Recursos Humanos
Administração de Cargos e Salários
Descrição de Cargos
Modelos
FERRAMENTEIRO
Consulta o quadro de serviços da Ferramentaria, no início do expediente, verificando a ordem de prioridades para a execução dos serviços de manutenção de ferramentas, alterando a ordem das tarefas quando necessário.
Analisa o tipo de defeito e serviço de manutenção necessário as ferramentas/estampos, com base na indicação de problema registrada na solicitação de manutenção/ serviços pela produção, abrindo o ferramental com auxílio de talha mecânica, martelo, saca-pinos e chaves diversas, posicionando-o sobre a bancada, separando as partes componentes e observando "in loco" o problema ocorrido e suas possíveis causas.
Comunica ao seu superior imediato quando da ocorrência de defeitos por uso indevido do ferramental , relatando o tipo de defeito e ocorrência provável para o mesmo, visando a tomada de providência junto a chefia de produção.
Executa a manutenção do ferramental, desenvolvendo croquis das partes a serem reparadas/ substituídas ou consultando desenhos técnicos neste sentido, eliminando rebarbas de ferro, através de operação de retífica, colocando calços em buchas desgastadas, substituindo punções, desmontando os sub-conjuntos, fazendo as afiações, ajustando pinos, lubrificando partes e efetuando as regulagens e polimentos necessários, seguindo padrões pré-estabelecidos, nas operações de furar, limar, lixar, desbastar e/ou retificar, entre outras.
Distribui internamente os serviços de fresa, torno e eletro-erosão, informando aos operadores quanto ao tipo de trabalho a ser executado, encaminhando aos mesmos a ferramenta com os respectivos croquis e fichas de serviço, acompanhando a realização dos trabalhos além dos prazos programados.
Realiza o tratamento térmico de punções, buchas, matrizes e/ou outros materiais, temperando e/ou revenindo-os através de forno elétrico, controlando e/ou regulando a temperatura, seguindo procedimentos específicos por tipo de material quanto ao tempo de tempera, revenimento, recosimento e normalização, levando os materiais ao tanque de óleo refrigerante na sequência das operações.
Monta a ferramenta, incluindo conjuntos, sub-conjuntos e partes componentes da peça, ajustando manualmente ou através de dispositivos de fixação, testando a montagem efetuada, trabalhando em bancada ou em máquinas convencionais.
Executa operações de retífica em matrizes de corte e/ou machos de punções, afiando e/ou desbastando, para a eliminação de rebarbas, utilizando dispositivos auxiliares para fixação de peças em bancada, observando durante a operação o avanço e velocidade da máquina além da qualidade do serviço, bem como operar demais máquinas do setor como plainas, furadeiras, fresas, tornos e eletro-erosão.
Comunica o setor produtivo para a retirada e montagem da ferramenta na máquina fazendo na sequência o "Try-out" da mesma, produzindo as primeiras peças, efetuando as regulagens e/ou ajustes finais do ferramental na máquina, visando sua liberação à Produção, através do controle de medidas realizado pelo departamento de Qualidade.
Contribui para a manutenção operacional dos equipamentos produtivos, procedendo os reparos ou confecções de ferramentas e/ou componentes necessários, lendo e interpretando desenhos, efetuando cálculos trigonométricos para determinação de áreas de trabalho, diâmetro e angulações.
Registra nas ordens de serviços, os dados referentes ao trabalho executado, como horas de serviço, material componentes utilizados, identificação do ferramenteiro, início e término dos trabalhos.
Outros afins.
MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS: retífica plana e "blanch", fresa, afiadora, furadeira, forno elétrico, etc.