores ou preparadores de máquina, bem como auxiliar na preparação de prensas, efetuando ajustes e regulagens quando necessário.
Promove a modificação e desenvolvimento da equipe de trabalho, através de indicações à treinamentos, conforme necessidades do setor e da empresa, sugerindo cursos e avaliando o aproveitamento obtido pela utilização dos conhecimentos e rendimento no trabalho, propondo aumentos, promoções ou transferências.
Gerencia, parcialmente, a área Administrativa e Financeira, envolvendo a coordenação das atividades de contabilidade e escrituração fiscal, contas à pagar/receber e faturamento, incluindo a definição de políticas e procedimentos pertinentes.
Promove auditoria sobre o controle de estoque, analisando relatório emitido pelo sistema, verificando os lançamentos referente a preço e quantidades, fazendo o levantamento físico do material no almoxarifado por amostragem, emitindo relatório a respeito e tomando as providências para o acerto de eventuais irregularidades.
Direciona os esforços da área de atuação, quanto ao cumprimento das diretrizes estabelecidas pela alta direção, definindo procedimentos e ações ao seu nível de alçada, atuando isoladamente ou em conjunto com as demais áreas da empresa, envolvendo o planejamento e controle das ações necessárias.
Gerencia as atividades de Administração de Pessoal e Recursos Humanos, incluindo as atividades de serviços gerais, comunicação social, segurança patrimonial e do trabalho e administração de serviços conveniados com terceiros, através de políticas, normas e procedimentos pertinentes, bem como a supervisão geral das atividades.
Determina e assegurar a implantação de políticas de Recursos Humanos, de acordo com as diretrizes da Diretoria, envolvendo a captação e desenvolvimento dos recursos necessários, através das atividades de recrutamento e seleção, treinamento operacional e desenvolvimento de pessoal, bem como a motivação e manutenção dos funcionários, por meio da implantação de planos de carreira e políticas de salários e benefícios correspondentes.
Analisa e redimensiona as atividades executadas pelos seus subordinados e demais funcionários da empresa, quanto a carga de trabalho executada, melhor dimensionamento das tarefas e aproveitamento de potencialidade individuais, incluindo programas de treinamento e promoções internas ou revisão das políticas de recursos humanos.
Executa recrutamento e seleção de pessoal e acompanhamento de assistência técnica ao cliente;