Recursos Humanos
Administração de Cargos e Salários
Descrição de Cargos
Modelos
GERENTE ADMINISTRATIVO E FINANCEIRO II
Gerencia a área Administrativa e Financeira, envolvendo a coordenação das atividades de contabilidade e escrituração fiscal, contas à pagar/ receber e faturamento, incluindo a definição de políticas e procedimentos pertinentes.
Analisa o fluxo financeiro, com base nos dados da movimentação financeira, incluindo entradas e saídas de dinheiro, aplicações e demais disponibilidades internas/externas de valores, analisando a menor possibilidade de desencaixe monetário para investimento ou despesas não prevista.
Gerencia o caixa unificado, envolvendo as outras unidades, controlando e unificando os fluxos de caixa, procurando negociar os recursos necessários ao provimento do mesmo, através das contas garantidas existentes nas praças correspondentes, visando a manutenção e a aplicação unificada dos recursos.
Providencia as aplicações financeiras de sobras de caixa, avaliando o melhor tipo de rentabilidade de aplicação do capital, considerando a possibilidade de disponibilidade do recurso em prazo inferior ao da aplicação, decidindo sobre o tipo de aplicação mais interessante a curto e longo prazo.
Acompanha a evolução do faturamento, da programação de entregas e da produção, através de gráficos demonstrativos, comparando o desempenho dos mesmos com relação ao programado.
Libera as compras improdutivas, com base no fluxo de caixa, analisando as solicitações de compras emitidas, quanto aos valores, consumo do material , datas mais apropriadas para compra, liberando-as através da aprovação do documento ao setor de Compras para a emissão de pedido ou retendo sua liberação para melhor análise da solicitação.
Analisa a necessidade de compra , tomando por base as necessidades internas do material, estoque, condições de preço e entrega do fornecedor, bem como a conveniência de compra no mercado, cuidando para que a compras e entregas da matéria-prima ocorra dentro da programação antecipada do fluxo de caixa, visando honrar o compromisso financeiro assumido.
Supervisiona as atividades do setor de Centro de Processamentos de Dados (CPD), incluindo a prestação de serviço terceirizado, através da geração de recursos, manutenção de sistemas e assistência aos usuários internos.
Direciona os esforços da área de atuação, quanto ao cumprimento das diretrizes estabelecidas pela alta direção, definindo procedimentos e ações ao seu nível de alçada, atuando isoladamente ou em conjunto com as demais áreas da empresa, envolvendo o planejamento e controle das ações necessárias.
Gerencia as atividades de Administração de Pessoal e Recursos Humanos, incluindo as atividades de serviços gerais, comunicação social, segurança patrimonial e do trabalho e administração de serviços conveniados com terceiros, através de políticas, normas e procedimentos pertinentes , bem como a supervisão geral das atividades.
Determina e assegurar a implantação de políticas de recursos humanos, de acordo com as diretrizes da Diretoria, envolvendo a captação e desenvolvimento dos recursos necessários, através das atividades de recrutamento e seleção, treinamento operacional e desenvolvimento de pessoal, bem como a motivação e manutenção dos funcionários, por meio da implantação de planos de carreira e políticas de salários e benefícios correspondentes.
Analisa e redimensiona as atividades executadas pelos seus subordinados e demais funcionários da empresa, quanto a carga de trabalho executada, melhor dimensionamento das tarefas e aproveitamento de potencialidade individuais , incluindo programas de treinamento e promoções internas ou revisão das políticas de recursos humanos.
Supervisiona as atividades de movimentação de pessoal do departamento, analisando, aprovando ou revendo juntos aos supervisores imediatos os assuntos relativos as escalas de horas-extras, programação de férias, dispensas, cumprimento de horário de trabalho e demais aspectos disciplinares, além da seleção de novos funcionários.
Garante e acompanha as atividades voltadas a motivação e desenvolvimento das equipes de trabalho, analisando, aprovando ou revendo as indicações de treinamentos, avaliando o aproveitamento obtido junto as chefias, bem como as propostas de aumentos, promoções ou transferência de funcionários.
Providencia a captação de recursos junto a instituições financeiras e BNDES, com base na necessidade interna de investimentos e indisponibilidade financeira dos mesmos, contatando com as instituições financeiras e verificando a disponibilidade dos recursos e tipo de financiamento mais apropriado.
Controla o grau de endividamento da empresa nos investimentos, através dos compromissos bancários assumidos, comparando os valores existentes e sua evolução sobre a margem de segurança em relação ao faturamento, negociando junto à Diretoria e demais áreas envolvidas o retorno antecipado de investimento que ultrapassem a margem.
Desenvolve orçamento e estratégia de caixa, procurando demonstrar a disponibilidade financeira a longo prazo, com previsões de recebimento/ desencaixe monetário, incluindo produção e despesas, visando a utilização dos recursos financeiros da empresa.
Gerencia a implantação de Custos, para o fornecimento de informações à área de Vendas e Engenharia, referente aos valores do custo real de fabricação e o fornecimento de elementos necessários à formação do preço de venda ( mark-up ), bem como fornecer a margem de contribuição da peça vendida para a composição da curva ABC de produção, visando a rentabilidade marginal do produto.
Elabora o orçamento gerencial, com base nas atividades executadas nas unidades da empresa, determinando os custos das atividades, como parâmetros de avaliação de despesa e desempenho das mesmas, visando a distribuição racional de verbas e atendimento específico.
Analisa os resultados financeiros e operacionais da empresa, com base nos demonstrativos contábeis efetuados, como razões, balancetes e balanço, além de demonstrativos de resultados, emitindo relatório e parecer sobre os mesmos à Diretoria.
Atua com base nos indicadores interno de desempenho, para o acompanhamento e tomada de decisões, no sentido de manter os níveis de despesa e/ou evolução dos gastos dentro dos padrões estabelecidos.
Outros afins.
MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS: micro, calculadora.