Recursos Humanos
Administração de Cargos e Salários
Descrição de Cargos
Modelos
ASSISTENTE FISCAL
Faz a pré conferência das notas fiscais de entrada, como compras, devoluções de remessa ou de vendas, verificando as informações referentes aos dados do fornecedor, prazo de pagamento;
Efetua lançamentos de notas fiscais de entrada, enviadas pelo setor de Recebimento e Almoxarifado, conferindo os valores registrados, lançando-os no livro de entrada com o código fiscal correspondente e efetuando o mesmo tipo de lançamento para as notas de saída de mercadorias enviadas pelo Faturamento.
Faz levantamentos de extratos bancários e carteira de cobrança via modem, analisando os dados informados, apontando as eventuais divergências ou irregularidades, encaminhando-os à Gerência Administrativa-Financeira.
Emite os cheques dos pagamentos liberados para o dia, anotando n o canhoto dos mesmos o valor e tipo de pagamento efetuado.
Encaminha os cheques emitidos à Gerência, para a assinatura dos mesmos, separando-os posteriormente pôr tipo de pagamento, como banco, depósitos, pagamentos de títulos, etc., providenciando os pagamentos.
Atualiza diariamente o fluxo de caixa, fazendo os ajustes necessário, com base na movimentação financeira do dia, providenciando a conciliação do mesmo junto a Gerência.
Faz lançamentos no sistema de contas a pagar a baixa dos pagamentos efetuados, baseando-se nos comprovantes de pagamentos bancários, como cheques, ordem de pagamento, transferência de valores, etc.
Faz a manutenção do caixa interno, emitindo cheques para retiradas de numerários do banco e efetuando pessoalmente o pagamento de despesas internas não previstas.
Faz apuração de impostos IPI e ICMs, agrupando as notas do decêndio por natureza das operações, somando os valores contábeis, aplicando as alíquotas correspondentes e determinando os valores dos impostos, conferindo-os com o relatório de conferência emitido sobre os lançamentos efetuados e providenciando a correção dos valores necessários.
Providencia os recolhimentos dos impostos devidos, lançando a diferença entre débito e crédito nas devidas planilhas de arrecadação como DARF para o IPI e GARE para o ICMs, encaminhando-as ao setor Financeiro, bem como compensar para o próximo recolhimento quando os créditos superarem os débitos.
Apura os valores referentes ao PIS e CONFINS, com base nas vendas efetuadas e de acordo com a lei vigente, preenchendo as guias de recolhimento e seguindo data pré-fixada no calendário das obrigações fiscais.
Emite guia demonstrativa do ICMs do mês, gerada pelo programa de Receita Federal gravando em disquete para entrega ao Posto Fiscal.
Efetua os lançamentos nos livro de apuração do IPI e de ICMs, registrando os devidos valores com a codificação fiscal correspondente.
Atualiza-se quanto a legislação fiscal, procurando esclarecimentos e informações adicionais em revistas e publicações especializadas, visando o correto procedimento quanto ao levantamento e recolhimento das obrigações fiscais.
Elabora o fluxo de caixa mensal, discriminando os pagamentos e recebimentos previstos do mês.
Gera relatórios trimestral das operações interestaduais, referente a entradas e saídas de mercadorias, informando os valores de ICMs correspondentes gerados pelo próprio sistema fiscal, encaminhando os relatórios às receitas estaduais e federal.
Emite mensalmente, o livro de entradas e saídas de mercadorias, com base nos lançamentos fiscais, encadernando as notas fiscais e registrando os termos de abertura/ fechamento correspondente na JUCEMG no final do exercício.
Providencia a emissão de relatórios anuais sobre obrigações fiscais acessoriais, tais como: DIPAM, DIPI, DMEF e DI.
Emite, via sistema, os relatórios de pagamentos programados para o dia, conferindo com a documentação pertinentes como duplicatas e faturas entre outros, verificando as divergências ou irregularidades existentes, atentando para as datas programadas.
Classifica as despesas para lançamento por centro de custos e para lançamento de caixa;
Outros afins.